Conecte-se conosco

Geral

JUIZ DE MALLET DECIDE QUE A CÂMARA DE VEREADORES TEM 24 HORAS PARA REALIZAR SESSÃO EXTRAORDINÁRIA

Publicado

em

Foto: Facebook da Câmara de Vereadores de Mallet

Na última terça-feira dia 30 de janeiro, a Studio W realizou uma matéria informando que o Prefeito Moacir teria enviado uma convocação à Câmara de Vereadores de Mallet, para se reunirem no dia 31 de janeiro, a fim de votar um Projeto de Lei de sua iniciativa, qual tem grande importância e impacta a vida de todos os cidadãos malletenses.

Confira a matéria clicando aqui: OBRAS NA CIDADE DEPENDEM DE VOTAÇÃO URGENTE DE VEREADORES DE MALLET

Em outras palavras, os vereadores precisavam se reunir e autorizar que a contabilidade da Prefeitura do município, faça ajustes internos necessários e dê sequência nas licitações  de diversas obras e aquisições de alguns bens que são as seguintes: 

  • Pavimentação na Avenida Rio Clarense;
  • Pavimentação Serra do Tigre;
  • Pavimentação na Rua Expedicionários;
  • Pavimentação na Rua Sete de Setembro;
  • Continuidade da construção da Unidade de Saúde da Família (Rio Claro);
  • Aquisição de computadores para os servidores;
  • Substituição de 1.035 lâmpadas comuns por lâmpadas de LED – dinheiro que a Copel irá repassar a fundo perdido.

Analisando o Projeto de Lei enviado para votação, constata-se que, os vereadores apenas precisam autorizar a lei para que haja continuidade nesses processos licitatórios que o município está fazendo.

De acordo com o Prefeito Moacir Szinvelski, o mais difícil que é o dinheiro que a Prefeitura já tem, só necessita que seja feita essa autorização para que siga todo o trâmite necessário e as obras possam ter início.

Ocorre que, o atual Presidente da Câmara, Vereador Cristiano Perepelecia, respondeu ao prefeito Moacir, por meio do Ofício 002/2024 que não seria possível fazer a sessão extraordinária essa semana, alegando questões formais.  

A Rádio Studio W teve acesso a essa resposta:

Observa-se que um dos entraves para realizar a sessão é que:

Os vereadores ainda estão em recesso legislativo. Recesso que iniciou no final de novembro de 2023.

A população de Mallet aguarda ansiosa pelas obras. Mas conforme entende o Presidente Cristiano, elas podem demorar para sair, pois os vereadores devem seguir os trâmites regimentais, o que, não se justifica no caso desse projeto de lei.

Diante da recusa ilegal do Presidente Cristiano em marcar a sessão extraordinária, a Procuradoria (advogados) da Prefeitura de Mallet ajuizaram uma ação judicial (mandado de segurança), levando a questão para o juiz da Comarca de Mallet analisar o caso. Na última quinta-feira, dia 1º de fevereiro, foi determinado que em 24 horas o Sr. Cristiano convoque os vereadores para a votação do Projeto de Lei.

Da decisão do juiz, colhe-se: Ou seja, é urgente a análise da Lei.

A pergunta que fica é: O atual Presidente da Câmara vai cumprir a ordem judicial? 

Imaginamos que sim, uma vez que uma pessoa eleita pelo povo, para representar o povo não tem interesse em atrasar obras tão importantes para todos que residem em Mallet.

Para mais informações acesse o Processo judicial n° 0000151-78.2024.8.16.0106.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

A Secretaria de Cultura e Turismo proporciona aos artesãos malletenses uma visita técnica na feira do Largo da Ordem em Curitiba

Publicado

em

A Prefeitura Municipal de Mallet , através da  Secretaria de Cultura e Turismo, proporcionou aos artesãos do município uma visita técnica até a grande feira do Largo da Ordem na capital  do estado.

Com o objetivo de oportunizar aos artesãos malletenses conhecer grandes feiras, ter novas ideias, pois muitas vezes as pessoas tem um grande potencial, mas falta oportunidade de ver algo diferente, se impressionar, viver outras experiências.

Segundo  os artesãos que participaram  desta viagem, destacaram a grande importância de participar de um  grande evento como este.

“Muito produtivo,muitas ideias, muitas conversas com os feirantes e muita coisa nova saindo. As vezes precisamos de uma luz”, destacou o grupo  de artesãos  de Mallet.

A Secretária Municipal de Cultura e Turismo Maria Margarete Grden Szinvelski comentou da felicidade  em proporcionar  novos caminhos  aos nossos  artesãos.

“Estamos muito felizes enquanto Secretária, pois demos oportunidade a este grupo de ver de perto uma grande feira.”, comentou  Margareth.

Continue Lendo

Geral

Terminou o período de defeso e piracema

Publicado

em

Depois  de 4 meses chega ao fim hoje a meia noite o período de defeso e piracema na bacia hidrográfica do Rio Paraná. 

Desde o 1º  dia de novembro de 2023, todo esse período, ficou restrita a atividade da pesca em toda a extensão da bacia, abrangendo não apenas o rio principal, mas também seus formadores, afluentes, lagos, lagoas marginais, reservatórios e demais corpos d’água inseridos na bacia de contribuição do rio.

A partir de agora, com o término do defeso, a pesca volta a ser permitida, desde que realizada de acordo com a legislação ambiental vigente.

Entre as espécies que estiveram protegidas durante esse período estão o bagre, dourado, jaú, pintado, lambari, mandi-amarelo, mandi-prata e piracanjuva.

É importante ressaltar que as espécies consideradas exóticas, que foram introduzidas no ambiente pela ação humana, como a carpa, corvina, tilápia e tucunaré, bem como os peixes híbridos resultantes do cruzamento de duas espécies, não estiveram sujeitas às restrições impostas pelo período de defeso e piracema.

Com o retorno da pesca, os pescadores devem seguir as regulamentações ambientais para garantir a preservação dos recursos naturais e a sustentabilidade da atividade pesqueira na região.

Continue Lendo

Geral

Policiais encontram homem embriagado caído em via pública e descobrem que ele havia rompido a tornozeleira eletrônica em União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória estava em patrulhamento pela Avenida Paula Freitas no Distrito de São Cristóvão, quando visualizou um indivíduo às margens da via caído e desacordado por volta das 21:20 horas dessa segunda-feira (26).

Os policiais de imediato realizaram a abordagem para verificar necessidade de atendimento médico e ao tentar conversar com o indivíduo, foi possível constatar que o mesmo apresentava sinais de embriaguez e de pronto desobedeceu às ordens policiais para que se levantasse e se identificasse.

Durante a orientação, o indivíduo desacatou a equipe e recebeu voz de prisão, sendo realizada pesquisa nos sistemas informatizados e foi constatado que o indivíduo fazia o uso de tornozeleira eletrônica, porém, havia registro de rompimento do aparelho no dia 21 de outubro de 2023.

O autor foi conduzido a 4ªSDP para as providências cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas