Conecte-se conosco

Regional

Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul fecha as portas e suspende todos os atendimentos

Publicado

em

Hospital Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul com as portas fechadas

O dia 7 de fevereiro de 2024 ficará marcado por uma das piores notícias na história da Saúde de São Mateus do Sul. O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes comunicou a suspensão de atividades após o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) romper contrato. Por conta disso, e sem solução em esfera municipal ou estadual, ficando sem dinheiro para pagar insumos, funcionários, médicos plantonistas e demais necessidades do dia a dia para manter as portas abertas e o atendimento.

O ofício 040/2024, desta quarta-feira (7), informa o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná sobre a “suspensão imediata das atividades” do Paulo Fortes. Nem para alimentar os pacientes ou comprar insumos para os médicos atenderem, segundo o documento, o hospital tem dinheiro. Tratativas com gestores municipais e estaduais não evoluíram para encontrar uma solução e evitar fechar as portas.

Uma reunião extraordinária da diretoria foi realizada na noite desta terça-feira (6). Gastos maiores que entrada de dinheiro, desde 2022 e 2023, deixaram a situação financeira com dívidas acumuladas. O urgente reequilíbrio financeiro dos contratos firmados com o Estado e Cisvali seriam a solução, conforme a diretoria. “É com pesar que informamos que, no mesmo dia das deliberações, recebemos o comunicado unilateral de rescisão contratual por parte do Cisvali”, informa a direção.

A decisão unilateral agravou a situação, colocando em risco a continuidade das operações do hospital. Deixando o Paulo Fortes sem condições de pagar desde plantões médicos, como aquisição de insumos, serviços terceirizados e folha de pagamento. Por conta disso, contratos com médicos e terceirizados precisaram ser encerrados. Enquanto os funcionários colocados em aviso prévio.

A medida tem o objetivo principal de evitar, ainda mais, o agravamento das dívidas, possíveis ações judiciais, civis e trabalhistas. Por conta da falta de recursos para cumprir obrigações.

Resposta da Prefeitura – Dentre outras coisas, a garantia é de ninguém ficar desamparado ou sem atendimento. Ao passo que a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, cita o suposto uso de “politicagem barata para mentiras e para colocar medo na nossa população”, num vídeo divulgado logo após a notícia do fechamento das portas do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.

Na declaração, junto de parte da sua equipe de Saúde, Sardanha deu a garantia de quem todos serão atendidos. Citando para isso contatos políticos e uma rede montada para suprir a ausência do Hospital. Inclusive, indicando apoio do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição de São João do Triunfo para possivelmente encaminhar pacientes de São Mateus do Sul.

A Prefeitura reforça estar com todos os seus pagamentos para o Paulo Fortes em dia. Os atendimentos em nível hospitalar, segundo essas declarações feitas, passam pelo Pronto Atendimento que está de portas abertas e estará dando o encaminhamento necessário. Para isso, acordos com hospitais vizinhos estariam estabelecidos.

“O nosso repúdio a toda politicagem suja, usando um fato tão sério que ao invés de virem colaborar com a solução querem fazer show e nós não vamos permitir isso, porque a saúde do nosso munícipe está acima de tudo”, afirmou a prefeita, esbravejando, no vídeo supostamente gravado após a reunião com a equipe, na noite desta quarta-feira (7).

Também, citando o trabalho administrativo e jurídico para solucionar a situação. A declaração parece ser direcionada à direção do Hospital Dr. Paulo Fortes, diante da afirmação feita da “suspensão imediata das atividades”.

Prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, em vídeo resposta a suspensão das atividades do hospital
zaions

Fontes:

Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes fecha as portas e suspende todos os atendimentos – Portal Cultura Sul

Prefeitura de São Mateus do Sul garante atendimento na Saúde e atribui politicagem barata à decisão do hospital – Portal Cultura Sul

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Acidente envolvendo dois veículos em um dos trevos de Rio Azul

Publicado

em

Na tarde dessa quinta-feira, 17 de Outubro, uma colisão foi registrada na BR-153 em um dos trevos de acesso a cidade de Rio Azul.

De acordo com as primeiras informações, a Picape F 75 Willys, fica sem freio, atravessa rodovia e é atingida por Voyage. Populares relataram que houve vítimas que sofreram ferimentos e foram socorridas até o Hospital Municipal.

Vídeo de circulação nas redes sociais. Condutores que estiverem trafegando pela BR 153 devem ficar atentos.

Continue Lendo

Regional

PRC-476 tem trânsito em PARE e SIGA devido a obras de aterramento

Publicado

em

O trecho da PRC-476 na entrada de União da Vitória está operando no sistema de PARE e SIGA devido a obras de aterramento nas margens da rodovia.

O material utilizado no aterramento está sendo retirado do morro próximo ao Ponto do Arco e depositado ao longo dos dois lados da via.

Devido à presença de máquinas operando na pista, é necessário adotar o sistema de PARE e SIGA para garantir a segurança dos motoristas que trafegam pelo local.

Continue Lendo

Regional

Homem morre atropelado pelo próprio caminhão em Rio Negrinho

Publicado

em

As equipes do Corpo de Bombeiros de Rio Negrinho foram acionadas para atender a um acidente de trânsito do tipo atropelamento pelo próprio veículo por volta das 09:56 horas da manhã desta terça-feira (15). Ao chegar ao local, foi confirmada que se tratava de um atropelamento envolvendo um caminhão do tipo cavalo mecânico e carreta.

O cavalo mecânico acabou atropelando a vítima, um homem de 46 anos, que foi encontrado preso sob o rodado traseiro do veículo, já sem sinais vitais e apresentando trauma severo na região do crânio e face. Testemunhas relataram que a vítima estava realizando a manutenção do veículo quando ele se movimentou, atingindo-o e parando ao colidir com o muro de uma residência próxima.

No local, também estava uma mulher de 19 anos, gestante de 17 semanas, que residia em frente ao local do acidente. Ao ouvir o barulho, ela se aproximou e acabou presenciando a cena, ficando em estado de choque e relatando dores na região do abdômen.

Seus sinais vitais foram checados e estavam estáveis; posteriormente, ela foi encaminhada à Fundação Hospitalar Rio Negrinho. Após assegurar a cena, estabilizar o cavalo mecânico e a carreta, a equipe de resgate utilizou um macaco hidráulico para elevar o veículo e retirar o corpo da vítima. O local ficou aos cuidados da Polícia Militar de Santa Catarina (PMSC).

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas