Conecte-se conosco

Geral

Bicicletas movidas a combustão devem ter registro e habilitação, diz Polícia Militar

Publicado

em

Além disso, para conduzir bicicletas motorizadas em vias públicas é necessário ter mais de 18 anos e ter a habilitação correspondente a esse veículo, que pode ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Foto: Divulgação.

A Polícia Militar de São Mateus do Sul informou em um comunicado enviado ao Portal RDX na tarde desta segunda-feira (15), que o uso de bicicletas motorizadas em via pública exige habilitação e registro, e que na prática, as bicicletas são vistas como motos adulteradas, e em caso de um policial visualizar, poderá fazer o recolhimento ao pátio. Além disso, as bicicletas motorizadas emitiam ruídos de escapamentos adulterados ou irregulares, infringindo o Código de Trânsito Brasileiro (CTB) ao causar poluição sonora e riscos à saúde auditiva.

A nota foi enviada à RDX após o flagra de manobras perigosas feitas por um grupo de adolescentes na Avenida Ozy Mendonça de Lima, na saída para São João do Triunfo, na manhã do último domingo (14). O local geralmente possui um intenso fluxo de veículos, inclusive de caminhões e carretas que trafegam no sentido à PR-151, situação que coloca em risco de um possível atropelamento ou queda envolvendo os ciclistas.

Confira abaixo o comunicado emitido pela Polícia Militar sobre a utilização de bicicletas motorizadas.

O uso de motores a combustão em bicicletas é necessário habilitação e registro. Na prática, essas bicicletas são como motos adulteradas. Se a viatura policial visualizar, fará o recolhimento para o pátio.

Quais são as regras para uso de bicicletas movidas a gasolina?

Veículo motorizado a combustão interna precisa obedecer algumas especificações, como ter um projeto assinado engenheiro responsável; dependendo da potência do veículo, condutor precisa de habilitação.

De acordo com a Resolução nº 669 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), todo veículo artesanal deve ter um projeto técnico assinado por engenheiro responsável técnico, com formação ou habilitação na área mecânica, conforme regulamentação do respectivo Conselho Regional de Engenharia e Agronomia (Crea) e nos termos das Resoluções do Conselho Federal de Engenharia e Agronomia (Confea).

Além disso, para conduzir bicicletas motorizadas em vias públicas é necessário ter mais de 18 anos e ter a habilitação correspondente a esse veículo, que pode ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH).

Habilitação 

De acordo com a Resolução 996 do Contran aprovada em 2023, veiculos com motor de combustão interna cuja cilindrada não exceda a 50 cm³, limitados a uma velocidade máxima de 50 km/h, agora são equiparados a ciclomotores. 

Nesse caso, os proprietários de bikes motorizadas que se enquadram nessa regra precisam ter mais de 18 anos e habilitação correspondente, que pode ser a Autorização para Conduzir Ciclomotores (ACC) ou a categoria A da Carteira Nacional de Habilitação (CNH). 

Registro e licenciamento

Além disso, de acordo com os artigos 120 e 130 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), todo veículo automotor, articulado, reboque ou semirreboque deve ser registrado e licenciado perante o órgão de trânsito. Portanto, a bike motorizada pode, dependendo de sua potência, ser equiparada a um ciclomotor.

Fonte: RDX

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Local

ALERTA ! Aumentam os casos de gripe e síndromes respiratórias em Mallet e região; Setor Epidemiológico emite alerta

Publicado

em

Mesmo com o aumento das infecções respiratórias, grande parte do público-alvo ainda não buscou a vacina para se proteger

A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet divulgou, nesta semana, novos dados sobre o monitoramento da Influenza e de outras síndromes respiratórias. 

Segundo o boletim atualizado nesta sexta-feira 13 de junho de 2025, o município já registrou 36 coletas de amostras para investigação de Síndrome Respiratória Aguda Grave (SRAG), com a confirmação de 3 casos de Influenza A (H1N1), 4 de Rinovírus, 1 de Vírus Sincicial Respiratório (VSR) e infelizmente 2 óbitos foram registrados relacionados a complicações respiratórias.

Os números locais acompanham o aumento de casos registrado na 4ª Regional de Saúde, que abrange nove municípios da região (Mallet, Irati, Fernandes Pinheiro, Guamiranga, Imbituva, Inácio Martins, Rebouças, Rio Azul e Teixeira Soares).

 De acordo com o boletim regional, já foram contabilizadas 1.016 pessoas com sintomas gripais moderados a graves que realizaram exames.

Desses, 48 foram positivos para Influenza A, 7 para Influenza B e 144 casos confirmados de outros vírus respiratórios, como VSR, adenovírus e rinovírus.

O número de internações também preocupa: são 24 adultos internados em leitos clínicos, 3 crianças em leitos pediátricos e 7 pacientes adultos em unidades de terapia intensiva (UTI). Ao todo, a região já registrou 27 óbitos causados por infecções respiratórias neste ano.

Dados do Setor de Epidemiologia da Secretaria de Saúde de Mallet

Cobertura vacinal ainda abaixo da meta

Um dos principais fatores de preocupação apontados pela Vigilância Epidemiológica é a baixa cobertura vacinal contra a Influenza.

Segundo a enfermeira Franciely Mikos Kovalski, responsável pelo Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet, a procura pela vacina contra a Influenza tem sido considerada muito baixa. No município, a cobertura vacinal está bem aquém da meta, com menos da metade do público-alvo imunizado. A média na 4ª Regional de Saúde, que abrange Mallet e outros municípios da região, também preocupa: apenas 51,17% da população prioritária foi vacinada, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para idosos, gestantes e crianças de até 6 anos.

Em Mallet, até o dia 11 de junho, apenas 48,98% do público-alvo havia recebido a vacina, enquanto a meta estabelecida pelo Ministério da Saúde é de 90% para grupos prioritários como idosos, gestantes e crianças pequenas.“, destacou a enfermeira Fran a reportagem da Studio W.

Foto Arquivos Studio W

Boletim da 4ª Regional de Saúde

Estado de Alerta e medidas preventivas

Diante do cenário, o Governo do Paraná declarou, “Estado de Alerta em Saúde Pública” para enfrentamento da SRAG desde o início de junho. 

A Secretaria Municipal de Saúde de Mallet reforça a importância das medidas de prevenção, principalmente durante os meses de outono e inverno, quando há maior circulação dos vírus respiratórios.

Entre as recomendações estão: intensificar a vacinação, higienizar frequentemente as mãos, evitar contato com pessoas com sintomas gripais, manter ambientes ventilados e, no caso de crianças com sintomas respiratórios, evitar o envio para creches e escolas.

A população também é orientada a buscar atendimento médico diante de sintomas como febre, dor de garganta, tosse, calafrios, dor de cabeça, coriza e mal-estar.

A Vigilância Epidemiológica de Mallet continua monitorando a situação e pede a colaboração de toda a comunidade no cumprimento das medidas preventivas e na adesão à vacinação.

FONTE:

Setor Epidemiológico da Secretaria de Saúde de Mallet

Redaçâo: W NOTÍCIAS/Studio W TV

VEJA A NOTA ORIENTATIVA EMITIDA PELA SECRETARIA DE SAÚDE DE MALLET

Continue Lendo

Local

Polícia Civil deflagra operação contra maus-tratos aos animais em Mallet

Publicado

em

zaions

Delegado Dr. Donizete detalha ações em entrevista exclusiva ao Jornal W Notícias da Studio W TV

Nesta quinta-feira, 12 de junho, a equipe da 10ª Delegacia Regional de Polícia Civil (DRP) de Mallet realizou uma operação voltada ao combate aos crimes de maus-tratos aos animais no município.

A ação contou com o apoio técnico da Prefeitura de Mallet e a participação da Associação Protetora de Animais “Vira Lata Vira Amor”.

Durante a operação, foram verificadas denúncias recebidas pelo setor de investigação, com o objetivo de apurar casos de possíveis maus-tratos, além de orientar os tutores de animais quanto aos cuidados necessários para garantir o bem-estar e a segurança dos bichinhos. A Polícia Civil também destacou a importância da denúncia por parte da população, essencial para que providências legais possam ser tomadas diante de situações de irregularidade.

Em entrevista exclusiva ao programa W NOTÍCIAS, da Studio W TV, o delegado Dr. Donizete de Arruda Gordiano falou sobre o trabalho da PCPR nesses casos e ressaltou a seriedade dos crimes de maus-tratos aos animais, que, segundo ele, podem resultar em prisão em flagrante e são inafiançáveis.

A entrevista completa já está disponível para o público e traz informações detalhadas sobre como a população pode colaborar com as investigações, bem como os procedimentos legais que estão sendo adotados em Mallet e região.

Acompanhe a entrevista completa da Studio W TV para o Jornal W Notícias.

Studio W — Sempre conectada com você!

Continue Lendo

Regional

Acidente de trânsito mobiliza Corpo de Bombeiros em São Mateus do Sul

Publicado

em

Foto: Miguel Bianek/PORTAL RDX.

O Corpo de Bombeiros foi acionado para atender a um acidente de trânsito na Rua Guilherme Kantor, esquina com a Rua Paulino Vaz da Silva, em São Mateus do Sul por volta de 21h30min desta sexta-feira (13).

A colisão envolveu um Fiat Uno Way de cor cinza e um VW Gol preto. Segundo informações de populares, o condutor de um dos veículos colidiu contra o outro, que estava estacionado no local.

Um homem de 50 anos sofreu ferimentos leves e foi atendido pela equipe de socorro, sendo encaminhado ao Pronto Atendimento Municipal. Já o outro envolvido, um homem de 40 anos, saiu ileso.

Foto: Miguel Bianek/PORTAL RDX.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas