A Secretaria da Saúde do Paraná (Sesa) chama a atenção da população para a campanha nacional “Julho Amarelo: mês de luta contra as hepatites virais”. Instituída no Brasil pela Lei nº 13.802/2019, a iniciativa objetiva reforçar as ações de vigilância, prevenção e controle destas doenças. A Sesa alerta para os cuidados com as infecções que atingem o fígado, podendo ser leves, moderadas ou graves, evoluir para a necessidade de transplante e até mesmo levar à morte.
As hepatites virais são divididas entre A, B, C, D e E. As mais comuns são as causadas pelos vírus A, B e C. Elas são contraídas por vírus ou uso de medicamentos, álcool e outras drogas, por doenças autoimunes, metabólicas ou genéticas. A prevenção se dá por meio de vacinação e cuidados básicos de higiene.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS), estima-se que 400 milhões de pessoas em todo o mundo estejam infectadas pelos vírus da hepatite B e C e que apenas uma em cada 20 pessoas com hepatite viral sabe que está doente. Só uma em cada 100 está recebendo tratamento.
Segundo dados da Sesa, ano passado o Paraná registrou 39 casos de hepatite A; 1.161 de hepatite B; 776 do tipo C e 1 caso de hepatite D ou “B+D”, pois um paciente só pode contrair a hepatite D por meio do vírus da hepatite B. Este ano, de janeiro a junho, foram notificados 390 casos de hepatite A; 291 de hepatite B; 243 de hepatite C e 1 caso de hepatite D. Em 2023, 77 pessoas morreram no Estado e este ano já são 32 óbitos em decorrência das infecções. Recentemente a Secretaria Municipal da Saúde de Curitiba (SMS) informou um surto de casos de hepatite A, com registro de 353 infecções e cinco óbitos.
SINTOMAS E DETECÇÃO – Na maioria dos casos, a infecção pelo vírus da hepatite é silenciosa e não apresenta sintomas. Quando presentes, os sinais são cansaço, febre, mal-estar, tontura, náuseas, vômitos, dor abdominal, pele e olhos amarelados, urina escura e fezes claras. Em casos de sintomas ou contato com casos confirmados, a orientação é que a pessoa procure uma unidade de saúde o mais rápido possível.
A detecção dos vírus que causam as hepatites virais é realizada por meio de testagem. Nos casos das hepatites B e C, o Sistema Único de Saúde (SUS) disponibiliza testes rápidos e, para os demais vírus, é recomendado o teste de sorologia, analisado laboratorialmente. “O diagnóstico precoce e o tratamento adequado são fundamentais para evitar o agravamento dessas infecções”, enfatiza o secretário estadual da Saúde, César Neves.
INFECÇÃO E CUIDADOS – As hepatites A e E são transmitidas pelo consumo de água e alimentos contaminados por fezes e estão ligadas às condições precárias de saneamento básico, higiene pessoal, qualidade da água e dos alimentos. Geralmente, essas infecções são benignas e autolimitadas, podendo ser mais brandas em crianças e mais graves em adultos.
As hepatites B, C e D são transmitidas pelo sangue via parenteral, percutânea e vertical (de mãe para filho durante a gravidez, o parto e a amamentação), por relação sexual (sem preservativo), por objetos contaminados (lâminas de barbear, alicates de unha, tesouras e outros objetos como agulhas e seringas) e também por exposição a material biológico contaminado, por exemplo, procedimentos cirúrgicos, odontológicos, hemodiálises, transfusões e endoscopias realizadas sem as normas de biossegurança.
VACINAS – O SUS disponibiliza vacinas contra as hepatites A e B. Já a hepatite C possui medicamentos que permitem sua cura. O Calendário Nacional de Vacinação recomenda uma dose de vacina recombinante contra a hepatite B ao nascer (no máximo até 30 dias após o nascimento) e a continuidade do esquema vacinal com a vacina pentavalente aos dois, quatro e seis meses de idade, além d uma dose de vacina inativada contra a hepatite A aos 15 meses de idade.
Em 2023, Paraná registrou 88,4% de cobertura na vacina da hepatite A; 80,8% na hepatite B e 89,9% da pentavalente. Este ano os dados parciais indicam que as coberturas estão em 83,1%, 81,8% e 89,2%, respectivamente. A meta preconizada pelo Ministério da Saúde para essas vacinas é de, no mínimo, 95%.
Ação coordenada pela 41ª Delegacia Regional de Irati e pela Delegacia de Rebouças contou com o acompanhamento da Vigilância Sanitária e do Ministério Público.
A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 41ª Delegacia Regional de Polícia de Irati e da Delegacia de Polícia de Rebouças, realizou, na data de hoje, a incineração de cerca de 170 quilos de substâncias entorpecentes. Todo o procedimento de destruição do material ilícito foi devidamente acompanhado por fiscais da Vigilância Sanitária e por um representante do Ministério Público, garantindo a lisura, a segurança e a regularidade do processo.
As drogas incineradas são fruto de diversas apreensões efetuadas pelas forças de segurança da região, acumuladas em procedimentos policiais instaurados ao longo do ano de 2026, os quais pendiam de destinação final devidamente autorizada pelo Poder Judiciário.
A eliminação do material atende ao cumprimento definitivo das ordens judiciais e tem papel fundamental na gestão institucional, promovendo o esvaziamento dos depósitos das unidades policiais e garantindo maior segurança e controle na custódia de apreensões.
A PCPR reforça o pedido de colaboração da população com informações que auxiliem no combate ao tráfico de drogas e outros crimes. As denúncias podem ser feitas de forma totalmente anônima pelos telefones 197 (Polícia Civil) ou 181 (Disque-Denúncia).
Um grave acidente de trânsito mobilizou o Corpo de Bombeiros de União da Vitória por volta das 21h13 desta terça-feira. A colisão ocorreu no quilômetro 345 da BR-476, em Paula Freitas, nas proximidades da ponte sobre o Rio Rondinha.
A ocorrência envolveu três veículos: um caminhão, uma Fiat/Strada (com placas de Porto União) e um Fiat Uno. De acordo com informações, o Fiat Uno atingiu primeiramente o rodado do caminhão e, na sequência, colidiu contra a Fiat Strada, que tentou desviar, mas não conseguiu evitar o impacto.
Com a batida, o Fiat Uno pegou fogo e ficou completamente destruído. O condutor do Uno estava inconsciente no interior do automóvel e foi retirado por populares antes que as chamas tomassem conta de todo o veículo. Ele sofreu ferimentos graves e foi socorrido pelos bombeiros, sendo encaminhado de urgência ao Hospital São Camilo, em União da Vitória. Devido aos estragos causados pelo incêndio, não foi possível identificar a placa ou a origem do veículo.
Uma senhora que ocupava a Fiat Strada recebeu atendimento da equipe do SAMU de Paulo Frontin. Ela estava consciente, orientada e sem ferimentos de maior gravidade.
O trânsito no trecho permaneceu totalmente interditado nos dois sentidos, gerando filas de mais de dois quilômetros, enquanto as equipes aguardavam a chegada da Polícia Rodoviária Federal (PRF) para realizar a perícia e orientar a liberação da pista.
Uma Chevrolet S10, de cor prata, saiu da pista e caiu da cabeceira de uma ponte na tarde desta quarta-feira (26), na área rural de Cruz Machado. O incidente aconteceu nas proximidades da ponte da Linha Pinhão.
Segundo as informações disponíveis, a caminhonete acabou saindo da pista e ficando com a parte dianteira às margens do rio. Apesar do impacto e da posição em que o veículo ficou, ninguém ficou ferido.
Populares que estavam nas proximidades auxiliaram na retirada da S10. Para realizar a remoção, foram utilizados um caminhão e outro veículo.
As circunstâncias que provocaram a saída de pista não foram informadas.