A Marinha do Brasil e o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiram alertas para a previsão de ventos fortes e tempestades no estado do Paraná a partir da madrugada desta sexta-feira, 17. Pelo menos 148 municípios paranaenses devem ser afetados pelas condições climáticas adversas.
De acordo com uma nota oficial da Diretoria de Hidrografia e Navegação, a passagem de uma frente fria poderá impactar a faixa litorânea entre Laguna (SC) e Paranaguá (PR). Os ventos, previstos para atingir até 75 km/h na direção sudoeste a sudeste, ocorrerão entre a noite de sexta-feira e a madrugada de domingo (19).
O alerta do Inmet, válido das 1h desta sexta-feira até às 10h de sábado (18), indica perigo potencial de tempestades nas regiões oeste, sudoeste e centro-sul do Paraná, estendendo-se por todo o estado de Santa Catarina e norte do Rio Grande do Sul. As previsões apontam para chuvas de 20 a 30 mm por hora ou até 50 mm por dia, ventos intensos de 40 a 60 km/h e a possibilidade de queda de granizo.
“Em caso de rajadas de vento, não se abrigue debaixo de árvores devido ao risco de quedas e descargas elétricas. Evite estacionar veículos próximos a torres de transmissão e placas de propaganda e não utilize aparelhos eletrônicos ligados à tomada”, alerta o Inmet.
O Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar) informou que uma frente fria se deslocará para o mar entre o norte gaúcho e Santa Catarina na sexta-feira. No Paraná, são esperadas chuvas isoladas, principalmente nas proximidades da divisa com Santa Catarina. As temperaturas deverão se elevar um pouco mais ao norte, enquanto na metade sul a elevação será mais lenta.
Dentro da lista de 148 cidades com alerta de tempestades estão: Mallet, Paulo Frontin, Paula Freitas, União da Vitória, Rio Azul, Rebouças e Irati