O aluno Rioclarense, Pedro Henrique Pinkoski, Filho de Luiz e Juliana Pinkoski, da 1ª série do Novo Ensino Médio do Colégio Estadual Adão Sobocinski, de Rio Claro do Sul, é um dos selecionados para o disputado Programa Ganhando o Mundo. Nesta terceira edição do intercâmbio, que contempla países de língua inglesa, mais de 12 mil alunos matriculados buscaram essa oportunidade. Com um desempenho excepcional, Pedro se destacou com a maior nota do Município de Mallet.
A tão esperada convocação dos selecionados foi realizada na última quinta-feira (20), trazendo os primeiros alunos classificados de 344 cidades do Paraná. Para garantir suas vagas, os alunos atenderam a todos os critérios mantidos, incluindo ótimo desempenho acadêmico, assiduidade e participação em programas estaduais.
A próxima etapa do processo envolve a entrega dos documentos e autorização dos pais responsáveis, que será realizada na próxima semana.
“Inicialmente, quando fiquei sabendo do programa, parecia algo tão distante e impossível, mas nunca tive medo de sonhar. Durante aquele ano, principalmente após a visita de uma representante do programa Ganhando o Mundo na escola, eu corri atrás de notas e evitei faltas durante o ano todo, fui aluno monitor com a intenção de realmente ajudar a escola, mesmo sem saber que isso me ajudaria a ter uma melhor pontuação no programa. Sou muito grato as professoras e a todos que me ajudaram, acredito que realmente era para ser e estou muito feliz, no aguardo de que tudo dê certo.” disse Pedro.
Os países em que os alunos realizaram o intercámbio são, ESTADOS UNIDOS, INGLATERRA, CANADÁ, AUSTRÁLIA E NOVA ZELÂNDIA.
Perguntado em qual país gostaria de realizar seu estudo, Pedro foi rápido na resposta dizendo que se for possível escolher, vai para os Estados Unidos.
Para ter a inscrição validada, o estudante precisava cumprir alguns requisitos: ter cursado do 6º ao 9º ano do ensino fundamental em uma instituição de ensino da rede pública estadual; ter médias iguais ou superiores a 7,0 e frequência igual ou superior a 85% em cada uma das disciplinas da matriz curricular em 2022 e no 1º trimestre de 2023; ter sido regularmente matriculado no 9º ano na rede pública estadual em 2022 e estar matriculado e cursar a 1ª série do ensino médio na rede estadual em 2023. Na data do embarque, também é necessário ter idade mínima de 14 e máxima de 17 anos e seis meses.
Ganhando o Mundo
O programa foi criado para possibilitar a ampliação do repertório cultural e acadêmico dos estudantes, permitir sua vivência e experiência na realidade de outros países, consolidar uma rede de jovens líderes que atuarão nas escolas da rede pública estadual de ensino do Paraná, além de potencializar o desenvolvimento da autonomia e aperfeiçoar o domínio da língua inglesa.
Em conversa com os pais Luiz e Juliana , sobre essa nova etapa de estudos do filho Pedro, ” o casal disse que está com coração partido, pois Pedro só tem 14 anos, e ir estudar do outro lado do mundo a gente fica meio nervoso, mais ao mesmo tempo sabemos que pela capacidade e inteligência do filho, para ele será uma experiência única, e a gente está muito feliz por essa conquista do nosso filho.”
Pedro e os demais alunos paranaenses selecinados, embarcam para a nova fase de estudos no início do que vem.
O Governo do Estado do Paraná, pagará as despesas com alimentação, hospedagem, transporte, emissão de vistos e passaportes, passagens aéreas e terrestres, exames médicos, vacinas, seguro-viagem e saúde, taxa de matrícula, mensalidade da escola no exterior, material didático, uniforme, tradução juramentada da documentação escolar e reuniões de orientação. Os alunos também recebem auxílio de R$ 800 mensais.