Aprender e se divertir ao mesmo tempo. Em meio à pandemia, foi a fórmula encontrada por dois professores da área rural de Rio Azul, que criaram os personagens ‘Os Cumpadi’, que tem feito sucesso com os alunos da rede municipal, levando conhecimentos, informações e alegrias. Adão José Amorim e Marcos Duda lecionam na Escola Rural Municipal Santo Antonio, em Barra da Cachoeira.
Segundo o professor Adão, a iniciativa tem objetivo de aproximar os alunos da escola. Isso ocorre através de vídeos que são gravados pelos dois professores, que interpretam os personagens. Também, as crianças são integrantes, enviando imagens das atividades feitas por elas. “Os Cumpadi incentivam as crianças a realizarem atividades em forma de brincadeiras e depois enviamos os vídeos aos pais, alunos e postamos nas redes sociais, onde acontece a ‘mágica’ de estarmos todos juntos”, comenta.
‘Os Cumpadi’ surgiram em 2020, quando os professores pensaram em uma forma de realizar uma festa junina virtual. Além deles, os vídeos contam com participações especiais, como com profissionais da saúde, passando orientações importantes aos alunos e familiares.
A iniciativa envolve aproximadamente 100 alunos e uma média de 70% participa enviando vídeos. Uma das dificuldades é o acesso à internet. A escola atende alunos de diversas comunidades rurais, onde o sinal é prejudicado.
Diante desse cenário, os professores optaram pelo envio dos vídeos aos alunos e familiares através do WhatsApp, que mesmo de forma lenta, carrega as mídias, que ficam salvas no aparelho e pode ser vista por toda a família. Entre os temas já abordados nos vídeos estão o folclore, corrida virtual, dia do professor e das crianças, carnaval e canto.
PERSONAGENS
‘Os Cumpadi’ nos vídeos não são professores. Adão e Marcos se colocam como alunos da escola, o que facilita ainda mais o diálogo com os pequenos. Com uma linguagem simples e muito divertida, eles tiram dúvidas, informam e incentivam brincadeiras e atividades.
“Fazemos tudo no improviso. Há muito tempo trabalhamos com peças teatrais, inclusive nas escolas onde já trabalhamos, o que facilitou esse trabalho”, comenta Adão.
Entre os fatores importantes da iniciativa, segundo Adão, está a aproximação da família com a escola. “Muitos pais se envolvem nas atividades. É bonito de ver. Na festa junina tiveram pais tocando gaita, fazendo pipoca, dançando quadrilha com os filhos”, destaca.
Com a pandemia e o distanciamento social imposto por ela, muitos alunos ainda não conheceram seus colegas. Os vídeos, que são editados pelo professor Adão, também servem para que mesmo à distância, eles possam compartilhar bons momentos da infância.
Um morador de Rio Azul procurou a Polícia Militar na noite de segunda-feira (15) para relatar uma série de ameaças de morte e situações de intimidação que estariam sendo praticadas por um desafeto, após um desentendimento ocorrido dias antes.
Conforme o boletim de ocorrência, a vítima informou que, por volta das 16h do dia anterior, teria sido ameaçada de morte em um estabelecimento comercial da cidade.
Ainda segundo o relato, durante a noite, o suspeito teria passado diversas vezes em frente à residência de um familiar da vítima, conduzindo uma motocicleta de cor vermelha.
A vítima também afirmou estar recebendo mensagens por aplicativo de conversas contendo ameaças de morte, acompanhadas de fotos de seu veículo, de sua residência e de seu filho menor.
De acordo com o relato, as mensagens chegavam logo após o suspeito circular pelo local, o que aumentou o temor pela segurança da família.
A Polícia Militar realizou buscas nos locais indicados, porém o autor não foi localizado. A vítima recebeu orientações sobre os procedimentos legais, incluindo a possibilidade de representação junto à Polícia Civil dentro do prazo previsto em lei.
O caso foi registrado e segue sob apuração das autoridades competentes.
Um acidente de trânsito envolvendo dois veículos foi registrado na noite de segunda-feira (15), por volta das 20h, na área central de Rio Azul. A ocorrência envolveu um Fiat Uno e um VW Gol, de cor prata.
De acordo com a Polícia Militar, apesar do impacto, ninguém ficou ferido, sendo constatados apenas danos materiais nos veículos.
Durante o atendimento da ocorrência, os policiais perceberam que o condutor do Fiat Uno apresentava sinais visíveis de embriaguez.
O motorista foi submetido ao teste do bafômetro, que apontou 0,61 mg/L de álcool no ar expelido, valor acima do permitido pela legislação.
Diante do resultado, o condutor recebeu voz de prisão e foi encaminhado à 41ª Delegacia de Polícia para os procedimentos legais.
Ainda conforme a polícia, o Fiat Uno foi recolhido ao pátio do Destacamento da Polícia Militar por apresentar débitos administrativos. O outro veículo envolvido foi liberado no local.
Um homem foi preso na tarde desta segunda-feira (15) após agredir a própria esposa, que está grávida, no município de Rio Azul, no Centro-Sul do Paraná.
De acordo com a Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 12h12, na localidade de Butiazal, após solicitação da equipe do CRAS, que prestava atendimento à vítima.
A mulher relatou ter sido agredida pelo marido, que havia fugido do local antes da chegada da equipe policial.
Os policiais realizaram buscas na região e, posteriormente, localizaram o suspeito em um bar, já na área urbana da cidade. Diante da situação, foi dada voz de prisão ao agressor.
O homem foi encaminhado à Delegacia de Polícia Civil de Rio Azul, onde foram adotadas as providências cabíveis. A vítima recebeu o devido encaminhamento para atendimento e acompanhamento pelos órgãos competentes.