Já estão sendo produzidos por detentos do Depen, blocos de concreto e paver que serão usados em projetos em benefício da população de União da Vitória. A produção, faz parte do Projeto de Ressocialização que está sendo desenvolvido através de um convênio entre o Município de União da Vitória e a Secretaria de Estado da Segurança Púbica do Paraná/Departamento Penitenciário – Depen, através do Conselho da Comunidade.
A produção dos blocos e pavers é a nova área de trabalho que está sendo desenvolvida dentro do Projeto, “esse é mais um trabalho que está sendo realizado no projeto, onde o Depen cedeu a máquina para a produção, os detentos entram com a mão de obra e a Administração Municipal contribui com a matéria prima”, explicou o coordenador dos serviços, Daniel Peixoto.
A primeira produção dos blocos aconteceu em espaço dentro do Depen e está sendo utilizada para a construção de um barracão próprio que será usado para a fabricação dos artefatos. Assim que o espaço estiver pronto, a produção será destinada para serviços em benefício da população, com a construção de banheiros para famílias em situação de vulnerabilidade social e a revitalização de praças do Município, que também serão realizadas com atuação dos detentos que participam do Projeto.
“Nós estamos completando quase um ano deste convênio com o Depen, e o resultado é melhor do que o esperado, principalmente para os detentos, pois oferece para eles a possibilidade de voltar a trabalhar e serem reinseridos na sociedade”, afirmou o prefeito Bachir Abbas.
Atualmente aproximadamente 40 detentos participam do projeto, sendo que 8 destes estão trabalhando na produção dos blocos de concreto e paver. Os apenados atuam em diversas Secretarias Municipais e o principal objetivo do projeto é promover a reinserção dos detentos no mercado de trabalho e também uma participação efetiva na sociedade.
A Polícia Rodoviária Federal – PRF esteve atendendo a uma situação de acidente de trânsito que foi registrada durante a manhã desta segunda-feira, dia 15 de agosto, na rodovia BR-153, na região de Paulo Frontin.
De acordo com informações, o acidente envolveu um veículo Fiat/Uno e um caminhão Mercedes Benz/Acello, os quais colidiram em uma curva. No momento havia neblina, o que pode ter contribuído com o acidente.
Na situação, um homem que conduzia o veículo, ficou ferido e recebeu atendimentos. Uma mulher e uma criança que também estavam no carro não sofreram ferimentos, assim como os ocupantes do caminhão que saíram ilesos.
Na tarde desse domingo, 14 de agosto, a equipe da Polícia Militar de Mallet foi acionada para atender uma ocorrência de lesão corporal e violência domestica na Vila Rural.
De acordo com a solicitação, por volta das 13:50 horas o vizinho pediu ajuda momento que seu pai estava agredindo sua mãe.
Diante dos fatos os policiais se deslocado até a residência e conversaram com os envolvidos, onde a vítima relatou que deseja se separar, porém, seu convivente não aceitou o pedido. Foi perguntado a ela se houve alguma agressão física, a mesma respondeu que não.
A vítima não apresentava lesão e não desejou representar contra o autor. Diante dos fatos ambos foram orientados.
Um senhor, morador do Distrito de Rio Claro do Sul, acionou a equipe da Polícia Militar de Mallet após ocorrer perturbação do sossego alheio. A situação foi registrada às 20:38 horas nesse sábado (13).
De acordo com o solicitante, no interior da residência vizinha havia algumas pessoas utilizando de aparelho de som causando perturbação pelo barulho.
Os policiais se deslocaram até o local e abordaram algumas pessoas com aparelho sonoro ligado, sendo identificado o responsável, o qual foi orientado quanto à perturbação. Sendo que de imediato desligou o aparelho de som.