Durante patrulhamento da equipe ROTAM da Polícia Militar pelo bairro São Brás em União da Vitória por volta das 17h30min dessa sábado (02), quando visualizou um indivíduo em atitude suspeita que tentou se desfazer de um objeto ao perceber a presença policial.
Foi realizada a abordagem. Após autorização do responsável pelo imóvel, foi realizada busca domiciliar, onde foram localizadas uma certa quantia de substância análoga à cocaína, uma balança de precisão e dinheiro em espécie.
O abordado admitiu que armazenava e comercializava o entorpecente. Diante dos fatos, foi preso e encaminhado à 4ª Subdivisão Policial junto ao material apreendido.
A Polícia Militar cumpriu, nesta segunda-feira (2), dois mandados judiciais expedidos por varas da comarca de União da Vitória, em ações distintas realizadas em municípios da região. As ordens foram determinadas pelo Poder Judiciário e envolveram processos de natureza criminal, conforme informações oficiais.
A primeira ocorrência foi registrada no período da manhã, por volta das 9h30, em União da Vitória, quando a equipe policial deu cumprimento a um mandado de busca e apreensão domiciliar, juntamente com um mandado de internação provisória expedido pela Vara da Infância e Juventude da cidade. A decisão judicial refere-se a atos infracionais que, em tese, são equiparados aos crimes de tráfico de drogas e desobediência.
No endereço indicado pela Justiça, os policiais localizaram o adolescente alvo da decisão. Ele foi informado sobre o teor do mandado e sobre a determinação de internação provisória, sendo conduzido posteriormente à delegacia para a realização dos procedimentos legais cabíveis, conforme prevê o Estatuto da Criança e do Adolescente.
Já no período da tarde, por volta das 16h, a equipe policial da cidade de Cruz Machado cumpriu um mandado de busca, apreensão e internação expedido pela Vara da Família de União da Vitória. A ordem judicial está relacionada a um processo cujo assunto principal é crime, segundo o boletim de ocorrência, de estupro de vulnerável.
No local indicado, o indivíduo foi localizado em sua residência e devidamente informado sobre o conteúdo do mandado judicial. Por se tratar de um homem maior de idade, ele foi conduzido à delegacia para os procedimentos legais, ficando à disposição das autoridades competentes.
Uma ocorrência de possível agressão envolvendo um menor foi registrada na tarde de segunda-feira (2), em Rio Azul. O caso foi comunicado à Polícia Militar por uma mulher que compareceu ao destacamento acompanhada do filho, de 11 anos.
De acordo com o relato apresentado, o pai da criança, com quem a mulher está em processo de divórcio, teria ido até a residência e tentado retirar um objeto do interior do imóvel. Durante a situação, ao tentar impedir a ação, o menino teria sido agredido pelo pai.
Após o ocorrido, o homem deixou o local antes da chegada da polícia. A vítima e a responsável procuraram atendimento no destacamento para registrar a situação.
Conforme informado pela Polícia Militar, a mulher recebeu orientações sobre os procedimentos legais cabíveis, incluindo as medidas que podem ser adotadas junto aos órgãos competentes. O caso deverá ser apurado pelas autoridades responsáveis.
Um homem foi preso na tarde deste sábado, 31 de janeiro, após uma ocorrência de ameaça e violência doméstica, registrada na Vila Ester, no município de Rebouças.
De acordo com informações repassadas pela Polícia Militar, a equipe foi acionada por volta das 16h45, após relatos de que um indivíduo, já conhecido das forças de segurança, estaria ameaçando os próprios pais, exigindo dinheiro para a compra de drogas.
Diante da gravidade da situação e do risco de fuga, os policiais solicitaram apoio da equipe de Patrulha Rural e realizaram um cerco na residência, uma vez que o suspeito costuma evadir-se pela mata para evitar a prisão. Ao perceber a presença policial, o homem tentou fugir, sendo contido com o uso de dispositivo de condução elétrica (taser), já que não acatava as ordens e oferecia resistência.
Ainda conforme a polícia, o indivíduo apresentava comportamento extremamente agressivo, desferindo chutes e socos contra os policiais, o que tornou necessária a utilização de algemas, em conformidade com a Súmula Vinculante nº 11 do Supremo Tribunal Federal. Ele apresentava sinais visíveis de uso de entorpecentes, como agitação, agressividade e olhos avermelhados e arregalados.
Durante o atendimento da ocorrência, a mãe do suspeito demonstrou preocupação e solicitou que o filho fosse liberado, relatando o desejo de que ele seja internado para tratamento. O casal afirmou ainda que não sabe mais como lidar com a situação, pois o filho frequentemente os ameaça e exige dinheiro para comprar drogas, além de já ter cometido agressões em outras ocasiões.
Após a prisão, o homem foi encaminhado para a realização de laudo de lesão corporal, assim como as vítimas. Em seguida, todas as partes foram conduzidas à Delegacia da Polícia Civil de Irati, onde o caso foi apresentado para as providências cabíveis por parte da autoridade judiciária.A Polícia Militar ressaltou que o autor já possui diversos registros de atendimentos semelhantes, sendo recorrente sua tentativa de fuga para evitar a prisão, o que dificulta a ação das equipes.
Informações: 8ª CIA DA PMPR – APOIO DO REPÓRTER KIKO DE OLIVEIRA