Na tarde de sábado, dia 03 de fevereiro, um morador do Bairro Bela Vista, em Bituruna, compareceu ao pelotão policial para relatar um incidente de clonagem de sua conta no WhatsApp. O boletim de ocorrência registra que, após o ocorrido, o indivíduo não conseguiu mais acessar seu número e começaram a ser enviadas mensagens suspeitas para seus contatos mais próximos.
Segundo o relato, mensagens foram disparadas com pedidos de transferência financeira via PIX, utilizando a seguinte abordagem: “Queria ver se você tem 588 reais no PIX para fazer um pagamento para mim”, “Estou com dinheiro na conta, mas não estou conseguindo acessar, ia ver se você consegue fazer pelo seu”, “Até as 17:00 horas ou antes já retorno sem falta.” A chave PIX associada ao golpe foi identificada como sendo um CPF.
A vítima, após ter seu WhatsApp clonado, foi impedida de acessar seu próprio número, enquanto os criminosos aproveitavam para tentar ludibriar seus conhecidos com as mensagens fraudulentas.
A Polícia Militar local agiu prontamente, registrando o boletim de ocorrência e orientando a vítima sobre os procedimentos posteriores. A clonagem de aplicativos de mensagens, como o WhatsApp, tem se tornado uma prática recorrente, e a população é alertada para manter a vigilância quanto a possíveis golpes virtuais.
As autoridades policiais recomendam que, em caso de situações semelhantes, as vítimas procurem as delegacias para formalizar denúncias e sigam as orientações para reforçar a segurança digital.
Sempre fique atento a mensagens suspeitas, evite compartilhar informações pessoais e, quando possível, adote medidas adicionais de segurança em suas contas online para prevenir a clonagem e golpes virtuais.
Dois homens enganaram um casal de idosos e aplicaram um golpe dizendo que tinham valores a receber de uma herança e convenceram as vítimas a entregarem dinheiro com a promessa que receberiam uma parte. A situação foi registrada na cidade de Irati nessa quinta-feira (05).
As vítimas disseram que foram abordadas por um homem na rua Trajano Gracia. Na ocasião, ele afirmou que tinha uma herança para receber, mas precisava de ajuda. Logo depois, um outro homem chegou no local e simulou que estava ligando para uma agência bancária para confirmar que tinha direito a receber um valor. Esse homem afirmou que precisava de duas testemunhas para sacar o dinheiro e ofereceu 10% do valor da herança ao casal. Entretanto, ele pediu uma quantia como “garantia”.
Em seguida, as vítimas foram levadas de carro até o local onde residem no interior de Irati e entregaram um valor aos estelionatários. Na sequência, eles seguiram para a área urbana. Quando estavam próximos do bairro Lagoa, um dos golpistas simulou que estava passando mal e parou em um estabelecimento. Ele pediu para as vítimas comprarem água. Depois de retornarem ao estabelecimento, eles perceberam que o Gol havia deixado o local. Somente neste instante, eles perceberam que caíram em um golpe.
A equipe da Polícia Militar foi acionada para atender uma ocorrência de violência doméstica no bairro Rocio. A solicitante relatou que seu filho a teria agredido com socos e tentado atropelá-la com seu veículo por volta das 01 horas dessa sexta-feira (06).
Ao chegar ao local, os policiais avistaram um homem correndo com uma bolsa preta nas mãos, que tentou se esconder no interior da residência. Após ser abordado e submetido a uma busca pessoal, nada de ilícito foi encontrado diretamente com o suspeito.
No entanto, durante a inspeção na casa, os policiais encontraram um pedaço de maconha e cinco buchas da mesma substância, totalizando 30 gramas, em cima de uma mesa no quarto.
Além das drogas, foram apreendidos diversos objetos, incluindo uma grande quantidade de ferramentas, seis aparelhos de celular, R$1.786,30 em espécie e cinco rádios comunicadores. O indivíduo detido não soube explicar a origem dos objetos apreendidos, que foram entregues à 4ª SDP (Seção de Defesa de Proteção).
O suspeito também está sendo investigado em relação a denúncias de tráfico de drogas.
Mulher entrega arma de fabricação artesanal do filho para polícia de Rio Azul
A equipe da Polícia Militar foi acionada após um homem ameaçou os familiares na tarde dessa quinta-feira, 05 de setembro, na localidade da Barra da Cachoeira, no interior de Rio Azul.
Uma irmã do autor disse que ele estava exigindo que ela deixasse a residência e fosse morar em outro lugar. Os policiais estiveram no local e constatou que o autor apresentava sinais de embriaguez. Ele ameaçou a irmã na frente dos policiais.
Já a mãe dele afirmou que o filho tem uma espingarda e optou por representar a situação. Ela entregou a arma de fabricação artesanal para os policiais. Os envolvidos na situação foram encaminhados para a Delegacia de Irati.