Regional

Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul fecha as portas e suspende todos os atendimentos

Publicado

em

Hospital Dr. Paulo Fortes, de São Mateus do Sul com as portas fechadas

O dia 7 de fevereiro de 2024 ficará marcado por uma das piores notícias na história da Saúde de São Mateus do Sul. O Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes comunicou a suspensão de atividades após o Consórcio Intermunicipal de Saúde do Vale do Iguaçu (Cisvali) romper contrato. Por conta disso, e sem solução em esfera municipal ou estadual, ficando sem dinheiro para pagar insumos, funcionários, médicos plantonistas e demais necessidades do dia a dia para manter as portas abertas e o atendimento.

O ofício 040/2024, desta quarta-feira (7), informa o Conselho Regional de Medicina (CRM) do Paraná sobre a “suspensão imediata das atividades” do Paulo Fortes. Nem para alimentar os pacientes ou comprar insumos para os médicos atenderem, segundo o documento, o hospital tem dinheiro. Tratativas com gestores municipais e estaduais não evoluíram para encontrar uma solução e evitar fechar as portas.

Uma reunião extraordinária da diretoria foi realizada na noite desta terça-feira (6). Gastos maiores que entrada de dinheiro, desde 2022 e 2023, deixaram a situação financeira com dívidas acumuladas. O urgente reequilíbrio financeiro dos contratos firmados com o Estado e Cisvali seriam a solução, conforme a diretoria. “É com pesar que informamos que, no mesmo dia das deliberações, recebemos o comunicado unilateral de rescisão contratual por parte do Cisvali”, informa a direção.

A decisão unilateral agravou a situação, colocando em risco a continuidade das operações do hospital. Deixando o Paulo Fortes sem condições de pagar desde plantões médicos, como aquisição de insumos, serviços terceirizados e folha de pagamento. Por conta disso, contratos com médicos e terceirizados precisaram ser encerrados. Enquanto os funcionários colocados em aviso prévio.

A medida tem o objetivo principal de evitar, ainda mais, o agravamento das dívidas, possíveis ações judiciais, civis e trabalhistas. Por conta da falta de recursos para cumprir obrigações.

Resposta da Prefeitura – Dentre outras coisas, a garantia é de ninguém ficar desamparado ou sem atendimento. Ao passo que a prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, cita o suposto uso de “politicagem barata para mentiras e para colocar medo na nossa população”, num vídeo divulgado logo após a notícia do fechamento das portas do Hospital e Maternidade Dr. Paulo Fortes.

Na declaração, junto de parte da sua equipe de Saúde, Sardanha deu a garantia de quem todos serão atendidos. Citando para isso contatos políticos e uma rede montada para suprir a ausência do Hospital. Inclusive, indicando apoio do Hospital e Maternidade Imaculada Conceição de São João do Triunfo para possivelmente encaminhar pacientes de São Mateus do Sul.

A Prefeitura reforça estar com todos os seus pagamentos para o Paulo Fortes em dia. Os atendimentos em nível hospitalar, segundo essas declarações feitas, passam pelo Pronto Atendimento que está de portas abertas e estará dando o encaminhamento necessário. Para isso, acordos com hospitais vizinhos estariam estabelecidos.

“O nosso repúdio a toda politicagem suja, usando um fato tão sério que ao invés de virem colaborar com a solução querem fazer show e nós não vamos permitir isso, porque a saúde do nosso munícipe está acima de tudo”, afirmou a prefeita, esbravejando, no vídeo supostamente gravado após a reunião com a equipe, na noite desta quarta-feira (7).

Também, citando o trabalho administrativo e jurídico para solucionar a situação. A declaração parece ser direcionada à direção do Hospital Dr. Paulo Fortes, diante da afirmação feita da “suspensão imediata das atividades”.

Prefeita de São Mateus do Sul, Fernanda Sardanha, em vídeo resposta a suspensão das atividades do hospital

Fontes:

Sem dinheiro, Hospital Dr. Paulo Fortes fecha as portas e suspende todos os atendimentos – Portal Cultura Sul

Prefeitura de São Mateus do Sul garante atendimento na Saúde e atribui politicagem barata à decisão do hospital – Portal Cultura Sul

Clique para comentar

As mais Lidas

Sair da versão mobile