O promotor eleitoral da comarca de Rebouças, Antonio Cezar Quevedo Goulart Filho, optou pela confirmação do pedido de cassação do candidato a prefeito de Rio Azul, Vicente Solda (Republicanos). A impugnação foi feita pela Coligação “Pra Frente Rio Azul”, requerendo, em suma, o reconhecimento da inelegibilidade de Vicente Solda. Segundo o pedido, Solda é condenado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.
De acordo com a ação, Vicente, na qualidade de prefeito de Rio Azul, praticou atos de improbidade administrativo, consubstanciados na contratação irregular de Alexandre Burko para o cargo de médico do município, e, ainda, na autorização por serviços que não foram efetivamente prestados. O documento diz que “num primeiro momento não de vislumbrou uma irregularidade desta nova contratação, não fosse o fato de que, na época, já estava publicado o resultado de concurso público para o preenchimento de cargo de médico e Alexandre Burko classificado na segunda posição”.
Resultado disso, Solda e Alexandre Burko foram condenados ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário do município, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil correspondente a 10 (dez) vezes o valor da remuneração de Alexandre Burko e à Vicente o valor correspondente ao triplo do acréscimo patrimonial percebido por Alexandre Burko e proibição de contratação com o poder público pelo período de três anos.
SITUAÇÃO ATUAL DE SOLDA
Os elementos nos autos dão conta que o Tribunal de Justiça do Paraná, órgão colegiado que confirmou a condenação da primeira instância foi publicada em 14 de fevereiro de 2005. Como ainda não transcorreram os oito anos de inelegibilidade, que são contados apenas a partir do integral cumprimento da pena (os autos 0000342-93.2016.8.16.0142 noticiam que Vicente Solda (Republicanos) está cumprindo as penas, após acordo celebrado para pagamento parcelado da multa civil), percebe-se que o impugnado tem empecilho à sua candidatura. Segundo os autos o transitado em julgado ocorreu em 2013, sendo que desta data inicia o pagamento da pena. Em 2017, o documento indica que terminou o pagamento da pena e a partir desta data iniciou-se a contagem dos 8 anos de inelegibilidade que finda em 2025.
O documento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diz que “para qualquer lado que se olhe, portanto, o pedido de registro de candidatura de Vicente Solda não pode ser deferida, sendo certo que se encontra inelegível na forma do art. 1º, inciso I, alínea “l”, da Lei Complementar 64/1990”.
Ainda, o final do mesmo documento expõe que “a 62ª Zona Eleitoral do Paraná, se manifesta favoravelmente à representação, para o INDEFERIMENTO do Registro de Candidatura de VICENTE SOLDA para o cargo de prefeito de Rio Azul”.
O deferimento da candidatura de Vicente Solda (Republicanos), deverá ainda ser julgado pelo juiz eleitoral da comarca nos próximos dias. O prazo da defesa já foi concluído e agora o juiz Drº James Byron Weschenfelder Bordignon solicitou que a defesa comprove o pagamento da pena para então apurar o prazo da inelegibilidade. Como o prazo da substituição de candidato é dia 16, espera-se que a sentença seja emitida antes desta data.
Carla Cristina da Silva inicia uma nova etapa em sua caminhada de fé ao ingressar na vida religiosa
Aos 19 anos, a jovem Carla Cristina da Silva, natural de Rebouças (PR) e pertencente à Paróquia Senhor Bom Jesus, inicia uma nova e significativa etapa em sua caminhada de fé.
Após um período de discernimento vocacional e acompanhamento espiritual, Carla se prepara para ingressar, no próximo dia 10 de fevereiro, na Congregação das Irmãs Franciscanas da Sagrada Família de Maria, colocando sua vida nas mãos de Deus.
Desde a infância, a convivência com as religiosas e a vivência ativa na comunidade fortaleceram o desejo de seguir mais de perto o chamado do Senhor. Hoje, com alegria, fé e confiança, ela responde generosamente a esse chamado.
A Diocese de União da Vitória se une em oração por Carla, pedindo que esta nova etapa seja vivida com fidelidade, alegria e profunda entrega à missão.
Informações e imagens: Diocese de União da Vitória / Matéria: Repórter Kiko de Oliveira
Infelizmente, uma das vítimas do grave acidente do tipo engavetamento ocorrido na BR-476 em União da Vitória, não resistiu e veio a óbito. A vítima fatal foi identificada como Mickaela F. Silva Matos, de 27 anos de idade.
Ela estava com seu pai e sua madrasta em um veículo GM Prisma branco com placas de Andirá/PR, que foi esmagado neste engavetamento, sendo que o casal foi socorrido por duas ambulâncias que passavam pelo local, uma destas, da cidade de Paula Freitas, eles sofreram ferimentos moderados, mas estavam conscientes e orientados e levados para o Hospital São Camilo.
Já a jovem Mickaela, ficou presa nas ferragens, teve ferimentos graves, sendo socorrida por bombeiros e equipe do SAMU e encaminhada ao Hospital São Camilo, mas infelizmente não resistiu aos ferimentos e veio a falecer.
O acidente ocorreu por volta das 14h15min desta quinta-feira (22), quando segundo informações, o tráfego estava lento na rodovia devido a obras na região da Capimar, sendo que desta colisão foram quatro veículos envolvidos: uma Fiat Strada, uma Ford EcoSport, o Prisma e um caminhão VW e nenhuma vítima ficou ferida dos demais veículos a ponto de ter que ficar hospitalizada, exceto claro, as vítimas do Prisma.
A Polícia Rodoviária Federal esteve no local para a coleta de dados e confecção do boletim de ocorrência.
A paranaense Isis Rafaelly Valentim tem 7 anos de idade e escuta as músicas sertanejas de Gusttavo Lima desde que estava na barriga da mãe, Aline Rossa Valentim. A família é de Rio Azul, cidade de 14 mil habitantes da região central do estado, e é “fã de carteirinha” do cantor – que realizou um sonho da criança e a presenteou com um cavalo do próprio haras.
Em novembro de 2025, Isis escreveu uma cartinha pedindo um cavalo de presente ao artista. Ela foi entregue durante um show em Ponta Grossa, quando a menina subiu ao palco e reforçou o pedido, dizendo que “não precisava ser dos caros”.
Na oportunidade, Gusttavo Lima prometeu presenteá-la com um filhote de cavalo e a entrega foi feita nesta segunda-feira (19) na sede do haras do “Embaixador”, que fica em Bela Vista de Goiás (GO).
Tanto a promessa, quanto o cumprimento dela foram registradas em vídeo.
“Uma promessa pode mudar destinos! Isis, de apenas 7 anos, sonhou alto no show em Ponta Grossa (PR) e teve seu pedido atendido por Gusttavo Lima. A pequena e sua família deslocaram-se do Sul até Goiás para uma experiência singular: receber de presente uma potra, a nossa querida ‘Dominic’, com pouco mais de 1 ano de vida. A visita ainda contemplou um tour pelo nosso Haras Embaixador, onde puderam conhecer nossa linhagem de campeões bem de pertinho. Agora, a beleza única de Dominic e sua personalidade dócil e encantadora farão parte da história da Ísis”, publicou o haras.
Ao g1, a mãe da menina contou que o presente foi um sonho realizado para a criança. Isis vinha pedindo um cavalo aos pais há meses e decidiu fazer o pedido ao cantor após o pai falar que se ela ganhasse o animal de presente, poderia cuidar dele.
“A gente falou que daria quando ela fosse um pouco maior, mas que se ela ganhasse ajudaríamos a cuidar. Primeiro ela foi pedir ao avô, mas falamos para ele negar… Porém, quando estávamos no hotel antes do show, ela perguntou se poderia escrever uma carta pedindo ao Gusttavo. Falamos que sim, sem imaginar que daria certo – mas quando deu, ficamos muito felizes!”.
A família não trabalha com agronegócio – a mãe é farmacêutica e o pai trabalha com construção civil -, mas tem parentes que possuem animais de fazenda e uma chácara para lazer.
No entanto, a “Dominic” vai ficar em uma chácara de um familiar que fica nos fundos da casa de Isis, de onde ela vai poder ver o cavalo pela janela.
Com informaçõs G1 Campos Gerais e Sul
ReproduçãoCriança escreveu cartinha para o cantor — Foto: Arquivo pessoal