Conecte-se conosco

Local

11 de abril de 2022 marca 125 anos de inauguração da 1ª Igreja católica ucraniana no Brasil

Publicado

em

Uma carta redigida por Teodoro Pototskei em setembro de 1897 e direcionada para o jornal Svoboda – da comunidade ucraniana de Nova York, nos Estados Unidos da América, registra o feito. O imigrante relata a epopeia de sua família, saída da Ucrânia em 1895, passagem por Lviv e Gênova de onde embarcaram rumo ao Brasil em 8 de junho. Depois, a vinda do 1º padre e construção da 1ª igreja em Mallet.

O documento foi publicado em periódicos da etnia e usado em diversos trabalhos e estudos. A riqueza de detalhes, no relato, atribuí à comunidade da Colônia Cinco, no município de Mallet, o feito de edificar a 1ª Igreja católica genuinamente ucraniana do Brasil. Isso porque era a única comunidade, dentre todos os núcleos de imigrantes, com a presença de um sacerdote entre o povo e permanente.

O padre Nicon Rozdolskei, viúvo e nascido na Ucrânia Ocidental em 1867, foi o ‘arquiteto e peça chave’ para reunir os imigrantes, escolher o local, benzer o terreno e gerenciar a construção da 1ª Igreja genuinamente ucraniana (católica de Rio Bizantino) no Brasil. Ele foi, também, o 1º sacerdote autorizado em estabelecer residência no país pelo Arcebispo de Curitiba e atuar entre as comunidades de ucranianos.Antes de Nicon, outros dois padres visitaram comunidades ucranianas nesse início de imigração: Prudentópolis, Lucena (hoje Itaiópolis e na época pertence a Rio Negro) e Rio Claro (na época pertencente a São João do Triunfo, depois São Mateus do Sul e atual distrito de Mallet).

A Colônia Cinco – a menos de dez quilômetros do centro urbano malletense – concentrou um desses primeiros núcleos de ucranianos.

O padre Nicon, junto à comunidade da Colônia Cinco, levantou ‘oficialmente’ a primeira Igreja Católica do Rito Oriental Bizantino em toda a América Latina, dedicada ao Divino Espírito Santo. Depois, se deslocou para a Serra do Tigre. Esteve à frente da construção da Igreja São Miguel Arcanjo, restaurada em 2011. Existe uma outra edificação anterior na região de Itaiópolis, mas sem presença de sacerdote e feita junto com poloneses.

A carta de Pototskei menciona a chegada do padre, alguns meses antes, morada em sua própria residência, depois mobilização da comunidade, escolha do terreno, benção do local, início e conclusão da obra. Segundo o relato, “foram 55 dias felizes de construção”. Além de registrar, a edificação da Colônia Cinco, ser a “única Igreja Ucraniana no Brasil”. Referendando o dia 11 de abril de 1897 a consagração do templo.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Esporte

Seleção Malletense Sub-16 Avança para a Final do Paraná Bom de Bola 2024 Após Vitória Emocionante sobre Quedas do Iguaçu

Publicado

em

A Seleção Malletense masculina de futebol de campo sub-16 está mais uma vez na final do Paraná Bom de Bola, após uma emocionante vitória sobre Quedas do Iguaçu.

Sob o comando do professor Gilmar Uniat da Secretaria de Esportes de Mallet, o time conquistou sua vaga na grande final após três vitórias na fase classificatória.

O jogo foi marcado por fortes emoções, culminando com um gol no último minuto e uma virada incrível, com Mallet vencendo por 03 x 02.

Agora, a equipe enfrentará São Mateus do Sul na final, neste domingo, dia 12 de maio.

Parabéns aos atletas de Mallet por alcançarem a grande final do 4º Paraná Bom de Bola 2024!

Continue Lendo

Local

Acidente entre dois veículos no Bairro Jardim Emília em Mallet: Autoridades Acionadas, mas Sem Necessidade de Atendimento

Publicado

em

Um incidente envolvendo dois veículos ocorreu no Bairro Jardim Emília, em Mallet, neste sábado (11), por volta das 13:00 horas, onde os Bombeiros Comunitários e a ambulância de plantão foram chamados pelos policiais militares presentes no local. Felizmente, não houve a necessidade de atendimento para nenhum dos envolvidos.

Segundo relatos de testemunhas, um veículo Mercedes Benz Classe A estava subindo pela Rua Tereza Pistuni quando, ao cruzar com a Rua Paulo Grenteski, acabou colidindo com um Volkswagen Voyage que descia em direção ao Bairro Vila Caroline.

A Polícia Militar prestou assistência às vítimas, orientando sobre os procedimentos necessários após o ocorrido.

Continue Lendo

Local

RESULTADOS DA AVALIAÇÃO DIAGNÓSTICA REDE MUNICIPAL DE ENSINO

Publicado

em

A aplicação da Avaliação Diagnóstica para os alunos de 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental, ocorreu entre os dias 19/03/2024 a 26/03/2024. A partir dos resultados, a equipe pedagógica, gestora e docente, já estão trabalhando no realinhamento dos planejamentos, com vistas a identificar as potencialidades, fragilidades e adotar estratégias assertivas para fortalecer o processo de ensino e aprendizagem dos alunos.

Ainda nesse ano letivo, ocorrerão mais duas edições da avaliação interna, com o objetivo de acompanhar o progresso da aprendizagem dos alunos da rede.

Confira os resultados da primeira edição da avaliação:

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas