Conecte-se conosco

Regional

Há um ano, lixo espacial era descoberto em propriedade rural em São Mateus do Sul

Publicado

em

Foto: PORTAL RDX

Há exato um ano, a reportagem da RDX teve acesso ao fragmento localizado na propriedade de João Ricardo Pacheco Portes e Joseane Maria Franco Portes, na localidade de Água Suja, interior de São Mateus do Sul.  A peça encontrada mede aproximadamente 4 metros de comprimento e 6 metros de diâmetro.

Na época, João Ricardo, que é mecânico e trabalha com erva-mate, disse que encontrou o objeto durante a manhã, enquanto percorria a propriedade da família. “No começo pensei que fosse uma barraca”, comenta.

Em entrevista ao Portal G1 no dia 8 de março, o astrônomo indicado pelo Observatório Nacional, Carlos Rutz, explicou que o lixo espacial pode ser de restos de um foguete da SpaceX. “Trata-se do corpo de um foguete do Falcon 9, que foi lançado no dia 19 de dezembro de 2021, na Califórnia [EUA], com o objetivo de levar satélites Starlink, que vão trazer internet para todo o planeta”, disse.

Após encontrar o material, Joseane entrou em contato com a reportagem da RDX informando o ocorrido. A família afirma que ouviu o barulho do lixo espacial passando pela região.

Em entrevista para a RDX, Gerson Cesar Sousa, que já realizou curso de Astrofísica Estelar e Cosmologia pelo Observatório Nacional e especialista em Astronomia pela UFRS, explicou o que são lixos espaciais:

“Desde que o ser humano mandou o primeiro satélite para o espaço, em 1957, muitos objetos foram colocados na atmosfera da Terra. Vários deles, após cumprirem sua missão, ficam orbitando o planeta e eventualmente reentram na atmosfera. Estima-se que mais de 4.000 satélites já tenham sido colocados em órbita, e que haja cerca de 300 milhões de resíduos orbitando a Terra. Esses resíduos são o lixo espacial, pedaços de satélites/foguetes, ferramentas, luvas e outros objetos usados em missões espaciais. A grande maioria são muito pequenos, e queimam totalmente na atmosfera, sem chegar ao solo. Os maiores são monitorados pelas agências espaciais, pois podem trazer risco à população. No caso específico deste de São Mateus do Sul, se for confirmado ser um lixo espacial, me parece algo preocupante, pois significaria um objeto de grande porte, caindo numa cidade, sem o devido controle. Importante que seja averiguado por autoridades da área.”

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Bebê de apenas uma semana de vida é salvo pela PM de Porto União

Publicado

em

Na noite deste domingo (19), por volta das 19h, um casal compareceu ao quartel da Polícia Militar de Porto União solicitando ajuda para seu bebê, de apenas uma semana de vida, que havia se engasgado com o leite materno.

A criança, que  já apresentava sinais de asfixia, foi socorrida pelos policiais, que
aplicaram a manobra de Heimlich para desobstruir as vias respiratórias do bebê.

Após algumas tentativas, a criança conseguiu voltar a respirar. O Corpo de Bombeiros foi acionado para levar a criança até uma unidade hospitalar. O bebê passa bem.

Fonte: VVale

Continue Lendo

Regional

Acidente na BR-153 em Rebouças deixa cinco feridos

Publicado

em

No início da tarde do sábado (18), por volta das 12:00 horas, no KM 344 da BR 153, em Rebouças, ocorreu uma colisão frontal, envolvendo dois automóveis e resultando em cinco vítimas lesionadas.

Os veículos envolvidos foram: um Peugeot/Passion de Irati e um Corsa de Rio Azul.

A condutora do Peugeot, uma mulher de 46 anos, teve ferimentos graves.

O condutor do Corsa, de 53 anos, e os passageiros, três crianças, tiveram ferimentos leves. Todas encaminhadas pelo Corpo de Bombeiros até unidades hospitalares.

Houve interdição para retirada dos automóveis, e o fluxo de veículos ficou interditado até próximo das 14:00 horas.

Continue Lendo

Regional

Carro capota na área central de União da Vitória

Publicado

em

Na tarde desta segunda-feira, 20, um acidente de trânsito foi registrado na rua Mal. Deodoro da Fonseca, próximo a Uniuv, em União da Vitória.

Um carro capotou após colidir na traseira de outro veículo. O Corpo de Bombeiros esteve presente no local prestando atendimento às vítimas.

Fonte:VVale

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas