O aluno Rioclarense, Pedro Henrique Pinkoski, Filho de Luiz e Juliana Pinkoski, da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual Adão Sobocinski, de Rio Claro do Sul, é um dos selecionados para o disputado Programa Ganhando o Mundo. Nesta terceira edição do intercâmbio, que contempla países de língua inglesa, mais de 12 mil alunos matriculados buscaram essa oportunidade. Com um desempenho excepcional, Pedro se destacou com a maior nota do Município de Mallet.
A tão esperada convocação dos selecionados foi realizada na última quinta-feira (20), trazendo os primeiros alunos classificados de 344 cidades do Paraná. Para garantir suas vagas, os alunos atenderam a todos os critérios mantidos, incluindo ótimo desempenho acadêmico, assiduidade e participação em programas estaduais.
A próxima etapa do processo envolve a entrega dos documentos e autorização dos pais responsáveis, que será realizada na próxima semana.
“Inicialmente, quando fiquei sabendo do programa, parecia algo tão distante e impossível, mas nunca tive medo de sonhar. Durante aquele ano, principalmente após a visita de uma representante do programa Ganhando o Mundo na escola, eu corri atrás de notas e evitei faltas durante o ano todo, fui aluno monitor com a intenção de realmente ajudar a escola, mesmo sem saber que isso me ajudaria a ter uma melhor pontuação no programa. Sou muito grato as professoras e a todos que me ajudaram, acredito que realmente era para ser e estou muito feliz, no aguardo de que tudo dê certo.” disse Pedro.
Os países em que os alunos realizaram o intercámbio são, ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, CANADÁ, AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA.
Perguntado em qual país gostaria de realizar seu estudo, Pedro foi rápido na resposta dizendo que se for possível escolher, vai para os Estados Unidos.
Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.
Ganhando o Mundo
O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
Em conversa com os pais Luiz e Juliana , sobre essa nova etapa de estudos do filho Pedro, ” o casal disse que está com coração partido, pois Pedro só tem 14 anos, e ir estudar do outro lado do mundo a gente fica meio nervoso, mais ao mesmo tempo sabemos que pela capacidade e inteligência do filho, para ele será uma experiência única, e a gente está muito feliz por essa conquista do nosso filho.”
Pedro e os demais alunos paranaenses selecinados, embarcam para a nova fase de estudos no início do que vem.
O Governo do Estado do Paraná, pagará as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.
A Polícia Civil do Paraná por meio da 3ª Subdivisão Policial (SDP), deu cumprimento, na noite desta sexta-feira (23), a um mandado de prisão expedido pela Justiça da comarca de São Mateus do Sul.
Após tomar conhecimento da decisão judicial, a equipe policial iniciou diligências imediatas e, em aproximadamente duas horas, localizou o indivíduo em uma igreja situada na Rua Ivan Ulbrich, bairro Vila Prohmann, neste município.
No local, o homem foi devidamente identificado e cientificado acerca da existência do mandado de prisão expedido nos autos em seu desfavor. A prisão foi realizada sem resistência.
Após o cumprimento do mandado, o detido foi encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal para a realização de exame de lesões corporais e, na sequência, entregue na Cadeia Pública de São Mateus do Sul, onde permanece à disposição da Justiça.
A Polícia Civil do Paraná destaca a pronta atuação da equipe, que possibilitou o rápido cumprimento da ordem judicial, reforçando o compromisso da instituição com a efetividade das decisões judiciais e com a segurança da população.
A equipe da Polícia Militar de São Mateus do Sul estava em patrulhamento no bairro Vila Nova por volta das 09h30min dessa sexta-feira (23), momento que abordou um homem suspeito, que ao perceber a presença policial tentou apressar o passo, como também ser indicado em denúncia prévia de tráfico de drogas.
Embora nada ilícito tenha sido encontrado na busca pessoal, o abordado admitiu a posse de entorpecentes e indicou os locais onde a droga estava armazenada, em duas residências no mesmo terreno.
Após buscas, foram apreendidos cerca de 1,48 quilo de substância análoga à maconha, além de uma balança de precisão e dinheiro em espécie. O suspeito confessou que a droga era destinada à venda.
Diante dos fatos, o mesmo foi preso em flagrante e encaminhado à delegacia para os procedimentos legais.
A equipe da Polícia Militar de General Carneiro realizou patrulhamentos pelo bairro Santa Lídia após denúncia anônima sobre possível tráfico de drogas nas proximidades de uma escola.
Os policiais realizaram diligências e abordou um veículo suspeito por volta das 05h50min da madrugada dessa sexta-feira (23).
Durante a revista veicular, foi apreendida pouco mais de 1 quilo de substância análoga à maconha.
Diante dos fatos, um casal foi presos em flagrante pelo crime de tráfico de drogas e encaminhados à delegacia para as providências cabíveis.
Uma criança que estava no veículo ficou sob responsabilidade do Conselho Tutelar.