Na última terça-feira dia 30 de janeiro, a Studio W realizou uma matéria informando que o Prefeito Moacir teria enviado uma convocação à Câmara de Vereadores de Mallet, para se reunirem no dia 31 de janeiro, a fim de votar um Projeto de Lei de sua iniciativa, qual tem grande importância e impacta a vida de todos os cidadãos malletenses.
Em outras palavras, os vereadores precisavam se reunir e autorizar que a contabilidade da Prefeitura do município, faça ajustes internos necessários e dê sequência nas licitações de diversas obras e aquisições de alguns bens que são as seguintes:
Pavimentação na Avenida Rio Clarense;
Pavimentação Serra do Tigre;
Pavimentação na Rua Expedicionários;
Pavimentação na Rua Sete de Setembro;
Continuidade da construção da Unidade de Saúde da Família (Rio Claro);
Aquisição de computadores para os servidores;
Substituição de 1.035 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED – dinheiro que a Copel irá repassar a fundo perdido.
Analisando o Projeto de Lei enviado para votação, constata-se que, os vereadores apenas precisam autorizar a lei para que haja continuidade nesses processos licitatórios que o município está fazendo.
De acordo com o Prefeito Moacir Szinvelski, o mais difícil que é o dinheiro que a Prefeitura já tem, só necessita que seja feita essa autorização para que siga todo o trâmite necessário e as obras possam ter início.
Ocorre que, o atual Presidente da Câmara, Vereador Cristiano Perepelecia, respondeu ao prefeito Moacir, por meio do Ofício 002/2024 que não seria possível fazer a sessão extraordinária essa semana, alegando questões formais.
A Rádio Studio W teve acesso a essa resposta:
Observa-se que um dos entraves para realizar a sessão é que:
Os vereadores ainda estão em recesso legislativo. Recesso que iniciou no final de novembro de 2023.
A população de Mallet aguarda ansiosa pelas obras. Mas conforme entende o Presidente Cristiano, elas podem demorar para sair, pois os vereadores devem seguir os trâmites regimentais, o que, não se justifica no caso desse projeto de lei.
Diante da recusa ilegal do Presidente Cristiano em marcar a sessão extraordinária, a Procuradoria (advogados) da Prefeitura de Mallet ajuizaram uma ação judicial (mandado de segurança), levando a questão para o juiz da Comarca de Mallet analisar o caso. Na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, foi determinado que em 24 horas o Sr. Cristiano convoque os vereadores para a votação do Projeto de Lei.
Da decisão do juiz, colhe-se: Ou seja, é urgente a análise da Lei.
A pergunta que fica é: O atual Presidente da Câmara vai cumprir a ordem judicial?
Imaginamos que sim, uma vez que uma pessoa eleita pelo povo, para representar o povo não tem interesse em atrasar obras tão importantes para todos que residem em Mallet.
Para mais informações acesse o Processo judicial n° 0000151-78.2024.8.16.0106.
Mesmo com o aumento das infecções respiratórias, grande parte do público-alvo ainda não buscou a vacina para se proteger
A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet divulgou, nesta semana, novos dados sobre o monitoramento da Influenza e de outras síndromes respiratórias.
Segundo o boletim atualizado nesta sexta-feira 13 de junho de 2025, o município já registrou 36 coletas de amostras para investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com a confirmação de 3 casos de Influenza A (H1N1), 4 de Rinovírus, 1 de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e infelizmente 2 óbitos foram registrados relacionados a complicações respiratórias.
Os números locais acompanham o aumento de casos registrado na 4ª Regional de Saúde, que abrange nove municípios da região (Mallet, Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares).
De acordo com o boletim regional, já foram contabilizadas 1.016 pessoas com sintomas gripais moderados a graves que realizaram exames.
Desses, 48 foram positivos para Influenza A, 7 para Influenza B e 144 casos confirmados de outros vírus respiratórios, como VSR, adenovírus e rinovírus.
O número de internações também preocupa: são 24 adultos internados em leitos clínicos, 3 crianças em leitos pediátricos e 7 pacientes adultos em unidades de terapia intensiva (UTI). Ao todo, a região já registrou 27 óbitos causados por infecções respiratórias neste ano.
Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Mallet
Cobertura vacinal ainda abaixo da meta
Um dos principais fatores de preocupação apontados pela Vigilância Epidemiológica é a baixa cobertura vacinal contra a Influenza.
Segundo a enfermeira Franciely Mikos Kovalski, responsável pelo Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet, a procura pela vacina contra a Influenza tem sido considerada muito baixa. No município, a cobertura vacinal está bem aquém da meta, com menos da metade do público-alvo imunizado. A média na 4ª Regional de Saúde, que abrange Mallet e outros municípios da região, também preocupa: apenas 51,17% da população prioritária foi vacinada, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para idosos, gestantes e crianças de até 6 anos.
“Em Mallet, até o dia 11 de junho, apenas 48,98% do público-alvo havia recebido a vacina, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para grupos prioritários como idosos, gestantes e crianças pequenas.“, destacou a enfermeira Fran a reportagem da Studio W.
Foto Arquivos Studio W
Boletim da 4ª Regional de Saúde
Estado de Alerta e medidas preventivas
Diante do cenário, o Governo do Paraná declarou, “Estado de Alerta em Saúde Pública” para enfrentamento da SRAG desde o início de junho.
A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet reforça a importância das medidas de prevenção, principalmente durante os meses de outono e inverno, quando há maior circulação dos vírus respiratórios.
Entre as recomendações estão: intensificar a vacinação, higienizar frequentemente as mãos, evitar contato com pessoas com sintomas gripais, manter ambientes ventilados e, no caso de crianças com sintomas respiratórios, evitar o envio para creches e escolas.
A população também é orientada a buscar atendimento médico diante de sintomas como febre, dor de garganta, tosse, calafrios, dor de cabeça, coriza e mal-estar.
A Vigilância Epidemiológica de Mallet continua monitorando a situação e pede a colaboração de toda a comunidade no cumprimento das medidas preventivas e na adesão à vacinação.
FONTE:
Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet
Redaçâo: W NOTÍCIAS/Studio W TV
VEJA A NOTA ORIENTATIVA EMITIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MALLET
Delegado Dr. Donizete detalha ações em entrevista exclusiva ao Jornal W Notícias da Studio W TV
Nesta quinta-feira, 12 de junho, a equipe da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) de Mallet realizou uma operação voltada ao combate aos crimes de maus-tratos aos animais no município.
A ação contou com o apoio técnico da Prefeitura de Mallet e a participação da Associação Protetora de Animais “Vira Lata Vira Amor”.
Durante a operação, foram verificadas denúncias recebidas pelo setor de investigação, com o objetivo de apurar casos de possíveis maus-tratos, além de orientar os tutores de animais quanto aos cuidados necessários para garantir o bem-estar e a segurança dos bichinhos. A Polícia Civil também destacou a importância da denúncia por parte da população, essencial para que providências legais possam ser tomadas diante de situações de irregularidade.
Em entrevista exclusiva ao programa W NOTÍCIAS, da Studio W TV, o delegado Dr. Donizete de Arruda Gordiano falou sobre o trabalho da PCPR nesses casos e ressaltou a seriedade dos crimes de maus-tratos aos animais, que, segundo ele, podem resultar em prisão em flagrante e são inafiançáveis.
A entrevista completa já está disponível para o público e traz informações detalhadas sobre como a população pode colaborar com as investigações, bem como os procedimentos legais que estão sendo adotados em Mallet e região.
Acompanhe a entrevista completa da Studio W TV para o Jornal W Notícias.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente de trânsito na Rua Guilherme Kantor, esquina com a Rua Paulino Vaz da Silva, em São Mateus do Sul por volta de 21h30min desta sexta-feira (13).
A colisão envolveu um Fiat Uno Way de cor cinza e um VW Gol preto. Segundo informações de populares, o condutor de um dos veículos colidiu contra o outro, que estava estacionado no local.
Um homem de 50 anos sofreu ferimentos leves e foi atendido pela equipe de socorro, sendo encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal. Já o outro envolvido, um homem de 40 anos, saiu ileso.