Aprender e se divertir ao mesmo tempo. Em meio à pandemia, foi a fórmula encontrada por dois professores da área rural de Rio Azul, que criaram os personagens ‘Os Cumpadi’, que tem feito sucesso com os alunos da rede municipal, levando conhecimentos, informações e alegrias. Adão José Amorim e Marcos Duda lecionam na Escola Rural Municipal Santo Antonio, em Barra da Cachoeira.
Segundo o professor Adão, a iniciativa tem objetivo de aproximar os alunos da escola. Isso ocorre através de vídeos que são gravados pelos dois professores, que interpretam os personagens. Também, as crianças são integrantes, enviando imagens das atividades feitas por elas. “Os Cumpadi incentivam as crianças a realizarem atividades em forma de brincadeiras e depois enviamos os vídeos aos pais, alunos e postamos nas redes sociais, onde acontece a ‘mágica’ de estarmos todos juntos”, comenta.
‘Os Cumpadi’ surgiram em 2020, quando os professores pensaram em uma forma de realizar uma festa junina virtual. Além deles, os vídeos contam com participações especiais, como com profissionais da saúde, passando orientações importantes aos alunos e familiares.
A iniciativa envolve aproximadamente 100 alunos e uma média de 70% participa enviando vídeos. Uma das dificuldades é o acesso à internet. A escola atende alunos de diversas comunidades rurais, onde o sinal é prejudicado.
Diante desse cenário, os professores optaram pelo envio dos vídeos aos alunos e familiares através do WhatsApp, que mesmo de forma lenta, carrega as mídias, que ficam salvas no aparelho e pode ser vista por toda a família. Entre os temas já abordados nos vídeos estão o folclore, corrida virtual, dia do professor e das crianças, carnaval e canto.
PERSONAGENS
‘Os Cumpadi’ nos vídeos não são professores. Adão e Marcos se colocam como alunos da escola, o que facilita ainda mais o diálogo com os pequenos. Com uma linguagem simples e muito divertida, eles tiram dúvidas, informam e incentivam brincadeiras e atividades.
“Fazemos tudo no improviso. Há muito tempo trabalhamos com peças teatrais, inclusive nas escolas onde já trabalhamos, o que facilitou esse trabalho”, comenta Adão.
Entre os fatores importantes da iniciativa, segundo Adão, está a aproximação da família com a escola. “Muitos pais se envolvem nas atividades. É bonito de ver. Na festa junina tiveram pais tocando gaita, fazendo pipoca, dançando quadrilha com os filhos”, destaca.
Com a pandemia e o distanciamento social imposto por ela, muitos alunos ainda não conheceram seus colegas. Os vídeos, que são editados pelo professor Adão, também servem para que mesmo à distância, eles possam compartilhar bons momentos da infância.
Um homem foi preso por tráfico de drogas na noite de quinta-feira (5), durante uma ação da equipe da Rondas Ostensivas Tático Móvel (ROTAM) da Polícia Militar, em São Mateus do Sul.
Conforme o boletim de ocorrência, a equipe realizava patrulhamento por volta das 19h quando visualizou um indivíduo em via pública que, ao notar a presença policial, mudou repentinamente de direção, passando a caminhar no sentido contrário.
A conduta foi considerada suspeita pelos policiais, que decidiram realizar a aproximação para averiguação.
Ainda durante a aproximação, os agentes observaram o momento em que o indivíduo retirou do bolso um objeto de cor branca e o dispensou ao solo.
Diante da fundada suspeita, foi realizada a abordagem policial, prontamente acatada. Na busca pessoal, segundo o registro, não foram localizados objetos ilícitos.
Ao verificar o material dispensado, a equipe constatou que se tratava de uma porção de substância com odor e coloração análogos ao crack, acondicionada em invólucro plástico.
O homem foi então cientificado de seus direitos constitucionais e, ao ser questionado pelos policiais, informou a existência de mais entorpecentes.
No local indicado pelo abordado, foram encontradas e apreendidas outras porções da mesma substância.
Diante da situação, foi dada voz de prisão ao indivíduo, que foi conduzido juntamente com o material apreendido à Delegacia de Polícia de São Mateus do Sul, onde o caso foi encaminhado para as providências legais cabíveis.
Um homem com mandado de prisão em aberto foi detido pela Polícia Militar na tarde de quarta-feira, dia 5 de fevereiro de 2026, em União da Vitória.
De acordo com o boletim de ocorrência, a prisão ocorreu por volta das 16 horas, durante patrulhamento ostensivo realizado por uma equipe do Canil da Polícia Militar na localidade de São Bernardo.
No decorrer da ação, os policiais visualizaram um indivíduo já conhecido da equipe em razão da existência de um mandado judicial em seu desfavor.
Após a abordagem, a identificação do homem foi confirmada, assim como a vigência do mandado de prisão. Diante da constatação, o indivíduo foi informado oficialmente sobre a ordem judicial e recebeu voz de prisão no local.
Em seguida, ele foi encaminhado ao Departamento de Polícia Penal (DEPEN) de União da Vitória, onde foram adotadas as providências legais cabíveis. A Polícia Militar não divulgou mais detalhes sobre o caso.
Um acidente envolvendo um caminhão Mercedes-Benz, com placas de Imbituva, foi registrado no início da noite desta quinta-feira, dia 05 de fevereiro, nas proximidades do km 394 da BR-153, no município de Mallet. O fato ocorreu no trecho conhecido como “Descida das Águas”.
De acordo com informações repassadas por familiares do motorista, o tombamento aconteceu quase no final da subida, possivelmente após o estouro de um dos pneus do rodado traseiro. O caminhão, que estava carregado com pellets de madeira, acabou tombando devido ao desnível do asfalto existente no local.
Apesar do susto, ninguém ficou ferido. Mesmo assim, equipes dos Brigadistas Comunitários de Mallet foram acionadas, juntamente com policiais do 3º Pelotão da Polícia Militar e a ambulância de plantão, para a realização dos procedimentos de segurança e socorro. No entanto, no momento da chegada das equipes, o condutor já não se encontrava mais no local.
Como medida preventiva, foi realizada a retirada do combustível do caminhão, evitando riscos de vazamento e possível contaminação do solo.
Segundo as autoridades, não houve necessidade da presença da Polícia Rodoviária Federal, uma vez que o acidente não representou perigo à segurança da rodovia nem comprometeu o tráfego no trecho.
Informações e Fotos da Redação do W Notícias da Studio W