A equipe da Rotam de São Mateus do Sul prendeu uma mulher envolvida no tráfico de drogas na Vila Amaral nessa quinta-feira (10). Autora fazia uso de tornozoleira eletrônica e escondia as drogas próximo à casinha do cachorro.
A prisão ocorreu após diversas denúncias recebidas de que o tráfico estaria acontecendo na residência localizada na Rua Ney A. B. Braga. O companheiro da mulher inclusive encontra-se preso pelo mesmo crime.
Segundo os policiais, o local já foi alvo de várias ações de abordagem e apreensão de entorpecentes em datas anteriores. Durante patrulhamento nas proximidades por volta das 22:42 horas dessa quinta-feira, 10 de novembro, foi visualizado um masculino saindo do local, usuário de drogas conhecido das equipes policiais.
Na abordagem foi localizado uma pedra de crack, envolta em papel alumínio. O rapaz foi encaminhado para 03ª Cia. da Polícia Militar e confeccionado termo circunstanciado.
O local da denúncia em questão, possui diversos entulhos, bem como área de mata na parte dos fundos, que dificulta a localização dos ilícitos. Diante disto foi realizado monitoramento pela área de mata, e constatado que era a mulher que atendia os usuários que chegavam no local, e pegava o entorpecente próximo a casinha de cachorro.
Durante o monitoramento foi visualizado um outro masculino chegar, e a mulher o atendeu. Logo em seguida foi repassado para equipe que estava nas proximidades, abordado e identificado como outro usuário conhecido das equipes policias. Em busca pessoal foi localizado uma pedra de crack, envolta em papel alumínio, a qual estava dentro da boca.
Diante da constatação do tráfico, foi realizado abordagem na residência, com apoio da viatura rádio patrulha. Em busca pessoal nada de ilícito foi localizado, ao verificar onde a mulher se deslocava, próximo a casinha do cachorro, foi localizado uma bucha plástica de cor branca, contendo 28 pedras de crack, embaladas em papel alumínio, que aferiu aproximadamente 4,7.
Em continuidade nas buscas, no quarto foi localizado uma pedra de tamanho maior, embalada em plástico de cor preta, a qual estava acondicionada dentro do bolso de um casaco, no guarda roupas, após pesada aferiu aproximadamente 15,5 gramas. No quarto ainda foi apreendido duas balanças de precisão, a quantia de R$ 30,00, e um prato com vestígios de crack, com uma lamina.
A mulher recebeu voz de prisão, e foi conduzida sem uso de algemas até a delegacia para providências.
Um caso que chama a atenção para a importância da proteção e do cuidado com a população idosa foi registrado na noite de quinta-feira (18), na localidade de Colônia Ronda, interior de Mallet. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar após uma denúncia informando que um casal de idosos estaria vivendo em condições precárias e em situação de risco.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram os idosos residindo em uma casa de madeira sem água encanada, sem banheiro e com escassez de alimentos. Conforme o relato da equipe, a geladeira estava praticamente vazia e as condições gerais da residência demonstravam grande vulnerabilidade social.
A situação da mulher idosa causou preocupação. Segundo a Polícia Militar, ela não consegue permanecer em pé sem auxílio e depende de uma cadeira de rodas para se locomover. No entanto, o equipamento estava inutilizável devido aos pneus estarem vazios. Além disso, a idosa não possuía calçados adequados e, no momento da abordagem, usava apenas uma saia e dois casacos finos.
O homem, por sua vez, foi encontrado deitado em uma cama, apresentando sinais visíveis de embriaguez. Ele também utilizava apenas chinelos e vestia dois casacos finos para se proteger do frio.
Durante o atendimento, o casal relatou não possuir filhos e informou que teria transferido suas terras para uma pessoa há alguns anos, sob a promessa de que ela cuidaria deles. Os idosos afirmaram ainda que seus documentos pessoais estariam em posse desse indivíduo e que dependiam dele para a compra de alimentos e outros itens básicos.
Diante da gravidade da situação, a Polícia Militar acionou a Rede Municipal de Enfrentamento às Violências e Proteção às Vítimas ou Testemunhas. A Secretaria Municipal da Família informou que o casal já havia recebido atendimentos anteriores, mas se recusava a deixar a residência por causa dos animais que possui.
A coordenadora do CREAS buscou alternativas para acolher os idosos, sendo providenciada hospedagem em um hotel no centro de Mallet.
Durante a ocorrência, o idoso sofreu um ferimento em um dos dedos da mão direita e precisou ser encaminhado para atendimento médico. A idosa também foi levada ao Hospital de Caridade São Pedro, onde recebeu avaliação médica devido a episódios de náusea e ao seu estado de fraqueza.
De acordo com informações do médico plantonista, a mulher já passou por diversos atendimentos relacionados à desnutrição, anemia, fraqueza e pneumonia. Ela permaneceu em observação para hidratação venosa e posteriormente recebeu alta médica. O médico informou ainda que o idoso apresenta transtornos associados ao uso de álcool.
A própria equipe policial realizou o enchimento dos pneus da cadeira de rodas da idosa, acompanhou o casal durante o atendimento médico e, após a liberação hospitalar, efetuou o transporte dos dois até o hotel onde permanecerão temporariamente.
O caso segue sob acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que deverá realizar os encaminhamentos necessários para garantir a segurança, a dignidade e os direitos do casal.
A situação reforça a importância das denúncias da comunidade e da atuação conjunta dos órgãos públicos na proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período de baixas temperaturas registrado na região. O abandono, a negligência e a violação dos direitos da pessoa idosa são situações previstas em lei e devem ser comunicadas às autoridades competentes sempre que identificadas.
Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar na localidade de Charqueada, área rural do município de Rio Azul. O caso foi registrado após uma mulher acionar a equipe do 2º Pelotão da Polícia Militar relatando estar sendo vítima de agressões e ameaças por parte do marido.
De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar ao local os policiais conversaram com a vítima, que informou estar em casa acompanhada dos filhos quando o marido chegou à residência apresentando comportamento agressivo e bastante alterado.
Segundo o relato, o homem passou a proferir diversos xingamentos contra a esposa e realizou ameaças de morte. A mulher afirmou ainda que foi agredida fisicamente dentro da residência, situação que teria sido presenciada pelos filhos do casal.
A vítima relatou ter sofrido lesões nos braços e no pescoço em decorrência das agressões. Com a chegada da equipe policial, o suspeito fugiu para uma área de mata localizada nos fundos da propriedade e não foi localizado durante as buscas realizadas pelos policiais.
Por questões de segurança, a mulher e os filhos decidiram passar a noite na residência de familiares. Ela informou à Polícia Militar que pretende dar continuidade aos procedimentos legais em momento posterior, incluindo o pedido de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.
A vítima recebeu encaminhamento para a confecção do laudo de lesões corporais e foi orientada sobre os procedimentos necessários para a sequência da ocorrência.
A Polícia Militar reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 190 ou pelos canais especializados de atendimento à mulher, garantindo proteção e suporte às vítimas.
Uma ação da Polícia Militar de Porto Vitória na localidade da Colônia Coronel Amazonas resultou na recuperação de um telefone celular furtado por volta das 10h30min dessa sexta-feira (19).
O furto ocorreu em um estabelecimento comercial e foi registrado por câmeras de segurança, que permitiram a identificação do possível autor. Após diligências, os policiais localizaram um indivíduo com características.
Durante a abordagem, ele admitiu a autoria do furto e informou o destino dado ao aparelho. Com base nas informações obtidas, a equipe localizou o celular em posse de um terceiro, que relatou ter adquirido o objeto por um valor abaixo do mercado.
O aparelho foi recuperado e devolvido aos procedimentos legais para posterior restituição à vítima. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para apresentação dos fatos à autoridade competente e adoção das medidas cabíveis.