Conecte-se conosco

Geral

Comissão adia votação de projeto que regulamenta cigarros eletrônicos

Publicado

em

A Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) do Senado voltou a adiar, nesta terça-feira (9), a votação do Projeto de Lei (PL) 5.008/2023, que regulamenta a produção,  comercialização, fiscalização e propaganda de cigarros eletrônicos no Brasil. A votação do texto já havia entrado na pauta da reunião de 11 de junho, quando a senadora Damares Alves (Republicanos-DF) apresentou requerimento de adiamento de discussão aprovado simbolicamente pelo colegiado.

Hoje, o tema entrou novamente na pauta da CAE, mas a votação foi adiada mediante requerimento de adiamento de discussão apresentado pelo senador Mecias de Jesus (Republicanos-RR). Com isso, a previsão é que a matéria entre na pauta de votação da comissão no dia 20 de agosto. Na sequência, o texto será analisado pela Comissão de Transparência, Governança, Fiscalização e Controle e Defesa do Consumidor do Senado.

O PL, de autoria da senadora Soraya Thronicke (Podemos-MS), estabelece uma série de exigências para a comercialização dos chamados dispositivos eletrônicos para fumar, incluindo apresentação de laudo de avaliação toxicológica para registro na Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa); cadastro na Receita Federal de produtos fabricados, importados ou exportados; e cadastro no Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro).

“A crescente utilização dos cigarros eletrônicos tem acontecido à revelia de qualquer regulamentação. Do ponto de vista da saúde, não há controle sanitário sobre os produtos comercializados e as embalagens não apresentam advertências ou alertas sobre os riscos de sua utilização”, destaca o texto. O relator do projeto, senador Eduardo Gomes (PL-TO), acolheu emenda que dobra de R$ 10 mil para R$ 20 mil a multa para venda de cigarros eletrônicos para menores de 18 anos.

O projeto proíbe ainda a adição de vitaminas, cafeína, taurina, substâncias que possam dar cor ao aerossol, aditivos contendo vitamina E, óleos minerais, vegetais ou gordura animal ou outros considerados impróprios para aquecimento e inalação. Se aprovada a regulamentação, o consumo de cigarros eletrônicos estará sujeito às mesmas regras do cigarro convencional, sendo proibido em locais fechados. A venda e o fornecimento do produto para menores de 18 anos continuará banida.

Proibição

No Brasil, a regulamentação de cigarros eletrônicos está sob responsabilidade da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) que, desde 2009, proíbe o produto. Em abril, a diretoria colegiada da agência optou por manter a vedação. Com a decisão, qualquer modalidade de importação desses produtos fica proibida, inclusive para uso próprio.

A resolução da Anvisa que mantém a proibição da fabricação, da importação, da comercialização, da distribuição, do armazenamento, do transporte e da propaganda de dispositivos eletrônicos para fumar pode ser acessada aqui.

Entenda

Os dispositivos eletrônicos para fumar também são conhecidos como cigarros eletrônicos, vapepode-cigarettee-ciggye-pipee-cigar e heat not burn (tabaco aquecido). Embora a comercialização no Brasil seja proibida, eles podem ser encontrados em diversos estabelecimentos comerciais e o consumo, sobretudo entre os jovens, tem aumentado.

Desde 2003, quando foram criados, os equipamentos passaram por diversas mudanças: produtos descartáveis ou de uso único; produtos recarregáveis com refis líquidos (que contém, em sua maioria, propilenoglicol, glicerina, nicotina e flavorizantes), em sistema aberto ou fechado; produtos de tabaco aquecido, que possuem dispositivo eletrônico onde se acopla um refil com tabaco; sistema pods, que contém sais de nicotina e outras substâncias diluídas em líquido e se assemelham a pen drives, entre outros.

A maioria dos cigarros eletrônicos usa bateria recarregável com refis. Esses equipamentos geram o aquecimento de um líquido para criar aerossóis (popularmente chamados de vapor) e o usuário inala o vapor. Os líquidos (e-liquids ou juice) podem conter ou não nicotina em diferentes concentrações, além de aditivos, sabores e produtos químicos tóxicos à saúde – em sua maioria, propilenoglicol, glicerina, nicotina e flavorizantes.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Mulher é presa por tráfico de drogas no Centro de União da Vitória

Publicado

em

Uma mulher foi presa pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (12), suspeita de envolvimento com o tráfico de drogas na região central de União da Vitória.

Conforme informações divulgadas pela corporação, a equipe da ROTAM realizava patrulhamento pela área central do município quando avistou uma mulher em atitude considerada suspeita nas proximidades de um local conhecido pelas autoridades pelo intenso comércio de entorpecentes.

Diante da situação, os policiais decidiram realizar a abordagem. Durante a busca pessoal, foi localizada em um dos bolsos das vestes da suspeita uma porção de substância análoga à maconha.

Após a constatação do entorpecente, foi dada voz de prisão à mulher no local. Em seguida, ela foi conduzida pela equipe policial juntamente com o material apreendido até a 4ª Subdivisão Policial (4ª SDP) de União da Vitória.

Na delegacia, a ocorrência foi apresentada à autoridade policial responsável, que realizou os procedimentos cabíveis em relação ao caso.

Continue Lendo

Regional

Colisão entre motocicletas deixa dois jovens gravemente feridos na Ponte José Richa, em União da Vitória

Publicado

em

Um grave acidente envolvendo duas motocicletas deixou dois jovens gravemente feridos na noite de quinta-feira (12) na Ponte José Richa, em União da Vitória. A estrutura liga a região central da cidade ao distrito de São Cristóvão.

De acordo com informações iniciais, as duas motos colidiram frontalmente por volta das 19h20, no meio da ponte. Com o impacto da batida, outros dois veículos que trafegavam pelo local também foram atingidos.

Testemunhas relataram que os motociclistas estariam realizando ultrapassagens na ponte no momento em que ocorreu a colisão. Ambos sofreram ferimentos graves, incluindo fraturas expostas.

Equipes do Corpo de Bombeiros foram acionadas e prestaram os primeiros socorros às vítimas, que foram encaminhadas para atendimento médico. A Polícia Militar também esteve no local para prestar apoio e organizar o trânsito.

Durante o atendimento da ocorrência e a retirada dos veículos, a ponte permaneceu totalmente interditada por mais de 30 minutos.

Os motociclistas envolvidos foram identificados como Gabriel Gustavo Sott, de 23 anos, e Paulo Sérgio Barbosa, de aproximadamente 24 anos. Ambos passaram por procedimentos cirúrgicos em decorrência da gravidade dos ferimentos.

Segundo informações repassadas por familiares ao Canal 4 TV, Paulo Sérgio sofreu múltiplas fraturas na perna esquerda e precisou passar por cirurgia durante a madrugada de sexta-feira (13). Durante o procedimento, os médicos realizaram a amputação de parte da perna, do joelho para baixo

 Ainda conforme os relatos, ele sofreu uma parada cardíaca durante a cirurgia. Após o procedimento, o jovem foi encaminhado à Unidade de Terapia Intensiva (UTI), onde permanece internado, entubado, com quadro considerado estável pela equipe médica.

Gabriel Gustavo Sott também ficou gravemente ferido no acidente. Ele retornava do trabalho na APMI no momento da colisão. O jovem passou por cirurgia e teve que amputar um braço e uma perna. Gabriel segue internado no Hospital Regional São Camilo.

Fonte/Fotos: Canal 4 TV

Continue Lendo

Policial

Homem é preso por tráfico de drogas no Centro de São Mateus do Sul

Publicado

em

Um homem foi preso pela Polícia Militar na tarde de quinta-feira (12), no Centro de São Mateus do Sul, suspeito de envolvimento com o tráfico de drogas.

De acordo com informações da corporação, a equipe realizava uma abordagem e busca veicular quando percebeu um forte odor de maconha vindo do interior do automóvel.

Durante a verificação, o condutor informou aos policiais que havia entorpecente escondido sob o banco do passageiro.

No local indicado, os policiais localizaram uma porção de maconha que, conforme estimativa da equipe, pesava aproximadamente 142 gramas.

Diante da situação, o homem recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 3ª Subdivisão Policial (SDP) para os procedimentos legais cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas