Uma espécie de escorpião que não é natural do Paraná foi encontrada recentemente por um morador de São Mateus do Sul. Conhecido como escorpião amarelo, o animal é considerado o mais venenoso da América do Sul.
Segundo a Vigilância Sanitária, o aracnídeo mede aproximadamente 8 centímetros e foi encontrado em uma casa em um bairro próximo à área central de São Mateus do Sul. A Vigilância ainda não conseguiu confirmar a origem do animal, porém a suspeita é de que ele possa ter vindo de outra região do estado, dentro de uma carga, por exemplo.
Em entrevista à RDX, Simone Huk, do Setor de Vigilância e Epidemiologia, informou que as equipes estão investigando o caso para detectar se há novos animais na região em que a espécie foi encontrada. “Nós fizemos uma busca no local aonde o escorpião foi encontrado, mas não encontramos nenhum exemplar, mas seguimos em alerta”, disse.
A Vigilância Sanitária reforçou alguns cuidados para evitar a proliferação do escorpião:
– Manter o quintal limpo;
– Manter o entorno da casa sempre limpo;
– Utilizar uma luva grossa ao manusear lenha e materiais de construção;
– Eliminar baratas e outros tipos de insetos;
– Levantar cobertores e lençóis antes de dormir;
– Verificar botas, botinas e sapatos antes de calçá-los;
– Recolher restos de entulhos, construção, lenha e lixo ao céu aberto.
A picada de escorpião, na maioria das vezes, causa poucos sintomas, como vermelhidão, inchaço e dor no local da picada que dura de algumas horas até dois dias. Entretanto, alguns casos podem ser mais graves, causando sintomas generalizados, como enjoo, vômitos, dor de cabeça, tonturas, espasmos musculares e queda da pressão, suor, palidez, sonolência ou agitação, entre outros. Em casos muito raros, a picada de escorpião pode causar até arritmias e parada cardíaca, havendo, até, risco de morte.
As crianças abaixo de sete anos apresentam maior risco de apresentar sintomas longe do local da picada, como vômito e diarreia, principalmente nas picadas por escorpião-amarelo, que podem levar a casos graves e requerem a aplicação do soro em tempo adequado. Ao encontrar um escorpião ou animal suspeito, a recomendação é de que a coleta seja feita com cuidado, utilizando sempre uma luva grossa e colocando em um vidro fechado.
O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente de trânsito na Rua Guilherme Kantor, esquina com a Rua Paulino Vaz da Silva, em São Mateus do Sul por volta de 21h30min desta sexta-feira (13).
A colisão envolveu um Fiat Uno Way de cor cinza e um VW Gol preto. Segundo informações de populares, o condutor de um dos veículos colidiu contra o outro, que estava estacionado no local.
Um homem de 50 anos sofreu ferimentos leves e foi atendido pela equipe de socorro, sendo encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal. Já o outro envolvido, um homem de 40 anos, saiu ileso.
A prefeitura de São Mateus do Sul confirmou nesta sexta-feira, 13 de junho, por meio de nota que a balsa que opera no Rio Potinga na região da Barra do Potinga estará inoperante temporariamente.
A confirmação veio após vistoria da Marinha Brasileira, determinando a interdição total devido a diversas irregularidades encontradas durante fiscalização.
Segundo a nota, “a Balsa do Porto Potinga, localizada na localidade de Barra do Potinga, estará com seus serviços de transporte fluvial temporariamente paralisados, a partir desta data. A suspensão das atividades ocorrerá por prazo indeterminado e se deve à necessidade de realização de serviços de manutenção corretiva e preventiva, conforme determinação da Marinha do Brasil, visando garantir a segurança dos operadores e dos usuários da balsa”, informaram.
A prefeitura também informou que trabalham de forma diligente para a normalização dos serviços o mais brevemente possível, e pede a compreensão de todos.
Ainda não há previsão para liberação da balsa, o que pode impactar significativamente o deslocamento de moradores da região que dependem do serviço para cruzar o rio.
Na última terça-feira, dia 10, a equipe da 10ª Delegacia Regional de Polícia (DRP) de Mallet marcou presença na 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher, realizada no município de Paulo Frontin.
O evento reuniu autoridades municipais, representantes da educação, saúde, assistência social e membros da sociedade civil, com o objetivo de debater e elaborar propostas de políticas públicas voltadas à garantia e promoção dos direitos das mulheres.
Durante a conferência, os participantes discutiram temas relevantes relacionados à igualdade de gênero, enfrentamento da violência contra a mulher e fortalecimento das redes de apoio.
A presença da equipe da 10ª DRP reforçou o comprometimento das forças de segurança pública com as causas femininas e o trabalho conjunto na construção de uma sociedade mais justa e igualitária.
O encontro também destacou a importância da integração entre os diversos setores da sociedade no combate à desigualdade e à violência de gênero, buscando soluções efetivas e ações concretas que possam refletir no dia a dia das mulheres de Paulo Frontin e região.
A 1ª Conferência Municipal dos Direitos da Mulher representa um importante passo na formulação de políticas públicas sensíveis às necessidades femininas, promovendo o diálogo e o fortalecimento das ações em prol da defesa dos direitos humanos e da cidadania.