Na última sexta-feira, dia 23, uma operação conjunta da Polícia Civil (4ª SDP) e Polícia Militar de União da Vitória (27º BPM) culminou com a prisão de um perigoso traficante que comandava operações do tráfico de drogas na região. O detido já vinha sendo alvo de investigações da Polícia Civil há três meses.
Sabendo que o indivíduo costumava ocultar as drogas em uma propriedade rural localizada no bairro São Gabriel, a operação contou com o apoio no Núcleo de Operações com Cães da Polícia Civil (NOC) de Curitiba-PR e de Pato Branco – PR. Dois cães policiais fizeram parte dos trabalhos de buscas, “Raio” e “Raboni”.
Logo no início da operação os policiais encontraram estojos deflagrados de armas de fogo na entrada da residência, tendo informações de que o local costumava ser utilizado como ponto de encontro de traficantes. Informações preliminares ainda indicam que na noite anterior à operação houve um confronto entre os criminosos. A propriedade rural também era guarnecida por cães da raça pitbull, o que tornou a operação ainda mais arriscada, pois os cães atacaram os policiais e tiveram que ser contidos.
No decorrer das buscas, o cão policial “Raio” farejou um esconderijo dentro de um sofá da casa, o qual continha um tablete de 150 gramas da droga. Em continuidade, com o auxílio do NOC, os policiais encontraram ainda um esconderijo na parte externa da residência, local em que estavam enterradas várias porções de cocaína, divididas em 379 pequenos sacos (buchas) prontas para a comercialização, totalizando 450 gramas, e também duas balanças de precisão. Ainda foram apreendidos máquinas de cartão de crédito, celular e um rifle de repetição oculto no interior de compartimento escondido em um guarda-roupa.
O traficante, que estava escondido em outra propriedade, foi localizado e preso em flagrante pelos crimes de tráfico de drogas e posse ilegal de arma de fogo.
O delegado titular da 4ª SDP, Douglas Carlos de Possebon e Freitas ressaltou o trabalho investigativo no combate ao tráfico de drogas, fruto das agências de inteligência da Polícia Militar e da equipe de investigação da Polícia Civil. Segundo ele, além da prisão de traficantes, a Polícia Civil também está realizando um trabalho preventivo com alunos das escolas das Gêmeas do Iguaçu através de palestras semanais na sede da delegacia com o foco específico de conscientizá-los dos malefícios da utilização das drogas e dos seus efeitos deletérios às famílias e à comunidade local. Palestras educativas no combate às drogas, violência doméstica, bullyng e cibercrimes também estão sendo realizadas pelos delegados Andrey Malinovski e Thiers Andregotti junto às escolas da região visando a conscientização de alunos e professores, o que só reforça a importância do trabalho preventivo no sentido de combater a prática desses crimes.
Uma equipe da Polícia Ambiental atendeu denúncias de possíveis crimes ambientais em propriedades localizadas no assentamento Evandro Francisco, no município de Inácio Martins no sábado (02).
Durante a fiscalização em uma das propriedades, foi constatada a instalação e o funcionamento de dois fornos para a produção de carvão vegetal, sem a devida licença ambiental do órgão competente.
Diante da irregularidade, foi lavrado auto de infração ambiental no valor de R$ 1.200,00. Também foi verificado o depósito de aproximadamente 5 metros cúbicos de lenha nativa destinada à produção de carvão vegetal, resultando em outro auto de infração, no valor de R$ 1.500,00.
O responsável pelas infrações foi encaminhado para a lavratura de Termo Circunstanciado.
POLÍCIA MILITAR DO PARANÁ “Nós fazemos a diferença”
A equipe da Polícia Militar de São Mateus do Sul em patrulhamento pelo bairro Pinheirinho abordou um veículo ocupado por dois homens em atitude suspeita por volta das 14 horas dessa segunda-feira (04).
Foi realizada a abordagem, em busca no veiculo foi localizada certa quantidade de maconha, após diligências foi localizado mais porções da droga totalizando 367g.
Diante do flagrante os envolvidos foram encaminhados a 3ª SDP para providências legais.
A equipe da Polícia Militar de General Carneiro recebeu informação da Agencia Local de Inteligência (ALI), referente a localização de um homem com mandado de prisão ativo.
A situação ocorreu no bairro São João por volta das 19h15min dessa segunda-feira (04).
Após diligências a equipe logrou êxito na sua localização o qual foi encaminhado para o DEPEN de União da Vitória para providências legais.