Hospital Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul com as portas fechadas
O dia 7 de fevereiro de 2024 ficará marcado por uma das piores notícias na história da Saúde de São Mateus do Sul. O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes comunicou a suspensão de atividades após o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) romper contrato. Por conta disso, e sem solução em esfera municipal ou estadual, ficando sem dinheiro para pagar insumos, funcionários, médicos plantonistas e demais necessidades do dia a dia para manter as portas abertas e o atendimento.
O ofício 040/2024, desta quarta-feira (7), informa o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná sobre a “suspensão imediata das atividades” do Paulo Fortes. Nem para alimentar os pacientes ou comprar insumos para os médicos atenderem, segundo o documento, o hospital tem dinheiro. Tratativas com gestores municipais e estaduais não evoluíram para encontrar uma solução e evitar fechar as portas.
Uma reunião extraordinária da diretoria foi realizada na noite desta terça-feira (6). Gastos maiores que entrada de dinheiro, desde 2022 e 2023, deixaram a situação financeira com dívidas acumuladas. O urgente reequilíbrio financeiro dos contratos firmados com o Estado e Cisvali seriam a solução, conforme a diretoria. “É com pesar que informamos que, no mesmo dia das deliberações, recebemos o comunicado unilateral de rescisão contratual por parte do Cisvali”, informa a direção.
A decisão unilateral agravou a situação, colocando em risco a continuidade das operações do hospital. Deixando o Paulo Fortes sem condições de pagar desde plantões médicos, como aquisição de insumos, serviços terceirizados e folha de pagamento. Por conta disso, contratos com médicos e terceirizados precisaram ser encerrados. Enquanto os funcionários colocados em aviso prévio.
A medida tem o objetivo principal de evitar, ainda mais, o agravamento das dívidas, possíveis ações judiciais, civis e trabalhistas. Por conta da falta de recursos para cumprir obrigações.
Resposta da Prefeitura – Dentre outras coisas, a garantia é de ninguém ficar desamparado ou sem atendimento. Ao passo que a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, cita o suposto uso de “politicagem barata para mentiras e para colocar medo na nossa população”, num vídeo divulgado logo após a notícia do fechamento das portas do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.
Na declaração, junto de parte da sua equipe de Saúde, Sardanha deu a garantia de quem todos serão atendidos. Citando para isso contatos políticos e uma rede montada para suprir a ausência do Hospital. Inclusive, indicando apoio do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição de São João do Triunfo para possivelmente encaminhar pacientes de São Mateus do Sul.
A Prefeitura reforça estar com todos os seus pagamentos para o Paulo Fortes em dia. Os atendimentos em nível hospitalar, segundo essas declarações feitas, passam pelo Pronto Atendimento que está de portas abertas e estará dando o encaminhamento necessário. Para isso, acordos com hospitais vizinhos estariam estabelecidos.
“O nosso repúdio a toda politicagem suja, usando um fato tão sério que ao invés de virem colaborar com a solução querem fazer show e nós não vamos permitir isso, porque a saúde do nosso munícipe está acima de tudo”, afirmou a prefeita, esbravejando, no vídeo supostamente gravado após a reunião com a equipe, na noite desta quarta-feira (7).
Também, citando o trabalho administrativo e jurídico para solucionar a situação. A declaração parece ser direcionada à direção do Hospital Dr. Paulo Fortes, diante da afirmação feita da “suspensão imediata das atividades”.
Prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, em vídeo resposta a suspensão das atividades do hospital
Carla Cristina da Silva inicia uma nova etapa em sua caminhada de fé ao ingressar na vida religiosa
Aos 19 anos, a jovem Carla Cristina da Silva, natural de Rebouças (PR) e pertencente à Paróquia Senhor Bom Jesus, inicia uma nova e significativa etapa em sua caminhada de fé.
Após um período de discernimento vocacional e acompanhamento espiritual, Carla se prepara para ingressar, no próximo dia 10 de fevereiro, na Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, colocando sua vida nas mãos de Deus.
Desde a infância, a convivência com as religiosas e a vivência ativa na comunidade fortaleceram o desejo de seguir mais de perto o chamado do Senhor. Hoje, com alegria, fé e confiança, ela responde generosamente a esse chamado.
A Diocese de União da Vitória se une em oração por Carla, pedindo que esta nova etapa seja vivida com fidelidade, alegria e profunda entrega à missão.
Informações e imagens: Diocese de União da Vitória / Matéria: Repórter Kiko de Oliveira
Infelizmente, uma das vítimas do grave acidente do tipo engavetamento ocorrido na BR-476 em União da Vitória, não resistiu e veio a óbito. A vítima fatal foi identificada como Mickaela F. Silva Matos, de 27 anos de idade.
Ela estava com seu pai e sua madrasta em um veículo GM Prisma branco com placas de Andirá/PR, que foi esmagado neste engavetamento, sendo que o casal foi socorrido por duas ambulâncias que passavam pelo local, uma destas, da cidade de Paula Freitas, eles sofreram ferimentos moderados, mas estavam conscientes e orientados e levados para o Hospital São Camilo.
Já a jovem Mickaela, ficou presa nas ferragens, teve ferimentos graves, sendo socorrida por bombeiros e equipe do SAMU e encaminhada ao Hospital São Camilo, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
O acidente ocorreu por volta das 14h15min desta quinta-feira (22), quando segundo informações, o tráfego estava lento na rodovia devido a obras na região da Capimar, sendo que desta colisão foram quatro veículos envolvidos: uma Fiat Strada, uma Ford EcoSport, o Prisma e um caminhão VW e nenhuma vítima ficou ferida dos demais veículos a ponto de ter que ficar hospitalizada, exceto claro, as vítimas do Prisma.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para a coleta de dados e confecção do boletim de ocorrência.
A paranaense Isis Rafaelly Valentim tem 7 anos de idade e escuta as músicas sertanejas de Gusttavo Lima desde que estava na barriga da mãe, Aline Rossa Valentim. A família é de Rio Azul, cidade de 14 mil habitantes da região central do estado, e é “fã de carteirinha” do cantor – que realizou um sonho da criança e a presenteou com um cavalo do próprio haras.
Em novembro de 2025, Isis escreveu uma cartinha pedindo um cavalo de presente ao artista. Ela foi entregue durante um show em Ponta Grossa, quando a menina subiu ao palco e reforçou o pedido, dizendo que “não precisava ser dos caros”.
Na oportunidade, Gusttavo Lima prometeu presenteá-la com um filhote de cavalo e a entrega foi feita nesta segunda-feira (19) na sede do haras do “Embaixador”, que fica em Bela Vista de Goiás (GO).
Tanto a promessa, quanto o cumprimento dela foram registradas em vídeo.
“Uma promessa pode mudar destinos! Isis, de apenas 7 anos, sonhou alto no show em Ponta Grossa (PR) e teve seu pedido atendido por Gusttavo Lima. A pequena e sua família deslocaram-se do Sul até Goiás para uma experiência singular: receber de presente uma potra, a nossa querida ‘Dominic’, com pouco mais de 1 ano de vida. A visita ainda contemplou um tour pelo nosso Haras Embaixador, onde puderam conhecer nossa linhagem de campeões bem de pertinho. Agora, a beleza única de Dominic e sua personalidade dócil e encantadora farão parte da história da Ísis”, publicou o haras.
Ao g1, a mãe da menina contou que o presente foi um sonho realizado para a criança. Isis vinha pedindo um cavalo aos pais há meses e decidiu fazer o pedido ao cantor após o pai falar que se ela ganhasse o animal de presente, poderia cuidar dele.
“A gente falou que daria quando ela fosse um pouco maior, mas que se ela ganhasse ajudaríamos a cuidar. Primeiro ela foi pedir ao avô, mas falamos para ele negar… Porém, quando estávamos no hotel antes do show, ela perguntou se poderia escrever uma carta pedindo ao Gusttavo. Falamos que sim, sem imaginar que daria certo – mas quando deu, ficamos muito felizes!”.
A família não trabalha com agronegócio – a mãe é farmacêutica e o pai trabalha com construção civil -, mas tem parentes que possuem animais de fazenda e uma chácara para lazer.
No entanto, a “Dominic” vai ficar em uma chácara de um familiar que fica nos fundos da casa de Isis, de onde ela vai poder ver o cavalo pela janela.
Com informaçõs G1 Campos Gerais e Sul
ReproduçãoCriança escreveu cartinha para o cantor — Foto: Arquivo pessoal