Conecte-se conosco

Policial

Alerta! Entenda como funciona o ‘golpe do silêncio’ aplicado pelo telefone

Publicado

em

A Polícia Civil está alertando para um novo golpe na praça, aplicado através do telefone.

O golpista liga para a pessoa e permanece em silêncio, apenas gravando a voz da vitima que, via de regra, começa a falar palavras como “alô” e “quem fala?”.

Bastam três segundos de fala para os golpistas clonarem a voz da vítima, que será usada para se passar pela pessoa e pedir dinheiro a parentes e amigos, além de fazer empréstimos.

Para combater o golpe da ligação silenciosa (e o uso de deepfake para gravação de voz e rosto), a Polícia Civil de São Paulo, onde o golpe já é comum, recomenda que não se fale nada ao atender um número desconhecido, evitando o “alô” ou o “sim”.

Essa prática impede que a voz da vítima seja gravada para ser usada por inteligência artificial. Se você desconfiar de uma ligação, desligue e denuncie o número pelo Disque Denúncia (181).

O golpe funciona assim:

  1. 1 – Criminosos realizam chamadas silenciosas, muitas vezes com números como sendo da Polícia Civil. 
  2. 2 – Ao atender e responder com um “sim”, a gravação da voz pode ser usada para criar um deepfake, um clone da sua voz. 
  3. 3 – Essa voz clonada pode ser usada para enganar familiares ou amigos, pedindo dinheiro em nome da vítima. 
  4. 4 – Os dados pessoais para esses golpes são frequentemente obtidos de vazamentos de dados de farmácias, programas de fidelidade de supermercados e lojas online. 

O que fazer se for vítima:

  • Não confirme nada: ao atender a ligação. Desligue o aparelho.
  • Denuncie: a ligação e o número pelo site: webdenuncia.sp.gov.br.
  • Acesse o site da Polícia Civil: e faça uma denúncia.
  • Registra um Boletim de Ocorrência: em uma delegacia ou pela internet, no site da Delegacia Eletrônica.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Polícia Civil conclui investigação sobre acidente fatal em Irati

Publicado

em

A Polícia Civil encerrou o inquérito que investigava o acidente de trânsito ocorrido na madrugada de 23 de maio, no centro de Irati, que resultou na morte de um motociclista de 21 anos e deixou uma jovem de 18 anos ferida. O procedimento foi encaminhado ao Ministério Público e ao Poder Judiciário após o indiciamento do motorista de um caminhão, de 58 anos.

As investigações apontam que o acidente aconteceu por volta das 3h30, no cruzamento das ruas Antônio Cândido Cavalin e Lino Esculápio. Conforme a apuração policial, o caminhão realizava uma conversão à esquerda quando houve o cruzamento da trajetória da motocicleta.

Com a pista molhada em razão da garoa, o condutor da moto tentou evitar a colisão, mas perdeu o controle do veículo. A motocicleta deslizou sob os eixos do caminhão, provocando a morte do jovem ainda no local. A passageira sofreu ferimentos e foi socorrida por equipes de emergência, recebendo alta após atendimento médico.

Durante a investigação, a Polícia Civil também apurou que o motorista do caminhão deixou o local sem prestar socorro. Ele foi localizado posteriormente pela Polícia Militar no município de General Carneiro.

Diante dos elementos reunidos ao longo da apuração, o caminhoneiro foi indiciado pelos crimes de homicídio culposo, lesão corporal culposa e fuga do local do acidente. A autoridade policial chegou a solicitar sua prisão preventiva, mas o pedido foi negado pela Justiça, sob o entendimento de que o caso envolve crimes culposos de trânsito.

Com a conclusão do inquérito, caberá agora ao Ministério Público analisar as provas reunidas e decidir sobre o eventual oferecimento de denúncia à Justiça.

Continue Lendo

Policial

Ação conjunta apreende drogas, arma artesanal e recupera objetos furtados em Irati

Publicado

em

Uma ação conjunta das equipes policiais resultou na apreensão de drogas, uma arma de fabricação artesanal e na recuperação de objetos relacionados a um furto anterior em Irati.

Conforme a Polícia Militar, após denúncia anônima sobre tráfico de drogas, foi realizada vigilância em uma residência onde havia intensa movimentação de pessoas.

Durante a abordagem, um usuário foi flagrado com uma porção de crack e confirmou ter adquirido a droga no imóvel monitorado. Em seguida, os policiais realizaram buscas na residência, onde apreenderam maconha, um pé da planta, dinheiro, celulares, materiais utilizados para embalar entorpecentes e uma arma artesanal.

Ainda durante as diligências, objetos ligados a um boletim de ocorrência anterior foram encontrados em outro endereço, após autorização para buscas.

Todos os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia Civil, juntamente com os materiais apreendidos e recuperados, para os procedimentos cabíveis.

Da redação: Portal Irati / Foto: 8ª CIPM

Continue Lendo

Policial

Homem é preso após suspeita de importunação sexual em alojamento de empresa de irati

Publicado

em

Um homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Irati na noite de terça-feira, 9, após uma ocorrência de importunação sexual registrada na região central da cidade.

De acordo com a Polícia Militar, a vítima, que também trabalha no local, contou que estava saindo do banho quando percebeu que era observada por um colega de trabalho do lado de fora do alojamento. Segundo o relato, a situação durou tempo suficiente para causar constrangimento e, em seguida, o homem teria corrido em sua direção, fazendo com que ela buscasse abrigo em outro alojamento.

A equipe policial localizou o suspeito em sua barraca. Conforme a PM, nada de ilícito foi encontrado durante a abordagem, mas o homem apresentava sinais de possível uso de drogas e não conseguiu explicar o ocorrido.

Ainda segundo a polícia, ao ser informado de que seria encaminhado, o suspeito ficou exaltado e chegou a chutar um colega de trabalho que acompanhava a abordagem, sendo necessário o uso de algemas para evitar novas agressões.

Após passar por laudo de lesões corporais, ele foi conduzido à Delegacia de Polícia Civil de Irati, juntamente com a vítima, para os procedimentos cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas