Conecte-se conosco

Policial

Homem é condenado a 13 anos de prisão pela morte de João Paulo Strona em São Mateus do Sul

Publicado

em

O Tribunal do Júri da Comarca de São Mateus do Sul condenou, nesta quinta-feira (28), Airton Bueno da Luz pelos crimes de homicídio qualificado por motivo fútil e posse ilegal de arma de fogo.

A pena total somou 13 anos de prisão, sendo 12 anos de reclusão pelo homicídio e 1 ano de detenção pela posse de arma, além do pagamento de multa.

O crime ocorreu em 21 de abril de 2022, em Faxinal dos Elias, área rural de São Mateus do Sul, próximo à ponte do rio Potinga, na divisa com o município de Rio Azul.

Na ocasião, João Paulo Strona, um jovem de 21 anos foi morto com um tiro no peito.

Durante o julgamento, o júri popular reconheceu a autoria e a materialidade do crime, confirmando a qualificadora de motivo fútil para o homicídio e rejeitando a tese de absolvição.

Reprodução

A defesa de Airton alegou que a posse da arma de fogo deveria ser absorvida pelo homicídio, tese conhecida como princípio da consunção. Contudo, a argumentação não foi aceita, pois ficou comprovado que o réu mantinha a arma em sua posse há cerca de oito anos, o que caracterizou o crime de forma autônoma. O acusado pelo crime, atuava como caseiro da propriedade, e a vítima, trabalhava no local para o fazendeiro. A vítima teria entrado em um galpão da propriedade, sendo morto pelo caseiro por motivo fútil.

Segundo as investigações, Airton teria matado João Paulo por ele ter entrado no galpão das máquinas após as 22h, violando uma suposta regra de que ninguém poderia adentrar no galpão após esse horário.

A sentença, proferida pelo juiz Ricardo Piovesan, também reconheceu a atenuante da confissão do réu. No entanto, conforme a Súmula 231 do Superior Tribunal de Justiça, a pena não pôde ser reduzida abaixo do mínimo legal.

Preso desde 22 de abril de 2022, Airton Bueno da Luz continuará em regime fechado, com o tempo já cumprido sendo descontado da condenação. A decisão ainda determinou que as armas e munições apreendidas sejam encaminhadas ao Exército para destruição. O promotor do júri foi Dr. Paulo César Pinhata Iemma.

Clique para comentar

Deixe um Comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Policial

Foragido por estupro e cárcere privado é procurado em Irati

Publicado

em

A Polícia Civil do Paraná divulgou nesta segunda-feira (27) a foto de um homem, de 30 anos, que está foragido pelos crimes de estupro, cárcere privado e ameaça, ocorridos no dia 26 de março deste ano, em Irati.

De acordo com as investigações, no dia do crime o suspeito, sob efeito de bebida alcoólica, tentou forçar a vítima a consumir entorpecentes. Em seguida, passou a enviar mensagens oferecendo dinheiro em troca de relações sexuais.

Segundo o delegado Luis Henrique Dobrychtop, as mensagens evoluíram para ameaças. O homem teria impedido a vítima de deixar o local e cometido o estupro.

“O indivíduo permitiu que a vítima fosse embora sob a ameaça de não acionar a polícia ou contar o ocorrido a alguém”, relatou.

Na ocasião, equipes da Polícia Militar do Paraná realizaram buscas na região onde o crime ocorreu, porém o suspeito não foi localizado.

Diante da gravidade dos fatos, a PCPR solicitou a prisão temporária, que foi autorizada pela Justiça. No entanto, o investigado segue foragido.

A polícia continua realizando diligências para capturá-lo.

📞 DENÚNCIAS

A PCPR pede a colaboração da população com informações que possam levar ao paradeiro do suspeito. As denúncias podem ser feitas de forma anônima pelos telefones:

(42) 3422-5176 (WhatsApp)

197 (PCPR)

181 (Disque-Denúncia)

190 (Polícia Militar)

Informações e imagem: PCPR / Colaboração Repórter Kiko de Oliveira

Continue Lendo

Policial

Homem que tentou matar o irmão a tiros se tranca em banheiro antes de ser preso em Irineópolis

Publicado

em

Uma operação conjunta entre a Delegacia de Irineópolis e a Divisão de Investigação Criminal (DIC) de Porto União resultou, nesta segunda-feira, 27, na prisão de um homem acusado de tentar matar o próprio irmão.

A captura ocorreu na localidade de Serra Grande, em Irineópolis e deu cumprimento a um mandado de prisão expedido após o crime, registrado no dia 12 deste mês, quando a vítima foi atingida por disparos de arma de fogo.

De acordo com informações fornecidas pela Polícia Civil, a ação policial apresentou momentos de tensão, uma vez que o suspeito se trancou no banheiro da casa no momento da abordagem. Os agentes precisaram iniciar uma negociação direta para convencer o homem a se render sem resistência. Após o desfecho da ocorrência e a formalização dos procedimentos legais, o homem foi encaminhado ao Presídio Regional de Porto União, onde permanece recolhido à disposição do Poder Judiciário.

De acordo com o boletim de ocorrência da Polícia Militar, a ocorrência foi registrada por volta das 21h de domingo, 12, na comunidade de Serra Grande. A vítima apresentava uma perfuração por arma de fogo no ombro, em um caso tratado como tentativa de homicídio. O autor do disparo não foi localizado. A vítima também foi socorrida e levada ao hospital.

Horas depois, à meia-noite, outra situação de violência foi registrada na mesma comunidade. Uma pessoa relatou ter sido atacada com faca por um familiar, sofrendo ferimentos na cabeça. Assim como nos demais casos, o autor não foi encontrado e a vítima foi encaminhada para atendimento médico.

Continue Lendo

Policial

Polícia Militar prende indivíduo com mandado de prisão expedido em seu desfavor em União da Vitória

Publicado

em

A equipe da Polícia Militar de União da Vitória foi acionada para cumprir determinação judicial que
determinava a prisão de um indivíduo que se encontrava na região central do município por volta das 19h19min dessa segunda-feira (27).

O indivíduo após ser cientificado de seus direitos constitucionais foi encaminhado até ao Departamento Penitenciário de União da Vitória para que se adotassem as providências cabíveis.

Continue Lendo
Publicidade

As mais Lidas