2º Sargento do 27º BPM concede entrevista exclusiva à Studio W e detalha passo a passo da ocorrência
Foi identificado como Cleisson Grudinski, de 32 anos, o homem morto após um confronto com policiais militares na tarde desta terça-feira, 18 de novembro, na área central de Mallet. Segundo a Polícia Militar, Cleisson era foragido há cerca de três anos e possuía um mandado de prisão pelo crime de homicídio ocorrido na cidade de Irati.
A ação ocorreu por volta das 17h40, quando a equipe da PM se deslocou até a Rua Maria Rodrigues para cumprir o mandado judicial. De acordo com informações obtidas pela Studio W, ao receber voz de abordagem, o suspeito — que estava sentado em frente a uma kitnet onde residia havia menos de 10 dias — correu para o interior do imóvel, tentando fugir.
Os policiais, temendo que o homem pudesse escapar pelos fundos, onde há uma área de mata fechada, entraram na residência. No quarto, segundo relato policial, Cleisson teria agarrado um revólver que estava sobre a cama e apontado contra a equipe, que reagiu imediatamente para proteger sua integridade física. O suspeito foi neutralizado no local.
A equipe dos Brigadistas Comunitários e a ambulância de plantão foram acionadas para prestar socorro, porém Cleisson não resistiu ao ferimento e morreu no local.
O proprietário do imóvel relatou à reportagem da Studio W que Cleisson e outro homem haviam alugado o espaço recentemente e trabalhavam como pedreiros em uma obra na cidade. Moradores próximos afirmaram que o convívio com o suspeito era mínimo e que ele não demonstrava comportamento que levantasse suspeitas sobre sua condição de foragido.
A Polícia Civil, por meio da 10ª Delegacia Regional de Mallet, a Polícia Científica e o IML de União da Vitória foram acionados para realizar os procedimentos de praxe.
ENTREVISTA EXCLUSIVA À STUDIO W
Em entrevista exclusiva ao W Notícias, o 2º Sargento Hraber, do 3º Pelotão da Polícia Militar de Mallet, detalhou passo a passo da operação, explicando como a equipe havia se preparado para o cumprimento do mandado e de que forma a situação evoluiu para confronto dentro da residência.
Ele reforçou que a reação dos policiais ocorreu diante do risco iminente apresentado pelo suspeito ao apontar a arma na direção da guarnição.
A íntegra da entrevista pode ser acompanhada aqui na Studio W.
Um jovem de 19 anos foi encontrado morto na tarde deste domingo (18), após desaparecer nas águas do Rio Claro, na localidade do Vicinal 6 Dorizon, interior do município de Mallet, região de divisa com a cidade de Paulo Frontin.
Por volta das 16h50, os Brigadistas Comunitários de Mallet foram acionados para atender a uma ocorrência de afogamento no local. Diante da gravidade da situação, a equipe se deslocou imediatamente e comunicou o 1º Sargento Pacholok, do Corpo de Bombeiros, responsável pelos brigadistas no município.
Em razão da complexidade do local — uma área com corredeiras e cachoeiras — foi solicitada a presença da equipe do Corpo de Bombeiros de Irati, que possui equipamentos adequados para buscas aquáticas e mergulho. As buscas foram iniciadas no final da tarde.
Após um período de trabalho intenso, os bombeiros localizaram o corpo do jovem submerso nas águas do rio. A vítima, moradora da localidade de Vera Guarani em Paulo Frontin, havia desaparecido enquanto se banhava no local.
Segundo testemunhas, o jovem teria entrado no rio ao perceber que outras pessoas, incluindo uma criança, estariam se afogando. Apesar da tentativa de socorro, e mesmo com a ajuda de outros banhistas — que conseguiram retirar as demais vítimas da água — o jovem acabou se afogando e não foi possível resgatá-lo a tempo.
O Instituto Médico-Legal (IML) de Vitória foi acionado para realizar os procedimentos legais. O corpo foi identificado como Alexsandro Campos de França, de apenas 19 anos.
Participaram da ocorrência o 1º Sargento Joaquim Pacholok, do Corpo de Bombeiros, e o ADC Angelo Cornelo, ambos de Mallet, além dos bombeiros Subtenente Zarowny, Samake e Bonfim, do Grupamento do Corpo de Bombeiros de Irati.
1º Sargento Pacholok reforça o alerta sobre os riscos de banho em áreas de corredeiras e cachoeiras, especialmente sem equipamentos de segurança.
Aos familiares, os nossos mais sinceros sentimentos
Redação da Studio W com informações dos Brigadistas Comunitários de Mallet/ Foto: A. C.
A Junta de Serviço Militar de Mallet (PR) divulgou um aviso convocando os jovens selecionados para a segunda inspeção de saúde do Serviço Militar Obrigatório.
A avaliação será realizada no 5º Batalhão de Engenharia de Combate (5º BEC), localizado no município de Porto União, em Santa Catarina.
De acordo com a Junta Militar, a inspeção está marcada para o dia 23 de janeiro de 2026 (sexta-feira). Para garantir o deslocamento dos convocados, será disponibilizado um ônibus, que sairá às 6h da manhã do terminal rodoviário de Mallet.
A orientação é para que todos os jovens compareçam no horário estipulado e estejam portando documento de identidade (RG) e CPF, itens obrigatórios para a realização da inspeção.
O comunicado é assinado por Rodrigo Eduardo Mryczka, Secretário da Junta Militar 166, e reforça a importância do cumprimento das etapas do processo de seleção, que integra os deveres cívicos dos cidadãos brasileiros em idade de alistamento militar.
ATENÇÃO !!! A Junta Militar de Mallet destaca que o não comparecimento sem justificativa pode acarretar pendências junto ao serviço militar.
Redação da Studio W – Informações Junta do Serviço Militar de Mallet
Uma operação marcada por esforço extremo, tensão e esperança mobiliza, há mais de 48 horas, uma grande força-tarefa na região da Colônia Dulcio, no município de Mallet, em busca de Dona Emília Tomkelski Ansolin, de 72 anos, desaparecida desde a última quinta-feira, dia 15 de janeiro.
O trabalho de resgate envolve mais de 20 profissionais, entre bombeiros militares, brigadistas comunitários, além de familiares, vizinhos e moradores da localidade, que se unem de forma solidária e incansável nas buscas. O cenário é de angústia e dedicação contínua, com equipes atuando sob desgaste físico e emocional, diante do passar das horas e das condições da região.
Além do Corpo de Bombeiros de Irati, equipes de outras cidades, como Guarapuava e Curitiba, reforçam as buscas. Os brigadistas comunitários de Mallet também desempenham papel fundamental, conhecendo a geografia local e auxiliando na varredura de áreas de difícil acesso.
A operação contou ainda com o apoio aéreo de um helicóptero da Polícia Militar de Cascavel, utilizado para ampliar o campo de visão e auxiliar na localização da idosa alem de um Drone com Câmera Térmica (Sensor de Calor) para ajudar principalmente no período noturno.
Nesta fase, os trabalhos ganharam um reforço importante com a chegada de cães farejadores, aumentando as expectativas de êxito na localização de Dona Emília.
Segundo as equipes, as próximas horas são consideradas cruciais, concentrando esforços em uma varredura minuciosa, enquanto familiares acompanham apreensivos cada nova etapa da operação, mantendo viva a esperança de um desfecho positivo.
A comandante do Corpo de Bombeiros de Irati (10º SGBI), Major Spak, conversou com a reportagem do W Notícias, da Studio W, e detalhou como se deram as buscas nas primeiras horas após o desaparecimento, bem como as estratégias adotadas para esta fase decisiva do trabalho.