Conecte-se conosco

Regional

Secretaria Estadual de Saúde reforça necessidade de doações de sangue para manter estoque no Carnaval

Publicado

em

Estoques diminuem nos feriados, sendo que nestes períodos aumenta a demanda de 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado, especialmente em função da alta no número de traumas. Saúde convoca paranaenses para que agendem a doação.

Os estoques de sangue das 22 unidades do Centro de Hematologia e Hemoterapia do Paraná (Hemepar) diminuem nos feriados, sendo que nestes períodos a demanda de 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos do Estado aumenta, especialmente em função da alta no número de traumas. Para garantir que essa distribuição se mantenha equilibrada, a Secretaria de Estado da Saúde (Sesa) reforça a necessidade de doações de sangue.

“Historicamente a demanda por sangue aumenta nos feriados, devido ao crescimento no número de traumas e por isso convocamos os paranaenses, que são sempre solidários às causas da saúde, para que agendem a sua doação e ajudem a continuar salvando vidas”

secretário estadual da Saúde, Beto Preto.

O Hemepar ressalta que, devido à validade das bolsas de sangue, e também visando um atendimento mais rápido, é importante que os doadores agendem com antecedência. Esse agendamento pode ser feito online. 

DADOS – Em 2023, toda a Rede do Hemepar registrou 189.572 doações, numa média de mais de 15,7 mil doações por mês. Este ano, em janeiro, foram registradas 17.515 doações, e nos quatro primeiros dias de fevereiro, 2.094.

“No processo de doação de sangue são captados em média 450 ml a 470 ml e cada bolsa pode ser fracionada em até quatro hemocomponentes que são as hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que é um plasma fresco congelado. Sendo assim, cada bolsa pode ajudar a salvar até quatro vidas”

diretora do Hemepar, Vívian Patrícia Raksa.

QUEM PODE DOAR – Para doar é preciso ter entre 16 a 69 anos completos, pesar no mínimo 51 quilos, ter boa saúde, estar bem alimentado, hidratado e apresentar um documento de identidade com foto. Os homens podem doar sangue a cada dois meses, quatro vezes ao ano. Já as mulheres, a cada três meses, numa máxima de três doações ao ano.

HEMEPAR – É responsável pela coleta, armazenamento, processamento, transfusão e distribuição de sangue para 384 hospitais públicos, privados e filantrópicos que atuam em todas as regiões do Paraná. É uma entidade sem fins lucrativos e atende à demanda de fornecimento de sangue e hemoderivados do Estado graças às doações dos voluntários.

Confira a programação das unidades do Hemepar para coleta no feriado:

1ª RS – Paranaguá: dias 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

2ª RS – Curitiba: aberto dia 12, 13 e 14

3ª RS – Ponta Grossa: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

4ª RS – Irati: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

5ª RS – Guarapuava: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

6ª RS – União da Vitória: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

7ª RS – Pato Branco: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

8ª RS – Francisco Beltrão: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

9ª RS – Foz do Iguaçu: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

10ª RS – Cascavel: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

11ª RS – Campo Mourão: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

12ª RS – Umuarama: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

13ª RS – Cianorte: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

14ª RS – Paranavaí: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

15ª RS – Maringá: 12 e 13 fechado e dia 14 aberto

16ª RS – Apucarana: 12 e 14 aberto e dia 13 fechado

17ª RS – Londrina: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

18ª RS – Cornélio Procópio: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

19ª RS – Jacarezinho:  12 e 13 fechado, dia 14 aberto

20ª RS – Toledo: 12, 13 e 14 fechado para coleta

21ª RS – Telêmaco Borba: 12 e 13 fechado, dia 14 aberto

22ª RS – Ivaiporã: 12, 13 e 14 fechado para coleta

Fonte: AGÊNCIA ESTADUAL DE NOTÍCIAS

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Homem morre afogado em cachoeira em Rio Azul

Publicado

em

Jovem de 29 anos perdeu a vida após se afogar em cachoeira na localidade de Marumbi dos Ribeiros em Rio Azul na tarde desse domingo (25).

De acordo com informações do Canal 4, a vítima era morador de União da Vitória, identificado como Wagner Monch.

O Corpo de Bombeiros chegou a ser acionado e ao chegar no local o homem já estava sem vida.

O Instituto Médico Legal – IML de União da Vitória foi acionado para recolher o corpo.

Continue Lendo

Regional

Jovem morre em grave acidente na BR-277, em Irati

Publicado

em

Na madrugada deste sábado (24), por volta das 4h da madrugada, o Corpo de Bombeiros de Irati deu atendimento a um grave acidente, do tipo colisão frontal auto x caminhão, na BR-277, trevo secundário, em Irati.

A vítima fatal foi identificada como Fernanda Aparecida Santos, de 27 anos, natural de Fernandes Pinheiro.

Solicitante informou que uma colisão teria resultado em uma vítima presa nas ferragens, possivelmente em óbito.

Ao chegar no local foi constatado a colisão e a vítima em óbito presa nas ferragens do veículo.

Já estavam no local a PRF e DER fazendo a sinalização e controle do trânsito. O local ficou aos cuidados das equipes do DER e PRF e o corpo da vítima foi recolhido ao IML de União da Vitória.

Fonte: Folha de Irati

Continue Lendo

Policial

Em Paula Freitas homem é preso após furtar melancias, agredir casal e tentar roubar um carro

Publicado

em

Durante um patrulhamento rotineiro próximo à Delegacia de Polícia Militar de Paula Freitas, por volta das 19h30min de quinta-feira, 22 de fevereiro, um homem pediu ajuda para os policiais, relatando ter sido vítima de uma tentativa de furto e agressão por parte de um indivíduo.

Segundo o boletim de ocorrência, o solicitante, após chegar do trabalho, estava realizando a manutenção de seu veículo quando foi abordado por um homem que exigia que transportasse algumas melancias furtadas até a cidade de União da Vitória, Paraná. Diante da recusa, o indivíduo ficou alterado, proferindo ameaças de morte contra a vítima, chegando a aplicar um mata leão para imobilizá-lo.

O agressor, então, tomou posse da chave do carro da vítima e tentou fugir ligando o veículo. Contudo, o solicitante conseguiu segurá-lo pelo pescoço, impedindo sua fuga. Durante o tumulto, a esposa do homem correu para ajudá-lo, mas acabou sendo agredida com uma pedra nas costas e uma tijolada no braço.

Após a retirada do agressor do local, a vítima procurou ajuda, e foi neste momento que a equipe policial chegou e se deparou com o autor retornando à residência das vítimas, proferindo novas ameaças. Os policiais agiram prontamente, dando voz de abordagem ao agressor, que foi detido.

Durante a revista pessoal, foi constatado que o homem apresentava sinais de embriaguez, embora nada de ilícito tenha sido encontrado em sua posse. Diante dos fatos, o autor foi preso em flagrante e todas as partes envolvidas foram encaminhadas até a 4ª SDP para que as medidas cabíveis fossem tomadas.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas