O resultado do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) já está disponível na internet, na Página do Participante. Previstas inicialmente para serem divulgadas na próxima segunda-feira (13), as notas foram antecipadas, informou o Ministério da Educação (MEC).
“A partir desta quinta-feira (9), os estudantes poderão se planejar melhor para ingressar no ensino superior por meio do Sisu Sistema de Seleção Unificada, Prouni [Programa Universidade para Todos e Fies [Fundo de Financiamento Estudantil”, diz mensagem do MEC nas redes sociais.
Para consultar a nota, o participante deve acessar a página enem.inep.gov.br/participante. É preciso fazer login, digitar o CPF e a senha cadastrada no sistema.
O Enem avalia o desempenho escolar de estudantes ao término da educação básica e funciona como uma das principais portas de entrada para a educação superior no Brasil, por meio do Sisu e de iniciativas como o Prouni.
Instituições de ensino públicas e privadas utilizam o Enem para selecionar estudantes. Os resultados são usados como critério único ou complementar de processos seletivos, além de servirem de parâmetros para acesso ao Fies.
Os resultados individuais também podem ser usados em processos seletivos de instituições portuguesas de ensino superior e que têm convênio com o Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep).
Uma mulher foi presa pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (12), suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na região central de União da Vitória.
Conforme informações divulgadas pela corporação, a equipe da ROTAM realizava patrulhamento pela área central do município quando avistou uma mulher em atitude considerada suspeita nas proximidades de um local conhecido pelas autoridades pelo intenso comércio de entorpecentes.
Diante da situação, os policiais decidiram realizar a abordagem. Durante a busca pessoal, foi localizada em um dos bolsos das vestes da suspeita uma porção de substância análoga à maconha.
Após a constatação do entorpecente, foi dada voz de prisão à mulher no local. Em seguida, ela foi conduzida pela equipe policial juntamente com o material apreendido até a 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP) de União da Vitória.
Na delegacia, a ocorrência foi apresentada à autoridade policial responsável, que realizou os procedimentos cabíveis em relação ao caso.
Um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou dois jovens gravemente feridos na noite de quinta-feira (12) na Ponte José Richa, em União da Vitória. A estrutura liga a região central da cidade ao distrito de São Cristóvão.
De acordo com informações iniciais, as duas motos colidiram frontalmente por volta das 19h20, no meio da ponte. Com o impacto da batida, outros dois veículos que trafegavam pelo local também foram atingidos.
Testemunhas relataram que os motociclistas estariam realizando ultrapassagens na ponte no momento em que ocorreu a colisão. Ambos sofreram ferimentos graves, incluindo fraturas expostas.
Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram os primeiros socorros às vítimas, que foram encaminhadas para atendimento médico. A Polícia Militar também esteve no local para prestar apoio e organizar o trânsito.
Durante o atendimento da ocorrência e a retirada dos veículos, a ponte permaneceu totalmente interditada por mais de 30 minutos.
Os motociclistas envolvidos foram identificados como Gabriel Gustavo Sott, de 23 anos, e Paulo Sérgio Barbosa, de aproximadamente 24 anos. Ambos passaram por procedimentos cirúrgicos em decorrência da gravidade dos ferimentos.
Segundo informações repassadas por familiares ao Canal 4 TV, Paulo Sérgio sofreu múltiplas fraturas na perna esquerda e precisou passar por cirurgia durante a madrugada de sexta-feira (13). Durante o procedimento, os médicos realizaram a amputação de parte da perna, do joelho para baixo
Ainda conforme os relatos, ele sofreu uma parada cardíaca durante a cirurgia. Após o procedimento, o jovem foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internado, entubado, com quadro considerado estável pela equipe médica.
Gabriel Gustavo Sott também ficou gravemente ferido no acidente. Ele retornava do trabalho na APMI no momento da colisão. O jovem passou por cirurgia e teve que amputar um braço e uma perna. Gabriel segue internado no Hospital Regional São Camilo.
Um homem foi preso pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (12), no Centro de São Mateus do Sul, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.
De acordo com informações da corporação, a equipe realizava uma abordagem e busca veicular quando percebeu um forte odor de maconha vindo do interior do automóvel.
Durante a verificação, o condutor informou aos policiais que havia entorpecente escondido sob o banco do passageiro.
No local indicado, os policiais localizaram uma porção de maconha que, conforme estimativa da equipe, pesava aproximadamente 142 gramas.
Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 3ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos legais cabíveis.