Conecte-se conosco

Geral

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

Publicado

em

Concurso unificado: saiba o que o candidato pode e não pode levar

A 20 dias da realização do Concurso Público Nacional Unificado (CPNU), o Ministério da Gestão e da Inovação em Serviços Públicos divulgou nesta segunda-feira (15) orientações sobre o que os candidatos podem e não podem levar no dia da prova, marcada para 5 de maio.

Cartão de confirmação

Ao chegar ao local de prova, o candidato deve apresentar o cartão de confirmação de inscrição, que poderá ser impresso a partir do próximo dia 25 na Página do Candidato.

Documento

Também é preciso apresentar documento de identidade original com foto, de acordo com os mencionados no edital. Não serão aceitas cópias – mesmo que autenticadas.

No caso dos documentos digitais, o candidato deverá acessar o aplicativo no momento da identificação, na entrada da sala. O aplicativo deve ser baixado no celular previamente e pode ser acessado mesmo sem internet.

“Teste antes para se certificar que está funcionando corretamente. Não serão aceitas fotografias do documento, mesmo que estejam na galeria do telefone”, destacou o ministério.

Caneta preta

O candidato deve levar caneta preta de material transparente. Como não será permitido se comunicar durante as provas, a pasta recomenda que os candidatos levem mais de uma caneta.

Roupas e acessórios

No dia da prova, o ministério recomenda o uso de roupas e sapatos confortáveis, já que serão dois turnos de aplicação e o candidato ficará sentado por um longo período de tempo.

Não será permitido o uso de relógio de qualquer natureza. Também é proibido o uso de óculos escuros, chapéu, boné, gorro e protetores auriculares.

Porta-objetos

A Fundação Cesgranrio, responsável pelo certame, vai fornecer envelopes porta-objetos aos candidatos que precisem guardar itens como telefones celulares. O aparelho e eventuais alarmes deverão ficar desligados durante toda prova.

“Os envelopes deverão ser lacrados e identificados antes de o candidato se dirigir à carteira onde fará as provas e deverão ser guardados embaixo da carteira”, ressaltou o ministério.

O candidato só poderá abrir o envelope com seus pertences e ligar o aparelho celular após finalizar a prova e quando já estiver do lado de fora dos locais de exame.

Alimentação

O candidato pode levar alimentos e água no dia da prova. As embalagens dos alimentos devem estar lacradas e as garrafas de água precisam ser transparentes.

Eletrônicos

Conforme o edital, o candidato será eliminado se for constatado, durante as provas, o porte e/ou o uso de aparelhos sonoros, fonográficos, de comunicação ou de registro, eletrônicos ou não, tais como: agendas eletrônicas, gravadores, pendrive, mp3 player, fones de ouvido, chaves com alarme ou com qualquer outro componente eletrônico, relógios de qualquer natureza, telefones celulares e microcomputadores portáteis.

“Os candidatos também serão eliminados se forem surpreendidos, durante as provas, em qualquer tipo de comunicação com outro candidato ou utilizando máquinas de calcular ou similares, livros, códigos, manuais, apostilas, impressos ou anotações”, completou a pasta.

Caderno de provas

Os candidatos não poderão levar o caderno de provas – em nenhum dos turnos.

Tempo de permanência

O tempo mínimo de permanência nos locais de provas em ambos os turnos será de duas horas. O candidato que deixar a sala antes desse prazo será eliminado do concurso.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

PRF apreende mais de 250 kg de maconha em Irati

Publicado

em

Na manhã desta sexta-feira (17 de maio), por volta das 07 horas, policiais rodoviários federais realizavam fiscalização em frente à unidade operacional de Irati, na BR 277, quando foi dada ordem de parada a um veículo VWGol de cor prata e emplacamento de Curitiba.

Quando a equipe se aproximou do veículo, sentiu um forte odor característico de maconha vindo do interior do carro. Posteriormente foram contabilizados 256,6 kg de maconha em forma de tabletes. 

Diante dos fatos, foi dada voz de prisão ao condutor e passageiro, os quais informaram que pegaram o entorpecente no Oeste do Paraná, mas não sabiam qual o nome da cidade e levariam para Curitiba. 

O Conselho Tutelar foi acionado para acompanhar o menor que foi apreendido e encaminhado ileso e sem o uso de algemas. 

A ocorrência foi encaminhada para a Polícia Civil de Irati.

Continue Lendo

Local

São Mateus do Sul registra dois furtos de motocicletas em menos de 24 horas

Publicado

em

A Polícia Militar de São Mateus do Sul registrou dois furtos de motocicletas em diferentes regiões do município. Os casos ocorreram no Centro e no bairro Bom Jesus, com circunstâncias similares, envolvendo pane nos veículos e furto em momentos de distração dos proprietários.

O primeiro furto ocorreu na área central da cidade. A equipe policial foi chamada para atender um chamado de furto de motocicleta próximo a uma conveniência. Segundo o relato do solicitante, ele havia estacionado sua motocicleta por volta das 6h30 da manhã em via pública após a corrente do veículo ter se danificado. Ele foi até sua residência para pegar ferramentas para realizar o conserto, mas ao retornar, por volta das 8h, percebeu que a motocicleta havia sido furtada. A polícia realizou patrulhamento nas proximidades, mas não conseguiu localizar o veículo.

O segundo incidente ocorreu durante a madrugada, por volta das 02h57, no bairro Bom Jesus. O solicitante informou que sua motocicleta apresentou uma pane e, sem conseguir um guincho para a remoção do veículo, foi até um bar próximo para pedir ajuda. Ao retornar, constatou que a motocicleta já não estava mais no local. Novamente, a equipe policial realizou patrulhamento na região, mas sem êxito em localizar a motocicleta.

Continue Lendo

Policial

Homem recebe mensagens ameaçadoras e tenta ser extorquido por WhatsApp em Antônio Olinto

Publicado

em

Na manhã desta quinta-feira (16), às 09h10min, em Antônio Olinto, um cidadão procurou a Polícia Militar para relatar uma tentativa de golpe via WhatsApp. O solicitante recebeu mensagens de um número desconhecido, nas quais o remetente o chamava pelo nome e afirmava saber seu endereço.

O indivíduo, que se apresentou como líder de uma facção criminosa local, enviou mensagens ameaçadoras e realizou uma ligação pelo aplicativo de mensagens. Durante a chamada, o golpista disse: “Preciso de uma ajuda de custo para ir até Antônio Olinto resolver esse perrengue”.

Desconfiado de que se tratava de uma tentativa de golpe, a vítima imediatamente buscou orientação da Polícia Militar. O caso foi registrado como parte dos esforços da polícia para alertar a população sobre a crescente sofisticação e diversidade das fraudes.

A Polícia Militar reforça a importância de os cidadãos estarem atentos a qualquer tipo de mensagem suspeita e recomenda que, ao receberem comunicações ameaçadoras ou incomuns, entrem em contato com as autoridades antes de tomar qualquer ação.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas