Programa A União Faz a Vida (PUFV) propõe um modelo de educação ativo e integral para crianças e adolescentes, além de conectar alunos, escolas e comunidades.
Oferecer uma forma diferente de aprender, baseada nos conceitos de colaboração e cidadania. Com essa motivação, a Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ realiza o Programa A União Faz a Vida (PUFV) em 7 municípios da área de atuação. A iniciativa atua na educação integral de crianças e adolescentes, ajudando a despertar a essência do cooperativismo e contribuindo para formar uma sociedade mais colaborativa, ética e empreendedora.
O sucesso do projeto está aliado ao engajamento de vários atores, como educadores, alunos e gestores das escolas envolvidas. Em sala de aula, tudo começa com uma pergunta formulada pelos alunos com auxílio dos professores. Com as questões em mente, os alunos saem da sala de aula para realizar a expedição investigativa. É a oportunidade de observar, conhecer a comunidade, interagir e promover a troca de experiências. Com esse método exploratório são desenvolvidos projetos integrados com as disciplinas escolares, despertando nos estudantes um olhar colaborativo para a realidade.
A Escola Municipal Romão Paul, em Mallet, no interior do Paraná, é um exemplo de como o PUFV tem contribuído para a aprendizagem dos alunos. A partir do projeto e de uma pergunta sobre como funciona o processo de fruticultura na região, foi desenvolvido o Fruticultura Malletense, uma “expedição investigativa” em uma propriedade rural que cultiva o kiwi. Uma aprendizagem ativa que integrou alunos, professores e a comunidade com observação sobre o cultivo e a colheita de uma das principais frutas produzidas na região. “Por meio do programa foi possível aprimorar a metodologia, de forma a aproximar o aluno ao objeto de aprendizagem. Além de inúmeros cursos e capacitações oferecidos pelo programa, as oportunidades de visibilidade do trabalho pedagógico foram bastante ampliadas”, afirma a professora Roziane Belinski.
A assessora de Desenvolvimento do Cooperativismo da Sicredi Centro Sul PR/SC/RJ, Maria Gisele Pontarollo, também destaca a importância da parceria da cooperativa com as comunidades e as escolas para construir uma sociedade mais próspera. “Poder acompanhar de perto, estar junto e andar lado a lado, nos confirma que na sociedade precisamos um do outro para vivermos e aprendermos todos dias e nesse programa contamos muito com o protagonismo dos participantes e apoio da rede de compromisso e do voluntariado de pessoas que compartilham seus saberes e experiências, enfim, é um trabalho feito a muitas mãos”, comenta.
Além da escola em Mallet, o Programa A União Faz a Vida é realizado pela nossa cooperativa em mais 16 escolas parceiras, e nacionalmente é desenvolvido pelo Sicredi em mais de 2,6 mil escolas de mais de 475 municípios de 12 estados. O programa envolve mais de 150 mil educadores, impactando positivamente a vida de mais de 3 milhões de alunos em todo o país em todo o Brasil.
Sobre o Sicredi O Sicredi é uma instituição financeira cooperativa comprometida com o crescimento dos seus associados e com o desenvolvimento das regiões onde atua. O modelo de gestão do Sicredi valoriza a participação dos mais de 5 milhões de associados, os quais exercem papel de donos do negócio. Com presença nacional, o Sicredi está em 25 estados* e no Distrito Federal, com mais de 2.000 agências, e oferece mais de 300 produtos e serviços financeiros (www.sicredi.com.br)
Na noite desta terça-feira (04), foi realizada a eleição da nova diretoria do Hospital de Caridade São Pedro (HCSP), em Mallet.
Com chapa única, a votação confirmou o professor Elson Rogério Krinski como o novo presidente da instituição.
Elson Krinski, conhecido por sua atuação na educação, exerceu nos últimos oito anos o cargo de Secretário de Educação do município, sendo amplamente reconhecido por sua gestão e dedicação à comunidade escolar.
Agora, assume um novo desafio à frente do hospital, trazendo sua experiência administrativa para a área da saúde.
A nova diretoria eleita é composta pelos seguintes membros:
Presidente : Elson Krinski
Vice Presidente : Rodrigo Sá
Tesoureiro : Fernando Jank.
Para saber mais sobre os planos e desafios da nova gestão, acompanhe a entrevista exclusiva com o novo presidente do hospital, Elson Krinski, no programa W Notícias desta quarta-feira (05), a partir das 20:00 horas, na Studio W TV.
Os moradores de Mallet estão enfrentando dificuldades para acessar os canais locais da RPC (afiliada da Globo) e do Rede Massa (afiliada do SBT). Há mais de uma semana, a RPC está fora do ar para quem utiliza antena convencional, enquanto o SBT, que já apresentava problemas de imagem desde o final do ano passado, também deixou de transmitir nos últimos dias.
A situação remete a um episódio ocorrido no ano passado, quando um furto nas instalações elétricas na Serra do Tigre afetou a geração das imagens, demandando um tempo significativo para a normalização do serviço. Diante das reclamações da população, a reportagem da Studio W entrou em contato com a Prefeitura de Mallet para esclarecimentos. Em conversa com o Secretário Municipal de Administração, Milton Luiz Czpak, foi informado que a administração municipal já acionou a empresa responsável para apurar as causas da interrupção dos canais.
“Verifiquei com o responsável e a informação que me foi passada é que já foi solicitada a visita de um técnico. Até o mais tardar nesta terça-feira, dia 4 de fevereiro, teremos um diagnóstico sobre o problema”, afirmou Czpak.
Vale destacar que os canais SBT e RPC são os únicos retransmitidos de forma gratuita e analógica para a população de Mallet há anos. A Studio W segue acompanhando a situação para que a normalização ocorra o mais breve possível.
Na tarde deste sábado (1º), um homem foi violentamente agredido em via pública em Mallet. A vítima foi encontrada desacordada após ter sido alvo de socos e chutes, o que gerou ferimentos graves, incluindo sangramento no ouvido.
Os Bombeiros Comunitários de Mallet foram acionados logo após o ocorrido e realizaram os primeiros atendimentos no local. Em seguida, a vítima foi encaminhada ao Hospital São Pedro para avaliação médica.
No entanto, devido à gravidade dos ferimentos, foi necessário transferi-lo para um hospital em Irati, onde passou por exames mais detalhados, incluindo uma tomografia, e recebeu atendimento especializado.
A Polícia Militar foi informada sobre a agressão e iniciou as investigações imediatamente. Durante as diligências, os agentes localizaram um suspeito, que confessou ter entrado em luta corporal com o homem
Diante disso, ele foi detido e conduzido à 4ª Subdivisão Policial de União da Vitória para os procedimentos legais.
Informações: Polícia Militar e Bombeiros Comunitários