Em uma ação conjunta, as equipes da PM e da Guarda Municipal prenderam o agressor. Já o médico recebeu atendimento hospitalar e recebeu alta.
Um homem, de 18 anos, foi preso após agredir um médico com golpes de martelo no início da tarde de hoje, na unidade de saúde Adhemar Vieira de Araújo, em Irati. A agressão ocorreu no momento que o profissional estava trabalhando no local. Já a prisão foi realizada pela Polícia Militar em ação que contou com apoio da Guarda Municipal.
A vítima foi atingida com golpes na cabeça e recebeu os primeiros cuidados do Corpo de Bombeiros. O médico foi encaminhado para receber atendimento hospitalar e já recebeu alta. Um vídeo divulgado em grupos de WhatsApp mostra o momento que o médico foi atacado pelo agressor, que era acompanhante de uma paciente, segundo informações da secretaria de Comunicação Social da Prefeitura de Irati, em nota publicada após o incidente. A PM também apreendeu o martelo usado para atingir a vítima. O autor das agressões realizou o laudo de lesões corporais e foi encaminhado para a Delegacia de Irati.
“A Prefeitura de Irati se solidariza ao profissional e a toda a equipe da UBS [Adhemar Vieira de Araújo] e repudia toda forma de violência. Na tarde de hoje, os atendimentos no local foram suspensos”, diz um trecho da nota da secretaria de Comunicação, que também divulgou um vídeo do secretário de Saúde de Irati, João Almeida Junior, repudiando a agressão sofrida pelo profissional, justamente no Dia do Médico.
“Eu venho aqui na tarde de hoje, dia 18 de outubro, ao invés de estar comemorando o Dia do Médico, mas fazermos uma nota de repúdio, repúdio veemente da nossa secretaria de saúde, que viu hoje um de nossos profissionais ser covardemente atacado por um usuário, nada justifica esse tipo de agressão. Um profissional no exercício do seu trabalho, ele já foi diagnosticado, já foi tratado. Ele fez todos os exames, nós acompanhamos o profissional médico nos exames, ele já teve alta, já está indo para sua casa. Nós repudiamos isso e queremos agradecer tanto a Guarda Municipal quanto a Polícia Militar pela ação rápida. O agressor já está preso, o agressor já vai responder por homicídio e nossas equipes repudiam e não toleram esse tipo de atitude, ainda mais aqui em lrati, uma cidade ordeira, amistosa e que acolhe a todos, sem discriminação. Mas queremos hoje que seria um dia de comemoração ao dia do médico expressar nossa solidariedade a todos os profissionais que se sentiram atacados junto com este médico”, disse João Almeida.
Martelo usado pelo agressor foi apreendido pelas equipes da PM e da Guarda Municipal. Foto: PM/Divulgação
Um caso que chama a atenção para a importância da proteção e do cuidado com a população idosa foi registrado na noite de quinta-feira (18), na localidade de Colônia Ronda, interior de Mallet. A ocorrência foi atendida pela Polícia Militar após uma denúncia informando que um casal de idosos estaria vivendo em condições precárias e em situação de risco.
Ao chegar ao local, os policiais encontraram os idosos residindo em uma casa de madeira sem água encanada, sem banheiro e com escassez de alimentos. Conforme o relato da equipe, a geladeira estava praticamente vazia e as condições gerais da residência demonstravam grande vulnerabilidade social.
A situação da mulher idosa causou preocupação. Segundo a Polícia Militar, ela não consegue permanecer em pé sem auxílio e depende de uma cadeira de rodas para se locomover. No entanto, o equipamento estava inutilizável devido aos pneus estarem vazios. Além disso, a idosa não possuía calçados adequados e, no momento da abordagem, usava apenas uma saia e dois casacos finos.
O homem, por sua vez, foi encontrado deitado em uma cama, apresentando sinais visíveis de embriaguez. Ele também utilizava apenas chinelos e vestia dois casacos finos para se proteger do frio.
Durante o atendimento, o casal relatou não possuir filhos e informou que teria transferido suas terras para uma pessoa há alguns anos, sob a promessa de que ela cuidaria deles. Os idosos afirmaram ainda que seus documentos pessoais estariam em posse desse indivíduo e que dependiam dele para a compra de alimentos e outros itens básicos.
Diante da gravidade da situação, a Polícia Militar acionou a Rede Municipal de Enfrentamento às Violências e Proteção às Vítimas ou Testemunhas. A Secretaria Municipal da Família informou que o casal já havia recebido atendimentos anteriores, mas se recusava a deixar a residência por causa dos animais que possui.
A coordenadora do CREAS buscou alternativas para acolher os idosos, sendo providenciada hospedagem em um hotel no centro de Mallet.
Durante a ocorrência, o idoso sofreu um ferimento em um dos dedos da mão direita e precisou ser encaminhado para atendimento médico. A idosa também foi levada ao Hospital de Caridade São Pedro, onde recebeu avaliação médica devido a episódios de náusea e ao seu estado de fraqueza.
De acordo com informações do médico plantonista, a mulher já passou por diversos atendimentos relacionados à desnutrição, anemia, fraqueza e pneumonia. Ela permaneceu em observação para hidratação venosa e posteriormente recebeu alta médica. O médico informou ainda que o idoso apresenta transtornos associados ao uso de álcool.
A própria equipe policial realizou o enchimento dos pneus da cadeira de rodas da idosa, acompanhou o casal durante o atendimento médico e, após a liberação hospitalar, efetuou o transporte dos dois até o hotel onde permanecerão temporariamente.
O caso segue sob acompanhamento do Centro de Referência Especializado de Assistência Social (CREAS), que deverá realizar os encaminhamentos necessários para garantir a segurança, a dignidade e os direitos do casal.
A situação reforça a importância das denúncias da comunidade e da atuação conjunta dos órgãos públicos na proteção de pessoas idosas em situação de vulnerabilidade, especialmente durante o período de baixas temperaturas registrado na região. O abandono, a negligência e a violação dos direitos da pessoa idosa são situações previstas em lei e devem ser comunicadas às autoridades competentes sempre que identificadas.
Uma ocorrência de violência doméstica mobilizou a Polícia Militar na localidade de Charqueada, área rural do município de Rio Azul. O caso foi registrado após uma mulher acionar a equipe do 2º Pelotão da Polícia Militar relatando estar sendo vítima de agressões e ameaças por parte do marido.
De acordo com o boletim de ocorrência, ao chegar ao local os policiais conversaram com a vítima, que informou estar em casa acompanhada dos filhos quando o marido chegou à residência apresentando comportamento agressivo e bastante alterado.
Segundo o relato, o homem passou a proferir diversos xingamentos contra a esposa e realizou ameaças de morte. A mulher afirmou ainda que foi agredida fisicamente dentro da residência, situação que teria sido presenciada pelos filhos do casal.
A vítima relatou ter sofrido lesões nos braços e no pescoço em decorrência das agressões. Com a chegada da equipe policial, o suspeito fugiu para uma área de mata localizada nos fundos da propriedade e não foi localizado durante as buscas realizadas pelos policiais.
Por questões de segurança, a mulher e os filhos decidiram passar a noite na residência de familiares. Ela informou à Polícia Militar que pretende dar continuidade aos procedimentos legais em momento posterior, incluindo o pedido de medidas protetivas de urgência previstas na Lei Maria da Penha.
A vítima recebeu encaminhamento para a confecção do laudo de lesões corporais e foi orientada sobre os procedimentos necessários para a sequência da ocorrência.
A Polícia Militar reforça que casos de violência doméstica podem ser denunciados pelo telefone 190 ou pelos canais especializados de atendimento à mulher, garantindo proteção e suporte às vítimas.
Uma ação da Polícia Militar de Porto Vitória na localidade da Colônia Coronel Amazonas resultou na recuperação de um telefone celular furtado por volta das 10h30min dessa sexta-feira (19).
O furto ocorreu em um estabelecimento comercial e foi registrado por câmeras de segurança, que permitiram a identificação do possível autor. Após diligências, os policiais localizaram um indivíduo com características.
Durante a abordagem, ele admitiu a autoria do furto e informou o destino dado ao aparelho. Com base nas informações obtidas, a equipe localizou o celular em posse de um terceiro, que relatou ter adquirido o objeto por um valor abaixo do mercado.
O aparelho foi recuperado e devolvido aos procedimentos legais para posterior restituição à vítima. Os envolvidos foram encaminhados à Delegacia de Polícia para apresentação dos fatos à autoridade competente e adoção das medidas cabíveis.
Pingback: PC CONCLUI INQUÉRITO SOBRE AGRESSÃO CONTRA MÉDICO EM POSTO DE SAÚDE EM IRATI – Studio W