A Copel e o Simepar estão na fase final do desenvolvimento de um sistema que faz uso de inteligência artificial para prever impactos de temporais no fornecimento de energia elétrica para os mais de 11 milhões de clientes que a companhia atende no Paraná.
A aplicação se abastece com o histórico de informações das intempéries climáticas captadas pelas estações, satélites e radares meteorológicos do Simepar em todas as regiões paranaenses. No passo seguinte, faz o cruzamento dessas informações com os registros de desligamentos da rede da Copel dos últimos anos. A expectativa é de que o sistema esteja pronto até o início do próximo período de chuvas, que começa em outubro.
Os registros foram divididos em 19 categorias distintas de danos na rede elétrica causados por intempéries. O objetivo é calcular o número aproximado de consumidores que podem ser afetados por uma tempestade que se aproxima e, assim, agir preventivamente, na estratégia e no planejamento de atividades das equipes da Copel para o restabelecimento da energia com a maior rapidez possível.
“Essa é uma ferramenta muito promissora, porque ajuda a companhia a se preparar para restabelecer o fornecimento de energia com mais rapidez em caso de temporais”, avalia o presidente da Copel, Daniel Slaviero.
Ele destaca que a maior incidência de tempestades no Centro-Sul do Brasil é um dos efeitos das mudanças climáticas, o que amplia a relevância do sistema. “Na Copel, estamos empenhados em, por um lado, investir em projetos que minimizem o impacto ao meio ambiente e, por outro, nos prepararmos para, diante do impacto dos fenômenos já existentes, garantir o fornecimento de energia com qualidade à população”.
CRESCE O NÚMERO DE GRANDES TEMPORAIS
Desde 2019, o número de tempestades no Paraná cresceu de maneira inédita, saltando de 12 temporais naquele ano para 24 em 2023. Somente entre outubro e dezembro do ano passado, o Estado foi atingido por 15 tempestades de grandes proporções ao longo de 12 semanas. Em algumas semanas o Paraná sofreu com mais de um evento climático severo.
Nos últimos anos, a incidência de raios também aumentou. Em 2021, foram registrados 406.922 raios no Paraná e, em 2023, 1.064.405, um crescimento de 161%, segundo o Simepar.
Para aprender os padrões das tempestades e indicar onde e como elas podem provocar desligamentos, o sistema de inteligência artificial processa informações sobre diferentes variáveis climáticas e estima potenciais impactos na rede elétrica. Assim, de um lado entram informações sobre rajadas de ventos, raios e intensidade das chuvas. De outro, saem as estimativas sobre os desligamentos e as diferentes causas, como possíveis rompimentos de cabos, avarias em postes e queima de equipamentos, dentre outros.
Ao trabalhar esse conjunto de dados, a aplicação aprende com acertos e erros e, assim, permite à Copel aprimorar a preparação para o atendimento a contingências que afetam os clientes. Além disso, torna possível dimensionar as equipes de forma mais precisa, disponibilizar reforços e organizar a logística necessária para minimizar o impacto da tempestade e, dessa forma, religar a energia com a maior rapidez possível.
O diretor de operação e manutenção da Copel, Júlio Omori, explica que, com a IA, o aplicativo faz hoje em minutos o trabalho que levaria dias até algum tempo atrás. Para obter essa capacidade de processamento, a Copel adquiriu um supercomputador, cedido ao Simepar. “É a tecnologia trabalhando a favor do nosso cliente”, destaca Omori.
PREVISÃO DO NÚMERO DE IMÓVEIS AFETADOS
As informações são disponibilizadas em um portal na internet (com versão para celular), que é acessado pelos profissionais da Copel. Ao analisar os dados fornecidos pelo histórico de tempestades e de desligamentos, o sistema informa sobre o impacto de temporais em curto (1 a 3 horas) e médio (1 a 5 dias) prazos.
A IA indica o número de imóveis que podem ficar sem energia por região, por município e por área de atendimento da Copel. Tudo é apresentado de forma prática e visual, e os técnicos podem acompanhar as regiões mais críticas em um mapa interativo do Paraná.
“Em situações de maior risco, o sistema emite alertas que indicam a previsão do número de consumidores que pode ficar sem energia e a área que será atingida”, explica Marcos Vinícius de Oliveira Cardoso, gerente de pós-operação da companhia e líder do projeto. “Além disso, os alertas apontam se o evento será localizado ou se há possibilidade de alcançar uma área mais ampla”.
Este foi o caso, por exemplo, do dia 21 de março deste ano, data do último temporal de grandes proporções, que acabou por afetar, no conjunto final, mais de 640 mil consumidores em todo o Paraná. Nas vésperas, o sistema alertou para o risco de desligamentos que poderiam afetar no mínimo 450 mil clientes em todas as regiões, dos quais cerca de 100 mil somente no Oeste.
Além de estimar o número de clientes desligados, o sistema também apresenta informações sobre ventos (quantidade de rajadas e a velocidade delas), raios e a sua intensidade e precipitação. Comparando a magnitude dessas intempéries que se aproximam com situações anteriores, a IA calcula o impacto potencial.
PROJETO DE PESQUISA E DESENVOLVIMENTO
O sistema faz parte de um projeto de pesquisa e desenvolvimento (P&D) estruturado pela Copel em conjunto com o Simepar. Ao todo, a companhia está investindo R$ 10,89 milhões, recursos aplicados em duas etapas.
Na primeira fase, realizada entre 2020 e 2022, representantes das duas instituições uniram forças para desenvolver o sistema baseado em inteligência artificial para classificação automática de risco de desligamentos.
Em novembro de 2023, começou a segunda etapa do projeto, em que o sistema é colocado à prova. Seu desempenho é analisado e melhorias estão sendo feitas para que, em breve, ele possa receber, também, informações em tempo real sobre as interrupções de fornecimento de energia e alertas de descargas atmosféricas.
Outras melhorias estão previstas para esta nova etapa. Será possível, por exemplo, analisar desligamentos anteriores e calcular a probabilidade de uma queda de energia específica ter sido causada por um raio, o que pode ajudar a companhia a verificar locais e equipamentos mais vulneráveis.
Também será desenvolvida uma funcionalidade que mostra a aproximação detalhada de tempestades com incidência de raios e permite verificar se esta queda de raios tem chances de atingir a rede elétrica ou algum equipamento específico dela.
Para desenvolver estas ferramentas, a equipe do projeto fez o mapeamento de toda a rede de distribuição da Copel, que conta com mais de 200 mil km em todo o Paraná, identificando trechos específicos e os equipamentos automatizados que ajudam a indicar com precisão o local dos desligamentos.
Doações podem ser agendadas pelo site do Governo do Paraná ou pelo WhatsApp da unidade de Irati
Assessoria 4ª Regional de Saúde
A Unidade de Coleta e Transfusão do Hemepar de Irati está com necessidade de doações de sangue dos tipos O- e O+. O alerta busca mobilizar doadores aptos a comparecerem à unidade e contribuírem para a manutenção dos estoques utilizados no atendimento à população.
As doações de sangue são fundamentais para o funcionamento da rede de saúde, já que o material coletado pode ser utilizado em diferentes situações, como atendimentos de urgência, procedimentos cirúrgicos, tratamentos contínuos e casos em que há necessidade de transfusão. Após a coleta, o sangue passa por testes laboratoriais e é separado em componentes, como concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser destinados a pacientes conforme a necessidade de cada atendimento.
Em Irati, a doação pode ser agendada pelo site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue-Hemepar ou pelo WhatsApp da unidade, no número (42) 3422-6240. A Unidade de Coleta e Transfusão fica na Rua Coronel Gracia, 761, no Centro. O atendimento para coleta ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 15h30, e às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30.
Para doar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto. Também é importante que o doador esteja descansado, alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas anteriores à doação, e hidratado antes do procedimento. A aptidão para a doação é confirmada durante a triagem realizada pela equipe de saúde no dia agendado.
A doação inicia com o cadastro do doador, seguido da triagem clínica e hematológica, coleta de sangue, lanche e hidratação. Durante a triagem, são avaliadas as condições de saúde do candidato à doação, incluindo verificação de hemoglobina, pressão arterial, batimentos cardíacos e peso. Em média, são coletados 450 ml de sangue, com material seguro, esterilizado, de uso único e descartável.
A orientação do Hemepar é que, caso o doador não possa comparecer no horário agendado, faça o cancelamento ou reagendamento, permitindo que outra pessoa utilize o horário disponível. A medida ajuda na organização do atendimento e contribui para que a unidade mantenha o fluxo de doações conforme a capacidade técnica do serviço.
A mobilização é voltada especialmente aos doadores dos tipos O- e O+, que são necessários neste momento. A doação é um ato simples, realizado com acompanhamento da equipe de saúde, e pode contribuir diretamente para o atendimento de pacientes que dependem de transfusão.
Rio Azul realiza audiência pública sobre metas fiscais do segundo quadrimestre de 2026
A Prefeitura de Rio Azul, em conjunto com a Câmara Municipal e a Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, realizará uma Audiência Pública para apresentar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).
A audiência será realizada no dia 30 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.
Durante o encontro, serão apresentados os dados referentes ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2026, permitindo o acompanhamento da execução das metas e das contas públicas municipais.
A população está convidada a participar da audiência. A iniciativa busca ampliar a transparência e possibilitar o acompanhamento, por parte da comunidade, da situação fiscal e da aplicação dos recursos públicos do município.
Rio Azul realiza audiência pública para discutir elaboração do Orçamento Municipal de 2027
A Prefeitura de Rio Azul realizará uma Audiência Pública para apresentar à população as ações previstas para a elaboração do Orçamento Municipal referente ao exercício financeiro de 2027.
O encontro está marcado para o dia 23 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.
Durante a audiência, serão apresentadas informações relacionadas ao planejamento das ações e à elaboração do orçamento para o próximo exercício. A iniciativa busca promover a participação da comunidade nas discussões sobre o planejamento financeiro do município.
A Prefeitura convida toda a população a participar do encontro e contribuir com sugestões e discussões relacionadas às prioridades e ao futuro de Rio Azul.
Categoria esteve presente na 26ª Sessão Ordinária e reivindica respostas sobre Piso Nacional, Plano de Cargos e Salários, avanços e progressões; W Notícias teve acesso a vídeo de encontro realizado durante a campanha eleitoral de 2024
A Educação Municipal de Mallet esteve no centro dos debates durante a 26ª Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores, realizada nesta segunda-feira, dia 14 de setembro. Professores da rede municipal de ensino acompanharam a sessão e levaram ao Legislativo reivindicações relacionadas a compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2024.
Entre os principais pontos levantados pela categoria estão o Piso Nacional do Magistério, o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério e o pagamento de avanços e progressões, além de outros compromissos relacionados à valorização dos profissionais da Educação.
Durante a sessão, o vereador Léo, do PSD, falou sobre um requerimento encaminhado ao Poder Executivo e assinado também por outros vereadores que aderiram à iniciativa. O documento solicita esclarecimentos sobre o Piso Nacional dos Professores e o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério. Segundo o vereador, os assuntos estão relacionados também aos compromissos apresentados durante a campanha eleitoral de 2024.
VEREADOR LÉO FALA SOBRE O REQUERIMENTO
Na sequência, o vereador Léo fez a leitura de trechos de documentos que foram apresentados como Cartas Compromisso relacionadas à Educação durante o período eleitoral. Uma das cartas é apresentada como “Carta Compromisso para Educação do Município de Mallet – Gestão 2025/2028”. O documento afirma que a melhoria da Educação estaria diretamente relacionada à formação, capacitação e valorização dos professores e demais profissionais da área. Entre as mensagens direcionadas aos profissionais da rede municipal está: “Professores: na gestão do Pedro e do Ivo vocês serão vistos, acolhidos e respeitados!”
VEREADOR LÉO LÊ TRECHOS DAS CARTAS COMPROMISSO
Um dos principais pontos que está sendo questionado pelos professores é o compromisso relacionado ao Piso Nacional do Magistério. No documento apresentado durante a campanha, consta o compromisso de discutir e rever o Plano Municipal de Cargos e Salários do Magistério, além de reavaliar e realizar os ajustes necessários para que os professores da rede municipal recebessem, conforme o texto, aquilo que a legislação determina de acordo com o tempo de serviço e a admissão no concurso. Outro ponto mencionado é o pagamento de avanços e progressões, conforme as regras previstas na legislação municipal.
A carta também cita como prioridade a regulamentação da hora-atividade dos professores, com possibilidade de realização em home-office, por opção do profissional.
CARTA COMPROMISSO ELABORADA PELA APP SINDICATOE ASSINADA PELO CANDIDATOPEDRO KOVALTCHUKA PREFEITURA DE MALLET NO DIA 1° DE OUTUBRO DE 2024.
“Se eleito…” – Vídeo de 2024 resgata compromissos com professores que agora cobram respostas em Mallet
O Jornal W Notícias também teve acesso a um vídeo gravado durante um encontro realizado em outubro de 2024, nas dependências do Clube Copérnico, com a presença de professores, representantes da categoria e candidatos à Prefeitura de Mallet. Na ocasião, o então candidato Pedro Kovaltchuk apresentou e leu compromissos relacionados à Educação. Entre os assuntos abordados estavam justamente o Piso Nacional, o Plano de Cargos e Salários e o pagamento dos avanços e progressões.
Na gravação, Pedro afirma que o Piso Nacional seria tratado como um direito dos professores e um dever da administração pública.
Também fala sobre a intenção de rever o Plano Municipal de Cargos e Salários e afirma que, caso eleito, pagaria os avanços e progressões conforme a legislação.
PEDRO KOVALTCHUK APRESENTA A CARTA COMPROMISSO EM 2024
Observação: O vídeo foi gravado originalmente por meio de telefone celular. O Jornal W Notícias realizou melhorias no áudio para facilitar a compreensão das declarações. O conteúdo da gravação foi preservado.
Resposta do Poder Executivo
Durante a sessão da Câmara, o vereador Léo também apresentou aos presentes a resposta encaminhada pelo Poder Executivo ao requerimento apresentado anteriormente. O conteúdo da resposta foi lido durante a sessão.
VEREADOR LÉO LÊ A RESPOSTA DO PODER EXECUTIVO
Professores afirmam que mobilização está apenas começando
Em conversa com o Jornal W Notícias, alguns professores afirmaram que a participação na sessão da Câmara representa um primeiro passo na tentativa de buscar apoio dos vereadores para cobrar respostas e encaminhamentos relacionados às reivindicações da categoria. Segundo os professores ouvidos pela reportagem, a categoria já teria buscado anteriormente respostas junto ao Poder Executivo, mas afirma que as manifestações recebidas até o momento não teriam sido consideradas suficientes. Os profissionais afirmaram ainda que pretendem continuar buscando os caminhos previstos em lei para defender suas reivindicações.
Categoria não descarta paralisação
Os professores também afirmaram ao W Notícias que não descartam novas formas de mobilização caso não haja avanços nas reivindicações apresentadas. Entre as possibilidades mencionadas está uma eventual paralisação das atividades, inclusive com possibilidade de greve.
Até o momento, porém, não há informação de uma paralisação já definida, tratando-se de uma possibilidade levantada pelos profissionais durante as conversas com a reportagem. A discussão agora deve continuar envolvendo representantes dos professores, vereadores e o Poder Executivo Municipal. O principal questionamento apresentado pela categoria está relacionado ao cumprimento dos compromissos assumidos durante a campanha eleitoral de 2024 e à situação atual do Piso Nacional do Magistério, do Plano Municipal de Cargos e Salários e dos avanços e progressões dos professores da rede municipal.
O Jornal W Notícias continuará acompanhando o assunto e dando espaço para as manifestações das partes envolvidas. Esta matéria será atualizada caso sejam apresentados novos documentos, manifestações oficiais ou novos encaminhamentos sobre as reivindicações dos professores.
MATÉRIA E FOTOS: JORNAL W NOTÍCIAS – STUDIO W – VIDEOS: 26º SESSÃO ORDINÁRIA DA CÂMARA DE VEREADORES DE MALLET – VÍDEO REUNIÃO PROFESSORES: ARQUIVO INTERNAUTA.