Um homem que não teve a identificação divulgada foi preso por violência doméstica e posse de arma de fogo por volta das 22:00 horas desse domingo (26).
A situação foi registrada na localidade da Linha Encatilado, no interior de Cruz Machado, aonde uma mulher acionou a PM relatando que sua filha vinha sofrendo agressões por parte de seu companheiro.
No local, a Polícia entrou em contato com a vítima que relatou as agressões e ameaças. A Polícia abordou o suspeito e em buscas localizou uma espingarda calibre 22 de um tiro, a qual estava com uma capsula deflagrada. Foi feita a apreensão da arma e o homem foi conduzido para a delegacia de União da Vitória.
Decisão atende recurso do Ministério Público do Paraná; vítimas fatais foram Valdecir de Jesus Elias Nogueira, Nagieli Machado Ferreira, Natan Kaike dos Santos e Júlia Nicoly Machado Ferreira
A 1ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça do Paraná (TJPR) acolheu recurso do Ministério Público do Paraná (MPPR) e elevou a pena de André Marques dos Santos, condenado por um acidente que resultou na morte de quatro pessoas, na BR-153, em Imbituva, no dia 30 de junho de 2019. A pena passou de 7 anos, 4 meses e 22 dias em regime semiaberto para 14 anos e 7 meses de reclusão, agora em regime fechado.
De acordo com o MP, André conduzia um Fiat/Tipo sob influência de álcool e realizava manobras em zigue-zague até invadir a pista contrária, colidindo frontalmente com um Ford/Ecosport. Duas vítimas estavam em seu veículo e outras duas no carro atingido.
O recurso teve como base o entendimento de concurso formal impróprio, tese que permite a soma das penas quando o agente assume riscos distintos para cada vítima. Para o MP, André assumiu o risco de causar a morte das passageiras que estavam com ele e também dos ocupantes do outro veículo. A tese foi acolhida pela Câmara Criminal.
Relembre o julgamento
O Tribunal do Júri de Imbituva havia condenado André Marques dos Santos por quatro homicídios com dolo eventual, em sessão realizada no dia 27 de agosto. Na época, o Ministério Público já havia informado que recorreria para aumentar a pena — o que agora foi confirmado pelo TJPR.
Segundo a denúncia, André dirigia com a capacidade psicomotora alterada pelo consumo de álcool quando invadiu a pista contrária e atingiu frontalmente o outro veículo.
Vítimas do acidente
Quatro pessoas morreram:
Valdecir de Jesus Elias Nogueira (54 anos) – morreu no local
Nagieli Machado Ferreira (23 anos) – morreu ao dar entrada no Pronto Atendimento Municipal
Natan Kaike dos Santos (18 anos) – morreu na madrugada de 1º de julho
Júlia Nicoly Machado Ferreira (2 anos) – faleceu em 4 de julho
Três vítimas ficaram gravemente feridas e com sequelas permanentes:
Cláudia Eidam Kanzeler
Edina Mara Eidam dos Santos Elias Nogueira
Luiz Cristiano Kanzeler
Fonte: MPPR / Cláudia Kanzeler/ Imagem: Divulgação autorizada pela família Matéria: Repórter Kiko de Oliveira
Em 09 de dezembro de 2025, a Polícia Civil de Prudentópolis efetuou a prisão preventiva de um professor da rede estadual, de vinte e oito anos de idade, investigado pela prática dos crimes de estelionato e falsidade ideológica.
As investigações apontam que o homem se passava por responsável pela Secretaria de Educação do Estado do Paraná para poder firmar contratos com empresas de turismo e contratar viagens para alunos. O último crime ocorreu em 28 de novembro deste ano, quando o investigado ludibriou cinquenta e sete passageiros e uma empresa de transportes ao tentar realizar a viagem sem efetuar o pagamento.
Além desse crime, o mesmo professor é investigado por causar outros prejuízos no comércio local ao ter efetuado compras e firmado contratos de locação mediante pagamento de PIX na forma agendada, sem transferência de valores.
Diante da reiteratividade de condutas e iminência de realização de novas excursões fraudulentas, a Autoridade Policial representou pela prisão preventiva do suspeito, a qual foi deferida pelo Poder Judiciário.
Um homem foi denunciado por ameaçar o cunhado com um facão em Rio Azul, na localidade de Faxinal dos Paulas.
Conforme o boletim, o suspeito foi até a frente da casa da vítima e iniciou uma provocação. O cunhado o seguiu e encontrou a vítima em um bar, onde houve luta corporal. Após a briga, o homem teria dito que voltaria ao local armado, segundo relato dado à PM.
Durante o mesmo período, equipes também atenderam uma ocorrência de ameaça em contexto de violência doméstica, onde uma mulher foi ameaçada pelo marido com uma faca, e outro caso de descumprimento de medida protetiva, em que um homem foi detido após bater na porta da casa da própria mãe.