Conecte-se conosco

Regional

SANTA CASA DE IRATI PARALISARÁ ATENDIMENTOS A PARTIR DESTA TERÇA-FEIRA (18)

Publicado

em

Paralisação terá início nesta terça-feira, 18, a partir das 10 horas, com um movimento de colaboradores e da população em frente à Santa Casa. Hospital vem enfrentando sérias dificuldades financeiras.

A Santa Casa de Irati paralisará atendimentos a partir desta terça-feira, 18, a partir das 10 horas. A paralisação terá início com um movimento de colaboradores do Hospital e da população iratiense. 

Atendimentos de cirurgias eletivas, consultas ambulatoriais, maternidade e outros que não sejam casos de urgência e emergência não serão oferecidos à população. Já as situações emergenciais continuarão sendo atendidas normalmente. A decisão pela paralisação aconteceu após uma reunião entre membros da irmandade, da provedoria, da administração e do Conselho Deliberativo, realizada na última quarta-feira (12).

Em vídeo publicado nas redes sociais na última sexta-feira, 14 de Abril, o provedor, Ladislao Obrzut Neto, justificou que a Santa Casa de Irati está enfrentando problemas financeiros porque o Sistema Único de Saúde (SUS) não reajusta sua tabela há mais de 10 anos.

“A Santa Casa de Irati está como descompasso financeiro devido à falta de reajustes do SUS nos últimos 10 anos. Neste período, o salário mínimo teve mais de 1500% de aumento, o gás de cozinha subiu 2450% e a Santa Casa não teve reajuste”, frisou.

Desde 1994, os procedimentos pagos pelo SUS tiveram apenas 93% de aumento. Este descompasso, segundo Ladislao, caracteriza a dificuldade de manter o pagamento de obrigações da Santa Casa.

“Tivemos que pagar, no mês passado, metade dos salários dos nossos colaboradores e dos honorários dos médicos. Não pagamos alguns fornecedores e ontem (quinta-feira,13), tivemos que ter alguma forma de pagar porque estávamos sendo protestados pela falta de pagamento. Este descompasso financeiro, esta falta de recursos do nosso principal cliente, que é o SUS, com todos estes anos sem reajuste, fica muito difícil. Infelizmente, é uma questão de fluxo de caixa. Todos os compromissos que temos pendentes estão agendados e programados para pagamento, mas infelizmente falta fluxo de caixa”, lamentou.

Nesta segunda-feira, 17 de Abril, o provedor Ladislao e o diretor administrativo Sidnei João Barankievicz, estão em Curitiba para conversar com o presidente da Assembleia Legislativa do Paraná (ALEP), Ademar Traiano, com o vice-presidente Alexandre Curi, e com o secretário de saúde Beto Preto, para que a Santa Casa volte a funcionar normalmente. Ladislao solicita o apoio da população à Santa Casa de Irati.

“Precisamos de vocês da comunidade para estarem do nosso lado. No dia 18, faremos uma paralisação por tempo ainda não definido. O atendimento pelo SUS será suspenso. Estaremos atendendo casos de mais emergência ou risco grave de morte pelo SUS. Pedimos que a comunidade de Irati nos ajude a influenciar os prefeitos e políticos de toda a região que colaborem com a Santa Casa”, frisou.

Desde 2013, a diretoria da Santa Casa vem tentando conversar com prefeitos da região, com o governo do estado e deputados para tentar viabilizar uma solução para os problemas da Santa Casa, mas até agora não obteve nenhum resultado, segundo Ladislao.

“Agora, chegou o momento em que, infelizmente, não conseguimos mais ir para a frente, precisamos realmente do apoio de todos para que saiamos desta situação bem conflitante e temerosa. Estamos bem tristes porque conseguimos manter a Santa Casa com um padrão de qualidade e excelência. Podemos nos considerar top de linha, mas não temos recursos para mantê-la funcionando”, finalizou.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Mulher sofre ferimentos graves na cabeça após queda de bicicleta

Publicado

em

Na manhã desta quarta-feira, 18, por volta das 08h o Corpo de Bombeiros Militar de Porto União foi acionada para atender uma ocorrência de queda de bicicleta na Rua André Holowaty, bairro São Pedro, em Porto União.

Ao chegar ao local, os bombeiros encontraram a vítima, uma mulher de 50 anos, deitada no chão, sendo amparada por populares. Ela estava consciente, mas desorientada, apresentando ferimentos com hemorragia na face e suspeita de traumatismo crânio-encefálico (TCE).

Os socorristas realizaram os procedimentos de atendimento pré-hospitalar, incluindo a imobilização e estabilização da vítima, além da avaliação da hemorragia. Durante o atendimento, a mulher apresentava sinais vitais alterados, com pressão arterial de 162/140 mmHg.

Após os procedimentos necessários, a paciente foi conduzida ao Hospital São Braz para receber atendimento médico. O estado de saúde da vítima não foi informado.

Continue Lendo

Regional

Criança de 10 anos falece em Rebouças

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar foi acionada para verificar a situação de uma criança de 10 anos, no Hospital de Caridade Dona Darcy Vargas, em Rebouças, que entrou em óbito por volta das 14:20 horas da segunda-feira (16).

No local, em contato com funcionária da escola onde a criança estudava, foi relatado que a estudante passou mal, apresentando vômito, fortes dores de cabeça e dor na região abdominal.

A funcionária relata que imediatamente acionaram a ambulância, onde foi encaminhada a criança até o hospital Dona Darcy Vargas, onde o médico plantonista constatou o óbito da criança, porém não sendo possível informar as causas.

Alyce era descrita como uma menina alegre e carinhosa, e sua morte deixou um vazio na escola e na comunidade. Amigos, professores e familiares estão profundamente abalados.

A escola, que suspendeu as atividades para prestar homenagem à aluna, realiza uma corrente de apoio à família enlutada, em busca de forças para enfrentar essa perda irreparável.

Foi acionada a Polícia Cívil de Rebouças e na sequência o IML. O Corpo foi encaminhado para IML de União da Vitória. Elaborado o boletim de ocorrência para os devidos fins.

Continue Lendo

Regional

Bombeiros Samu e PRE atendem acidente envolvendo auto X bike na PR-151

Publicado

em

As equipes de socorro foram acionadas para atender um acidente envolvendo automóvel e bicicleta na PR-151 entrada da Vila Palmeirinha sentido Vila Verde, São Mateus do Sul por volta de 19 horas desta segunda-feira (16).

Segundo informações um ciclista envolveu-se em um acidente com um veículo. O Siate deslocou para atendimento e encaminhou a vítima para o pronto socorro municipal com ferimentos graves.

No veículo Fiat Palio tinham quatro ocupantes masculinos sendo um deles encaminhado ao Pronto socorro com ferimentos. Atendimento SIATE E SAMU e PRE.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas