Conecte-se conosco

Regional

PM natural de Cruz Machado, salva criança em Jaraguá do Sul

Publicado

em

Na última sexta-feira, 13 de setembro, um policial militar de folga salvou a vida de um bebê de um ano e nove meses em Jaraguá do Sul. O cabo Daniel Guth Alvarez estava em casa com sua filha de três meses quando ouviu os gritos desesperados de sua vizinha, que segurava o pequeno Matias, desacordado e convulsionando.

Em relato, o cabo Daniel contou que, naquele dia, estava prestes a sair para resolver assuntos pessoais, mas decidiu ficar em casa para cuidar de sua filha a pedido de sua esposa. Pouco depois, ouviu os gritos vindos da casa da vizinha, e, sem conseguir entender o que havia acontecido de imediato, o policial foi surpreendido ao receber o bebê por cima do muro, entregue pela mãe em pânico.

Guth iniciou imediatamente os procedimentos de desobstrução das vias aéreas do bebê, que aparentava estar sufocado, possivelmente devido a um episódio de afogamento com leite. Apesar das manobras iniciais, Matias não reagia e começou a convulsionar. O bebê também apresentava febre alta, causada pelo nascimento de dentes.

Após minutos de intensa tentativa de reanimação, Matias começou a mostrar sinais de melhora. A mãe, ainda muito abalada, acionou o Corpo de Bombeiros, mas foi o pai, que estava trabalhando, quem chegou primeiro e levou o filho ao hospital.

Graças à rápida e precisa intervenção do cabo Guth, Matias foi atendido no hospital sem apresentar sequelas. Os exames realizados indicaram que a convulsão foi provocada pela febre alta, e o bebê agora está fora de perigo.

Daniel Guth destacou a importância do treinamento recebido na Polícia Militar para situações de resgate e primeiros socorros, e expressou sua gratidão por ter conseguido manter a calma em um momento tão crítico.

Daniel é natural de Cruz Machado, e morou por muito tempo em União da Vitória, de onde saiu em 2008 para ingressar na Polícia Militar. Ele está na corporação há 17 anos.

“Fico feliz de poder aplicar o que aprendi e ajudar o pequeno Matias. Tenho muita fé em Deus, e acredito que tudo aconteceu como deveria naquele dia. Deus proporcionou que eu não saísse, que minha mulher saísse, fosse com o carro, eu ficasse em casa, e conseguisse rapidamente ali ajudar o pequeno Matias”, disse o cabo emocionado.

A atitude do policial foi amplamente elogiada por colegas de trabalho e pela comunidade, que reconheceu a importância de sua ação rápida e eficaz.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Doação de sangue! Hemepar de Irati alerta para necessidade de sangue dos tipos O- e O+

Publicado

em

Doações podem ser agendadas pelo site do Governo do Paraná ou pelo WhatsApp da unidade de Irati

Assessoria 4ª Regional de Saúde

A Unidade de Coleta e Transfusão do Hemepar de Irati está com necessidade de doações de sangue dos tipos O- e O+. O alerta busca mobilizar doadores aptos a comparecerem à unidade e contribuírem para a manutenção dos estoques utilizados no atendimento à população.

As doações de sangue são fundamentais para o funcionamento da rede de saúde, já que o material coletado pode ser utilizado em diferentes situações, como atendimentos de urgência, procedimentos cirúrgicos, tratamentos contínuos e casos em que há necessidade de transfusão. Após a coleta, o sangue passa por testes laboratoriais e é separado em componentes, como concentrado de hemácias, plaquetas, plasma e crioprecipitado, que podem ser destinados a pacientes conforme a necessidade de cada atendimento.

Em Irati, a doação pode ser agendada pelo site https://www.saude.pr.gov.br/Pagina/Doacao-de-Sangue-Hemepar ou pelo WhatsApp da unidade, no número (42) 3422-6240. A Unidade de Coleta e Transfusão fica na Rua Coronel Gracia, 761, no Centro. O atendimento para coleta ocorre às segundas, quartas e sextas-feiras, das 13h às 15h30, e às terças e quintas-feiras, das 8h às 10h30.

Para doar, é obrigatório apresentar documento oficial com foto. Também é importante que o doador esteja descansado, alimentado, evitando alimentação gordurosa nas quatro horas anteriores à doação, e hidratado antes do procedimento. A aptidão para a doação é confirmada durante a triagem realizada pela equipe de saúde no dia agendado.

A doação inicia com o cadastro do doador, seguido da triagem clínica e hematológica, coleta de sangue, lanche e hidratação. Durante a triagem, são avaliadas as condições de saúde do candidato à doação, incluindo verificação de hemoglobina, pressão arterial, batimentos cardíacos e peso. Em média, são coletados 450 ml de sangue, com material seguro, esterilizado, de uso único e descartável.

A orientação do Hemepar é que, caso o doador não possa comparecer no horário agendado, faça o cancelamento ou reagendamento, permitindo que outra pessoa utilize o horário disponível. A medida ajuda na organização do atendimento e contribui para que a unidade mantenha o fluxo de doações conforme a capacidade técnica do serviço.

A mobilização é voltada especialmente aos doadores dos tipos O- e O+, que são necessários neste momento. A doação é um ato simples, realizado com acompanhamento da equipe de saúde, e pode contribuir diretamente para o atendimento de pacientes que dependem de transfusão.

Continue Lendo

Regional

Rio Azul terá duas audiências públicas para discutir metas fiscais e Orçamento de 2027

Publicado

em

Rio Azul realiza audiência pública sobre metas fiscais do segundo quadrimestre de 2026

A Prefeitura de Rio Azul, em conjunto com a Câmara Municipal e a Comissão Permanente de Finanças, Orçamento e Tomada de Contas, realizará uma Audiência Pública para apresentar e avaliar o cumprimento das Metas Fiscais previstas na Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO).

A audiência será realizada no dia 30 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.

Durante o encontro, serão apresentados os dados referentes ao segundo quadrimestre do exercício financeiro de 2026, permitindo o acompanhamento da execução das metas e das contas públicas municipais.

A população está convidada a participar da audiência. A iniciativa busca ampliar a transparência e possibilitar o acompanhamento, por parte da comunidade, da situação fiscal e da aplicação dos recursos públicos do município.

Rio Azul realiza audiência pública para discutir elaboração do Orçamento Municipal de 2027

A Prefeitura de Rio Azul realizará uma Audiência Pública para apresentar à população as ações previstas para a elaboração do Orçamento Municipal referente ao exercício financeiro de 2027.

O encontro está marcado para o dia 23 de setembro de 2026, às 14h, no Plenário da Câmara Municipal de Rio Azul, localizado na Rua Getúlio Vargas, nº 250.

Durante a audiência, serão apresentadas informações relacionadas ao planejamento das ações e à elaboração do orçamento para o próximo exercício. A iniciativa busca promover a participação da comunidade nas discussões sobre o planejamento financeiro do município.

A Prefeitura convida toda a população a participar do encontro e contribuir com sugestões e discussões relacionadas às prioridades e ao futuro de Rio Azul.

Continue Lendo

Policial

PCPR prende um acusado por furto qualificado e outro investigado por descumprimento de medidas protetivas na região de Irati

Publicado

em


A Polícia Civil do Paraná (PCPR), por meio da 41ª Delegacia Regional de Polícia de Irati, realizou duas prisões distintas em cumprimento a mandados de prisão preventiva expedidos pelo Poder Judiciário.

A primeira prisão ocorreu no início da tarde, quando um homem de 26 anos compareceu e apresentou-se espontaneamente na unidade policial. Contra ele, havia uma ordem de prisão preventiva em aberto pelas práticas do crime de furto qualificado cometido em 03/08/2026, na região central de Irati/PR.

O coautor do referido delito patrimonial já se encontrava recolhido no sistema prisional, tendo sido preso pelas equipes policiais no dia 21 de agosto, na localidade de Caratuva, área rural deste município. Ambos já foram denunciados pelo Ministério Público, respondendo a ação penal atualmente.



Na segunda ação realizada nesta data, os policiais civis deslocaram-se até o município vizinho de Fernandes Pinheiro para dar cumprimento a mandados de prisão preventiva e de busca e apreensão domiciliar em desfavor de um homem de 42 anos.

O indivíduo é investigado pelos crimes de ameaça e descumprimento de medidas protetivas de urgência no âmbito da violência doméstica contra a ex-mulher, cometidos em 02/09/2026, no município de Irati.

Destaca-se que o suspeito já cumpria pena em regime semiaberto harmonizado com monitoramento eletrônico, com condenação pelo crime de receptação.

Durante as diligências no imóvel, foi apreendido um aparelho celular, o qual passará por perícia técnica para subsidiar o inquérito policial.

Ambos os detidos foram encaminhados à custódia da Polícia Penal, onde permanecem à disposição da Justiça.

A PCPR reforça o pedido de colaboração da população com informações que auxiliem na elucidação e repressão de crimes na região. Denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos números 197 da Polícia Civil ou 181 do Disque-Denúncia.


Fonte e Fotos: PCPR/Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas