Mallet General Carneiro Bituruna União da Vitória Porto União Paula Freitas Paulo Frontin Rio Azul Rebouças Irati Fernandes Pinheiro Inácio Martins São Mateus do Sul
Acompanhe um pouco dos registros realizados pela lente do fotógrafo Rafael Diego na edição deste ano.
O município de Rio Azul vem se destacando no cenário esportivo paranaense por meio dos excelentes resultados conquistados por seus atletas de Jiu-Jítsu em importantes competições estaduais realizadas neste mês. Sob a orientação da professora Erica Rosa Machowski, representantes rio-azulenses garantiram títulos e colocações de destaque, consolidando o crescimento da modalidade no município.
Na Copa PMPR de Jiu-Jítsu, realizada em São José dos Pinhais, os atletas Lucas Rodrigues, Olavo Gurski Porochniak, Alan Gabriel Fusverk e Davi César Duda da Luz representaram Rio Azul com excelentes desempenhos. Demonstrando técnica, disciplina e determinação, a equipe conquistou importantes resultados e levou o nome do município ao pódio da competição.
Entre os destaques está o atleta Alan Gabriel Fusverk, que também obteve uma expressiva colocação na Copa PMPR de Jiu-Jítsu. O desempenho reforça o trabalho desenvolvido pela equipe técnica e evidencia a dedicação dos atletas, que vêm colecionando conquistas em competições de alto nível.
Outro grande resultado foi alcançado por Olavo Gurski Porochniak, que conquistou o título de campeão dos Jogos da Juventude – Paraná Combate, na modalidade Jiu-Jítsu, categoria Pesadíssimo. A competição integrou a programação do 6º Paraná Combate, realizado entre os dias 22 e 26 de julho, em Cascavel, reunindo milhares de atletas de diversas regiões do Estado.
Durante a disputa, Olavo superou seus adversários com atuações marcadas pela técnica, disciplina e preparo, garantindo o lugar mais alto do pódio e levando o nome de Rio Azul ao cenário estadual das artes marciais.
As recentes conquistas refletem o trabalho desenvolvido pela professora Erica Rosa Machowski, aliado ao empenho dos atletas, ao apoio das famílias e ao incentivo ao esporte no município. Os resultados também reforçam o potencial do Jiu-Jítsu rio-azulense e servem de incentivo para que novos talentos ingressem na modalidade.
Com títulos, medalhas e participações de destaque, Rio Azul segue fortalecendo sua presença nas principais competições do Paraná, demonstrando que o investimento no esporte e a dedicação de atletas e comissão técnica vêm rendendo importantes frutos.
No último domingo, 26 de abril, foi realizada, na piscina da Clínica Vitaly, em Mallet, a segunda edição do Torneio de Natação Mallet/Rio Azul. O evento também contou com a participação na organização da Aquavita Clínica, do município de Rio Azul, e reuniu nadadores de diferentes idades, além de familiares e amigos que acompanharam as disputas.
A programação foi marcada por uma tarde de competição intensa, com provas disputadas em diversas categorias. Apesar da chuva registrada durante o evento, que acabou limitando o uso da estrutura de brinquedos infláveis montada para o público, o clima não interferiu no desempenho dos atletas, que protagonizaram chegadas acirradas na piscina coberta e aquecida da Clínica Vitaly.
Participaram do torneio nadadores de Mallet, incluindo os distritos de Rio Claro e Dorizon, além de representantes dos municípios de Rio Azul e Paulo Frontin, sendo alunos das duas clínicas e outros nadadores convidados. De acordo com o professor de Educação Física Rafael Rask da Clínica Vitaly, a realização da segunda edição reforça o crescimento da modalidade na cidade. Ele destacou a satisfação em ver o envolvimento dos alunos e a evolução dos atletas, mesmo sendo a natação uma prática pouco desenvolvida no município.
O torneio reforça a importância do incentivo ao esporte na região, promovendo a integração entre municípios e estimulando a prática da natação entre crianças e jovens.
Classificação final por categorias ficou a seguinte:
O Sicredi será patrocinador e naming rights das competições das séries ouro, prata e bronze da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS) Maurício Moreira/Pato Futsal
A temporada terá o apoio da instituição financeira cooperativa em todas as suas divisões masculinas
Com início marcado para o dia 14 de março, o Campeonato Paranaense Sicredi de Futsal 2026 começa uma nova temporada com um importante reforço institucional: o Sicredi será patrocinador e naming rights das competições das séries ouro, prata e bronze da Federação Paranaense de Futebol de Salão (FPFS), ampliando o apoio ao futsal no estado. A iniciativa marca o fortalecimento do vínculo entre a instituição financeira cooperativa e a entidade responsável pela organização das competições estaduais.
Maior instituição financeira do Paraná em número de agências, segundo o Banco Central do Brasil (BACEN), o Sicredi estará ao longo da temporada reforçando o esporte com a maior capilaridade do estado. A FPFS conta com mais de 350 equipes em todo o Paraná, distribuídos entre as séries ouro, prata e bronze masculina, série ouro feminina, além de torneios de acesso e júniores. O ecossistema do Futsal Paranaense reúne mais de mil árbitros profissionais, mais de 8.000 atletas e 310 cidades com jogos agendados.
O patrocínio demonstra o compromisso da instituição financeira cooperativa com o Paraná, proporcionando acesso ao esporte e ao lazer em praticamente todos os municípios do estado. “O futsal faz parte da cultura esportiva do Paraná e mobiliza comunidades inteiras. Para o Sicredi – que tem agências em mais de 85% das cidades do estado – apoiar a modalidade é também uma forma de incentivar o esporte, além de promover lazer e entretenimento em comunidades que, muitas vezes, têm acesso restrito a competições esportivas de alto nível”, destaca o gerente de comunicação e marketing da Central Sicredi PR/SP/RJ, Rogério de Lorenzo Leal.
Para o presidente da Federação Paranaense de Futebol de Salão, Eduardo Vargas, a parceria representa um selo de confiança para a entidade e para a competição. “Estamos falando de uma instituição com credibilidade inquestionável no mercado. Quando o Sicredi se torna parceiro da Federação, ele demonstra que acredita no nosso trabalho e no potencial do futsal paranaense. Essa confiança fortalece não apenas a Federação, mas toda a estrutura da competição e os próprios clubes”, destaca.
Quatorze equipes de todo o Paraná participam da Série Ouro do Campeonato Paranaense Sicredi de Futsal Maurício Moreira/Pato Futsal
Início da temporada
Quatorze equipes participam da da Série Ouro masculina do Campeonato Paranaense Sicredi de Futsal. São elas: Acel Chopinzinho Futsal, Afi Itaipulândia, Ampere Futsal, Cad Guarapuava, Campo Mourão Futsal, Cresol Pluma Dois Vizinhos Futsal, Manoel Ribas Futsal/AERM, Marreco Futsal, Palmas Futsal, Parana Clube Futsal, Pato Futsal, São Miguel Futsal, Sicredi / Levo / Muffatão / Cascavel Futsal e Umuarama Futsal.
Para acompanhar a tabela de jogos de todas as séries, é possível checar datas e horários no link oficial da FPFS. As transmissões serão feitas pelos canais oficiais dos clubes participantes, e streamings autorizados pelas equipes. Já a valoração dos ingressos será decidida individualmente pelos times, podendo variar entre as partidas.
Serviço
Jogos do dia 14/03/2026 – Primeira rodada Série Ouro
Umuarama Futsal x Parana Clube Futsal – Ginásio Amario Vieira da Costa, Umuarama, 19h
O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento de seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. Possui um modelo de gestão que valoriza a participação dos mais de 10 milhões de associados, que exercem o papel de donos do negócio. Com mais de 3 mil agências, o Sicredi está presente fisicamente em todos os estados brasileiros e no Distrito Federal, disponibilizando uma gama completa de soluções financeiras e não financeiras.