Conecte-se conosco

Geral

Programa da Copel, Rede Elétrica Inteligente chega a Rio Azul e Irati

Publicado

em

Desde de dezembro de 2023 os moradores dos dois municípios passaram a receber a visita dos técnicos para a troca do relógio de luz convencional por medidores inteligentes.

A modernização que permitirá o acompanhamento do consumo em tempo real pelos clientes da Copel no Paraná está chegando a mais dois municípios. Desde de dezembro de 2023 os moradores de Irati e Rio Azul passaram a receber a visita dos técnicos para a troca do relógio de luz convencional por medidores inteligentes. Esta atualização tecnológica é realizada por meio do Programa Rede Elétrica Inteligente, agora presente em 81 cidades paranaenses.

Os novos aparelhos fazem a leitura automática do consumo, indicam a falta de energia diretamente ao centro de controle da Copel e permitem comandos remotos, agilizando e aprimorando a gestão dos serviços de eletricidade.

Além dos medidores inteligentes presentes em cada unidade consumidora – residências, estabelecimentos comerciais, fábricas e propriedades rurais –, a Copel está investindo em dispositivos de comunicação e automação instalados na rede de distribuição. Eles enviam informações às centrais de controle da Companhia, agilizando, por exemplo, a localização do ponto de origem de uma interrupção na rede.

O programa está prestes a finalizar a instalação de 600 mil medidores, nas regiões Sudoeste e Centro-Sul do Paraná. Atualmente, a substituição dos aparelhos está na fase final em Araucária, Contenda e Fazenda Rio Grande, na Região Metropolitana de Curitiba (RMC).

Os trabalhos seguem em andamento em Ponta Grossa, onde 12% dos medidores já foram substituídos, e recentemente estenderam-se a Prudentópolis (8%) e São Mateus do Sul (5%).

A substituição é realizada pela empresa contratada Eleng, que está oferecendo oportunidades de trabalho e treinamento nos locais contemplados pelo programa da Copel. O investimento previsto para as três primeiras fases do programa, abrangendo toda a região Sul do Estado, é de aproximadamente de R$ 820 milhões.

FUNCIONAMENTO

A troca do medidor leva em média 30 minutos, com o consumo de energia desligado na unidade consumidora. O serviço é gratuito e realizado exclusivamente na entrada de serviço, local onde o medidor de energia está instalado. Os funcionários da Eleng estão identificados com crachá e possuem uma carta de apresentação emitida pela Copel.

SERVIÇOS ONLINE

Após a instalação do medidor inteligente e sua conexão ao sistema, os clientes podem monitorar seu consumo em tempo real através do aplicativo da Copel para dispositivos móveis Android e iOS. Ele também possibilita a solicitação de serviços, o acompanhamento de débitos e a recuperação de informações para pagamento de contas atrasadas, entre outras funcionalidades.

Considerando que o medidor inteligente dispensa a visita mensal para a leitura do consumo, no momento da substituição do aparelho, a Copel também recomenda o registro para receber as faturas de luz por e-mail. Além de reduzir o uso de papel, a fatura digital previne extravios e serve como comprovante de endereço, assim como a fatura impressa.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Regional

Motorista fica ferido após saída de pista na BR-153

Publicado

em

Por volta das 06:45 horas da manhã de hoje, sexta-feira, 13 de setembro, as equipes de emergência foram acionadas para atender a uma saída de pista da BR-153, região de Água Doce em General Carneiro.

No local, encontraram a vítima, um homem que estava consciente. Ele conduzia um veículo Renault/Furgão com placas de Santo Angelo (RS) e estava carregado de eletrônicos.

A vítima foi atendida no local pela equipe do Pronto Atendimento, em conjunto com o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de General Carneiro e foi liberado logo após a avaliação.

Não houve necessidade de encaminhamento hospitalar e a via foi liberada após os procedimentos de segurança realizados pelas autoridades.

Continue Lendo

Regional

Acidente de trânsito na BR-153 mobiliza equipes de resgate em General Carneiro

Publicado

em

Na noite desta quinta-feira, 12, por volta das 22h, equipes de emergência foram acionadas para atender a uma colisão contra barranco no quilômetro 497 da BR-153, nas proximidades de General Carneiro.

O veículo envolvido um GM/Cobalt tinha placas de Chapecó.

Ao chegarem no local, as autoridades constataram que a vítima envolvida no acidente já havia sido retirada por terceiros e levada para atendimento médico.

O Pronto Atendimento e o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (SAMU) de General Carneiro estiveram no local para avaliar a situação e prestar o suporte necessário.

As circunstâncias da colisão e o estado de saúde da vítima ainda não foram divulgados pelas autoridades competentes. A Polícia Rodoviária Federal (PRF) segue investigando as causas do acidente.

Continue Lendo

Regional

Promotoria confirma pedido de cassação de Vicente Solda em Rio Azul

Publicado

em

O promotor eleitoral da comarca de Rebouças, Antonio Cezar Quevedo Goulart Filho, optou pela confirmação do pedido de cassação do candidato a prefeito de Rio Azul, Vicente Solda (Republicanos). A impugnação foi feita pela Coligação “Pra Frente Rio Azul”, requerendo, em suma, o reconhecimento da inelegibilidade de Vicente Solda. Segundo o pedido, Solda é condenado pela prática de ato doloso de improbidade administrativa que importou em lesão ao patrimônio público e enriquecimento ilícito.

De acordo com a ação, Vicente, na qualidade de prefeito de Rio Azul, praticou atos de improbidade administrativo, consubstanciados na contratação irregular de Alexandre Burko para o cargo de médico do município, e, ainda, na autorização por serviços que não foram efetivamente prestados. O documento diz que “num primeiro momento não de vislumbrou uma irregularidade desta nova contratação, não fosse o fato de que, na época, já estava publicado o resultado de concurso público para o preenchimento de cargo de médico e Alexandre Burko classificado na segunda posição”.

Resultado disso, Solda e Alexandre Burko foram condenados ao ressarcimento integral dos danos causados ao erário do município, à suspensão dos direitos políticos por cinco anos, pagamento de multa civil correspondente a 10 (dez) vezes o valor da remuneração de Alexandre Burko e à Vicente o valor correspondente ao triplo do acréscimo patrimonial percebido por Alexandre Burko e proibição de contratação com o poder público pelo período de três anos.

SITUAÇÃO ATUAL DE SOLDA

Os elementos nos autos dão conta que o Tribunal de Justiça do Paraná, órgão colegiado que confirmou a condenação da primeira instância foi publicada em 14 de fevereiro de 2005. Como ainda não transcorreram os oito anos de inelegibilidade, que são contados apenas a partir do integral cumprimento da pena (os autos 0000342-93.2016.8.16.0142 noticiam que Vicente Solda (Republicanos) está cumprindo as penas, após acordo celebrado para pagamento parcelado da multa civil), percebe-se que o impugnado tem empecilho à sua candidatura. Segundo os autos o transitado em julgado ocorreu em 2013, sendo que desta data inicia o pagamento da pena. Em 2017, o documento indica que terminou o pagamento da pena e a partir desta data iniciou-se a contagem dos 8 anos de inelegibilidade que finda em 2025.

O documento do Ministério Público Eleitoral (MPE) diz que “para qualquer lado que se olhe, portanto, o pedido de registro de candidatura de Vicente Solda não pode ser deferida, sendo certo que se encontra inelegível na forma do art. 1º, inciso I, alínea “l”, da Lei Complementar 64/1990”.

Ainda, o final do mesmo documento expõe que “a 62ª Zona Eleitoral do Paraná, se manifesta favoravelmente à representação, para o INDEFERIMENTO do Registro de Candidatura de VICENTE SOLDA para o cargo de prefeito de Rio Azul”.

O deferimento da candidatura de Vicente Solda (Republicanos), deverá ainda ser julgado pelo juiz eleitoral da comarca nos próximos dias. O prazo da defesa já foi concluído e agora o juiz Drº James Byron Weschenfelder Bordignon solicitou que a defesa comprove o pagamento da pena para então apurar o prazo da inelegibilidade. Como o prazo da substituição de candidato é dia 16, espera-se que a sentença seja emitida antes desta data.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas